
Com essas declarações cômicas, Moraes merece o Oscar
Brad Haynes e Ricardo Brito
da Reuters
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que está no centro das crescentes tensões entre Brasil e Estados Unidos, disse à Reuters que os bancos brasileiros podem ser punidos se aplicarem as sanções dos EUA.
Afirmou que instituições não podem bloquear ativos no Brasil por ordens externas vindas dos EUA e disse esperar uma mudança de postura do presidente dos EUA, Donald Trump, para reverter as sanções impostas contra ele, afirmando que haveria falta de consenso dentro de órgãos do governo norte-americano.
Moraes intensificou medidas restritivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro às vésperas do início do julgamento dele por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Trump exigiu o fim do processo, que chamou de “caça às bruxas”, e impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, além de sanções financeiras contra Moraes, que estão preocupando bancos brasileiros.
ESTÁ CONFIANTE – Apesar dos temores de uma escalada na crise nas relações bilaterais, Moraes demonstrou confiança, em entrevista em seu gabinete na noite de terça-feira (19), de que as sanções contra ele venham a ser revertidas por meio da diplomacia ou eventualmente por contestação judicial nos EUA.
“É plenamente possível uma impugnação judicial (nos Estados Unidos) e até agora não encontrei nenhum professor ou advogado brasileiro ou norte-americano que ache que a Justiça não iria reverter. Mas, nesse momento, eu aguardo — e foi uma opção minha — aguardar a questão diplomática do país, Brasil e Estados Unidos” disse Moraes.
O impasse com Trump é o teste de maior visibilidade até agora para o magistrado de 56 anos, cuja cabeça raspada e porte musculoso passaram a simbolizar o STF, ao qual se juntou há oito anos. Ele liderou alguns dos casos mais proeminentes do tribunal, enfrentando o bilionário Elon Musk em uma disputa sobre redes sociais, mandando centenas de manifestantes bolsonaristas à prisão e barrando Bolsonaro de disputar eleições, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“LIDERANÇA” – Segundo Moraes, lidar com ordens de bloqueio de suas finanças pessoais e com o impacto nas relações comerciais entre Brasil e EUA pouco alterou sua rotina, que inclui boxe, artes marciais e a leitura de seu novo livro favorito: “Liderança”, de Henry Kissinger, último volume do diplomata norte-americano sobre a arte de governar no século 20.
O ministro do STF disse confiar que a diplomacia restaurará sua imagem em Washington. Ele atribuiu o atual desgaste a uma campanha de aliados de Bolsonaro, incluindo seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado que está sob investigação por ter se mudado para os EUA com o objetivo de buscar a interferência de Trump no caso do pai perante o Supremo.
“A hora que essas informações forem corretamente passadas — e isso vem sendo feito agora, e os dados de forma documentada chegarem às autoridades norte-americanas — eu acredito que não vai nem ser necessário nenhuma ação judicial para reverter. Eu acredito que o próprio Poder Executivo dos Estados Unidos, o presidente, vai reverter”, afirmou.
HOUVE RELUTÂNCIAS – Questionado sobre o motivo dessa confiança, Moraes disse estar ciente de divisões internas no governo norte-americano que retardaram as sanções e ainda podem enfraquecê-las.
“Houve uma relutância na Secretaria de Estado e uma grande relutância na Secretaria do Tesouro. Então, a partir disso, com as informações mais corretas, eu acredito que ambos os departamentos vão fazer chegar ao presidente (Donald Trump) com essa finalidade”, afirmou ele, sem detalhar ou explicar como obteve essa informação.
Um funcionário do Departamento de Estado com conhecimento do caso disse separadamente à Reuters que as sanções contra Moraes enfrentaram forte oposição de servidores de carreira. Mas um porta-voz do Tesouro afirmou: “O Departamento do Tesouro e o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, junto com toda a administração Trump, estão em total concordância de que Alexandre de Moraes cometeu graves abusos contra os direitos humanos. Em vez de inventar uma fantasia, Moraes deveria parar de realizar detenções arbitrárias e processos judiciais com motivação política.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Moraes tem talento humorístico. Suas piadas são especiais. E o mais interessante é a interpretação, ao estilo do celebre ator Harold Lloyd, que jamais ria durante suas aparições cômicas. Moraes merece o Oscar e Lula merece o Nobel, mas esta já é outra Piada do Ano. (C.N.
“instituições não podem bloquear ativos no Brasil por ordens externas vindas dos EUA”.
Sim, Moraes está correto.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657.htm
Art. 12. É competente a autoridade judiciária brasileira, quando for o réu domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigação.
§ 1o Só à autoridade judiciária brasileira compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
§ 2o A autoridade judiciária brasileira cumprirá, concedido o exequatur e segundo a forma estabelecida pela lei brasileira, as diligências deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligências.
Art. 13. A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça.
Art. 14. Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.
Art. 15. Será executada no Brasil a sentença proferida no estrangeiro, que reúna os seguintes requisitos:
a) haver sido proferida por juiz competente;
b) terem sido os partes citadas ou haver-se legalmente verificado à revelia;
c) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução no lugar em que foi proferida;
d) estar traduzida por intérprete autorizado;
e) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal.
Art. 16. Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se-á em vista a disposição desta, sem considerar-se qualquer remissão por ela feita a outra lei.
Art. 17. As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade, não terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes.
José Vidal, meu prezado … lei não é tratado, né?
…
Saudações.
Pois é, caro Lionço, que eu saiba o Brasil não assinou nenhum tratado de adesão à tal lei.
Estarei enganado? Porque, a julgar pelos comentários de “entendidos” Dino errou na decisão que tomou a respeito de outra questão, mas que se relaciona ao caso do uso inescrupuloso da lei por Trump, a fim de punir desafetos. .
Prezado xará,
Não adianta explicar mil vezes pros viralatas.
Eles tem ojeriza ao Ministro Alexandre de Moraes.
Há um ódio inexplicável, que nem Freud, explica.
“Coautor da Lei Magnitsky nos EUA diz a governo Trump que sanção a Moraes é vergonhosa
Deputado Jim McGovern aponta em carta que uso contra ministro contraria intenção da legislação e pede revisão do caso.”
Fonte: Folha de São Paulo
Mas mesmo assim, torcem contra o Brasil e dão razão ao Tumpirate.
São capazes de se enforcar com o próprio ódio.
Tem uma porrada de gente doida que querem ver o Brasil fodido de qualquer jeito.
Não entendem que não podemos dobrar os joelhos pra nação alguma.
Parece que querem voltar a ser uma colônia, e se não der, pelo menos, que seja uma ditadura de preferência com o bozo sentado na cadeira de ditador.
Desculpe o desabafo, mas tá insuportável.
Um abraço,
José Luis
Caro xará,
também me dá um desânimo ao ver tantos “patriotas” torcendo contra o Brasil.
Estou lendo um livro, A Máquina do Caos, de um repórter que investigou a piora enorme das discórdias, fruto dos piores instintos antes escondidos no recôndito das mentes de muitos. Esses, sem vergonha, se sentiram livres nas redes sociais para expor suas atitudes.
Mas não desistamos de contrapor esses autodenominados patriotas..
Abraço.
Senhorito, seu ídolo não respeita a Constituição Brasileira em princípios fundamentais. Faz o que quer, chama a corte de “meu tribunal” e ainda massacra a direita. Se você o ama, tem que ser de esquerda. Leia mais Tagliaferro.
Já disse: se alguém não tem seu direito reconhecido, deve apelar a outros países, sim ! Barroso foi aos EUA pedir apoio nas eleições de 2022. Ele traiu o país ? Claro. Ninguém o perseguia e lá foi ele pedir. Depois voltou para agradecer e lançar a irônica expressão “Perdeu, Mané. Não amola”. Aplauda-o, vc faz este tipo.
O cara que tem a obrigação de interpretar a Constituição é o que mais a pisa e ignora.
O torturador Xandão do PCC deseja arrastar todas as “US persons” (indivíduos e empresas que mantém relações com os USA) para o fundo do poço.
A foto do violador dos direitos humanos foi colocada na galeria dos piores bandidos da humanidade, ele nada tem a perder. Pra ele, a má notícia é que os grandes bancos VÃO cumprir a Magnitsky. Os banqueiros, inclusive, já aconselharam os alvos da magnífica lei: abram uma conta numa cooperativa nacional.
Nessa, o abusador Xandão está em vantagem, afinal ele advogou para a Transcooper (PCC). Com a sua vasta experiência, pode se juntar aos seus colegas de tráfico do 5TF para criar uma cooperativa e lavar a grana suja que recebem da venda de sentenças e outras traficâncias.
POR QUE MORREM AS DITADURAS E AS DEMOCRACIAS NO ETERNO E APOCALÍPTICO CICLO DO TEATRO DAS TESOURAS DAS REPÚBLICAS POLITIQUEIRAS PATOLÓGICAS, INFECCIONADAS, PÚTRIDAS? Pode uma população sofrida, mas inimputável porque vítima de 40 anos de corrupção, desmandos, incompetências, incapacidade intelectual e administrativa, omissões governamentais e estatais, nação de 200 milhões de habitantes, ser vítima de bullying de um fritador de hambúrguer desqualificado para o serviço público? Pode esse traidor, fantoche insano e mau-caráter, de uma família ‘’evangélica’’ da idade das trevas do cristianismo teocrático; família de pobretões que coisa alguma de bom produziram para o país nessas 4 décadas de mandatos familiares, que nada de bom aprenderam em 4 décadas na política; que em todos esses anos se dedicaram tão-somente a mamar nas fartas tetas da vaca República; família que enriqueceu nesses apocalípticos 40 anos de politicagens infames, pervertidas, amorais, imorais? Enquanto o povo permanece marcando passo no inferno da pobreza, da criminalidade, da impunidade das organizações criminosas partidárias e não partidárias; da infestação nacional dos assaltantes sanguinários de rua, postos em liberdade dezenas de vezes cada qual por um sistema judicial subversivo da verdadeira Justiça; judiciário sórdido, diabólico, desprezível, abominável? Bolsonarismo mafioso cristão republicano, máfia familiar, evangélica, politiqueira, unida e mancomunada com um dos maiores mafiosos da política norte-americana de todos os tempos? Donald Trump, um cafajeste cristão evangélico corrupto, estelionatário, racista, fascista, nazista, abusador de mulheres, sonegador, fraudatário do sistema fiscal, espião de seu próprio país (…), que se refugiou no sistema judicial mais fraudulento, racista, corrupto, escravista, segregacionista, omisso-sanguinário e proativo sanguinolento de vítimas negras, pardas e indígenas; sistema judicial cristão elitista mais apocalíptico da história da humanidade? Poderá tal escória política cristã teocrática, medieval, xiita, fanática, fundamentalista, terraplanista, geocentrista, teocentrista, anticientífica, antivacina, narcisista, egocentrista, sacripanta, destruir o Brasil? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Esse Zé Vidal é de dar pena. Em que universo paralelo ele habita?
No universo das pessoas que estudaram.
Essas prepararam-se para discutir política através da labuta,sabe como é ficar horas sentado estudando autores que nem sempre concorda?
Não,nos sabemos….está na cara.
Pessoas que citam fontes de livros lidos e matrizes de pensamento apreendidos,são que o senhor nunca será…..daí o ressentimento óbvio.
Sr. Marco,acompanho seus comentários,são rasos.
Percebe-se claramente que só repete o que acompanha em zap zap.
Temos pena e compreendemos, pois é muito mais fácil que ler e estudar.
Seja feliz na sua preguiça,é seu direito.
Mas deixa as pessoas que levam caminhões de leituras,como o senhor Vidal,nas costas em paz.
Recolha-se a sua insignificância explícita.
Está nu e assistimos estupefatos a sua alegria em demonstrar sua pequenez.
Vale para a rapaziada que pratica o mesmo golpe.
Aqui é a Tribuna.
Quando virem as sanções da IEEPA e a Seção 301, que tratam entre outras coisas contratos comerciais, acordos de leniência e combate a corrupção, a Lava Jato voltará aos holofotes e o e$$eteefe se lascará de vez.
Quem se lembra de quando os EUA invadiram o Iraque em 2003 , o então Presidente George W.Bush dos EUA disse para os Iraquianos pera não revidarem , pois queria destruir o Iraque em paz e sem atropelos e não serem incomodados pelos ingratos Iraquianos , que até estão por tamanha afronta e destruição indefinidamente , sendo que a mesmo sorte e destino já foram reservadas aos Ucranianos como paga ao apoio ” politico e bélico ” dos Ingleses aos golpistas Volodymyr Zelensky e sua corja .
Quem se lembra de quando os EUA invadiram o Iraque em 2003 , o então Presidente George W.Bush dos EUA disse para os Iraquianos não revidarem , pois queria destruir o Iraque em paz e sem atropelos e não serem incomodados pelos ingratos Iraquianos , que até hoje estão pagando por tamanha afronta e destruição indefinidamente , sendo que a mesmo sorte e destino já fora reservadas aos Ucranianos como paga ao apoio ” politico e bélico ” dos Ingleses aos golpistas Volodymyr Zelensky e sua corja .
Nada disso, senhor.
A afirmação sobre as armas de destruição em massa (ADM) no Iraque, usada como justificativa para a invasão liderada pelos EUA em 2003, foi uma mentira reconhecida por líderes americanos e britânicos. Após a guerra, descobriu-se que o Iraque não possuía um programa ativo de ADM e que as alegações baseavam-se em informações de inteligência falhas e, possivelmente, manipuladas. A descoberta das “duas carruagens” que supostamente provavam a existência de armas biológicas revelou que eram, na verdade, utilizadas para a produção de hidrogénio para balões meteorológicos, como alegavam os iraquianos.
Pois é ! E ainda há pessoas que votam em analfabeto que se orgulha de nunca ter lido um livro inteiro na vida. Só pode acabar como ? Roubando.