Toffoli anula todas as provas contra Vaccari, agora só falta Sérgio Cabral

Como João Vaccari Neto se tornou peça-chave na investigação do petrolão -  ÉPOCA | Tempo

Vaccari sempre confiou na sabedoria de Dias Toffoli

Rayssa Motta
Estadão

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta sexta-feira, 15, todas as provas e processos contra o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na Operação Lava Jato. Toffoli reconheceu que houve irregularidades na Operação Pixuleco, desdobramento da Lava Jato que desencadeou diversas fases da investigação.

O ministro atendeu a um pedido da defesa do ex-tesoureiro e estendeu a Vaccari uma decisão que já havia beneficiado o advogado Guilherme de Salles Gonçalves. Os dois trabalharam juntos em campanhas do PT.

HOUVE CONLUIO – Em sua decisão, Toffoli afirma que houve “conluio entre o ex-juiz Sérgio Moro e integrantes do Ministério Público a partir de circunstância objetiva envolvendo o prévio acerto entre acusação e magistrado para deflagração de operações policiais”.

O criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, que defendeu Vaccari em várias ações da Lava Jato, disse que a decisão de Toffoli reconhece que houve “uma perseguição com viés político” contra o ex-tesoureiro.

Toffoli vem emitindo decisões em série favor de réus – inclusive delatores – da Lava Jato para anular provas e processos criminais.

As liminares beneficiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Antônio Palocci, o doleiro Alberto Youssef, os empresários Marcelo Odebrecht, Raul Schmidt Felippe Júnior e Léo Pinheiro, réus confessos, o ex-governador paranaense Beto Richa (PSDB), entre outros, e vêm sendo referendadas na Segunda Turma do STF.

LULA E OUTROS – Essas decisões monocráticas têm sido apoiadas em uma justificativa comum: a existência de um suposto “conluio” entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa de Curitiba que, na avaliação de Dias Toffoli, teria prejudicado o direito de defesa dos réus. A derrubada dos processos foi acelerada com a anulação das provas do acordo de leniência da Odebrecht, em setembro de 2023, o que gerou um efeito cascata que atingiu condenações e até mesmo um acordo de delação.

Com base nas decisões do ministro, processos têm sido arquivados nas instâncias inferiores. Isso porque inúmeras ações derivadas da Lava Jato usaram provas compartilhadas pela Odebrecht. Uma ação envolvendo executivos da Braskem por supostas fraudes de R$ 1,1 bilhão foi trancada. Os acordos de colaboração premiada e de não persecução penal de Jorge Luiz Brusa também foram anulados, o que vai gerar a devolução de R$ 25 milhões.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Toffoli é aquele ministro que foi reprovado duas vezes em concurso de juiz em São Paulo. Virou ministro, porque no ramo petista os outros advogados eram ainda piores do que ele. Agora, só falta anotar as provas contra Sérgio Cabral, aquele que confessou ser viciado em desviar recursos públicos. E ainda chamam isso de justiça… (C.N.)

19 thoughts on “Toffoli anula todas as provas contra Vaccari, agora só falta Sérgio Cabral

  1. 1) Hoje é Dia da Imigração Chinesa no Brasil!
    Os primeiros chineses chegaram ainda no século XIX, vindos de Macau, com o objetivo de cultivar e exportar chá.
    Mas foi por volta de 1950, em meio a tensões políticas na China, que o fluxo migratório aumentou com muitas famílias saindo o país em busca de segurança e estabilidade.
    Algumas décadas depois, em 1980, uma nova onda de imigrantes chineses chegou ao Brasil, dessa vez com forte atuação no comércio e na fundação de empresas.
    A vinda de chineses ajudou a fortalecer os laços econômicos entre os dois países e trouxe impactos positivos para a economia brasileira.
    Atualmente, estima-se que cerca de 300 mil chineses vivam no Brasil. São famílias, histórias, tradições e muitas contribuições que seguem fortalecendo a conexão entre as duas nações.
    Feliz Dia da Imigração Chinesa no Brasil!

    2) Texto de China2Brasil.

  2. Depois reclamam do Moraes. Essa é que é a pura sem-vergonhice. Antes foi Lula, Odebrechet, e outros capangas. Agora Vaccari.
    É por exemplos como esses que temos um Eduardinho, um Bolsonaro allpha macho.
    Que tal fazer do Dirceu um santo?

    • Se a Suprema Corte de Justiça do país se julga no direito de agir assim, que se dirá então da criminalidade?
      Melhor seria abrir as portas dos presídios e libertar todos os apenados — afinal, certamente se achará alguma irregularidade na condução de seus processos, a começar pela incompetência do próprio Judiciário.

  3. Cúpula do Alasca foi um sucesso retumbante para Putin

    Líder russo foi recebido com aplauso e não cedeu na exigência básica de Laranjão: o fim da guerra

    O Estado de S. Paulo, Internacional, 15/08/2025 | 22h40 Por Lourival Sant’Anna

    Corretor de imóveis, Laranjão promove loteamento de Putin na Ucrânia

  4. É a operação Rinso, Rinso lava mais branco. Todos os amigos do amigo do barba serão lavados na lavanderia do stf e sairão com suas vidas claro como a neve.

  5. E que se devolva o roubo aos que roubaram.
    Onde já se viu não poder roubar mais nesse país? Que país é esse?
    Ainda bem que temos uma justiça que não gosta de sacanagem.

  6. Engraçado! Depois quando o Trump diz que isso aqui é a caverna do Ali Babá, ficam bravos.
    No Brasil tem tanto ladrão, que já tem ladrão saindo pelo ladrão.
    Ô Toffoli, aproveita e solta também a chinelagem que entope as penitenciarias, afinal como roubar é o esporte preferido da brasucada, deixa os coitadinhos livres também.

  7. Cada dia os fatos indicam que Collor foi pego para pato. Apoiou Bolsonaro na disputa presidencial ccm Lula e foi punido pelo STF, Petistas soltos.Suprema corte
    cada vez mais puxadinho de luxo do PT e de Lula. Vergonha e descaramento completo. Lula nas suas idiotices diárias, já disse que no Brasil tem justiça. Então, porque ele está solto???

  8. Senhor Luiz Fernando/POA , pergunte aos membros da classe política Brasileira como um todo , o que acham dessa justiça às avessas e se tem interesse em darem um basta nessas barbaridades jurídicas , presenteando os criminosos e penalizando suas vítimas e inocentes .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *