Merval Pereira
O Globo
Na discussão sobre a proposta de emenda constitucional do fim do foro privilegiado no Congresso, os parlamentares estão em dúvida se ajuda ou atrapalha mandar os processos contra eles para a primeira instância.
O problema é que não existe projeto para organizar o sistema judicial, para dar mais coerência a estes processos.
IMPUNIDADE – Eles estão buscando uma saída para ninguém ser punido. Querem fugir do STF, especialmente do ministro Alexandre de Moraes, e descobrem que, indo para a primeira instância, podem cair nas mãos de um seguidor do ex-juiz Sergio Moro – onde começou a operação Lava-Jato, que acabou dando na prisão do Lula.
Assim, eles têm dúvidas sobre qual o melhor caminho – para eles, não para fazer justiça, mas para se protegerem. Agora querem que os processos vão para a justiça federal e o STJ seja a instância recursal. Tentam descobrir o caminho mais fácil para a impunidade.
É mais uma etapa do esforço de deputados e senadores para se protegerem. Este debate é uma vergonha, e vai levar a uma mudança na jurisdição que não tem nenhuma razão justa para ser feita.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Análise perfeita do Merval Pereira, mostrando como o brasileiro está mal servido nos Três Poderes. Aliás, no Legislativo, no Executivo e no Judiciário a incompetência abunda, com as raras exceções de sempre, como o ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça, grande defensor do ambientalismo. (C.N.)
Hoje, o Poder Legislativo é o campeão do desserviço prestado ao Brasil. Essa raça de políticos de todos os matizes, só pensam em se dar bem, usarem as Emendas Parlamentares em seus currais eleitorais, sem licitação e nenhuma transparência, zero como gostam de citar, os bolsonaristas.
São mais de 60 bilhões de reais, dinheiro público, usado indevidamente, sem planejamento e zero de prioridade.
Quanto as Leis, o real motivo para essa casta de deputados e senadores existirem, a um custo monumental para os cofres públicos, neca de pitibiriba. Tenho lido na mídia, que a prioridade de suas excelências é:
ANISTIA para Bolsonaro,
Fim do Foro Privilegiado,
Cassação de Ministros do STF,
Blindagem dos Parlamentares que cometerem crimes.
Enfim, o Brasil, a cada dia vai descendo a ladeira, empurrado pelo Poder Legislativo.
O tal ” Foro privilegiado ” fora criado e instituído para que os parlamentares não sofressem alguma ” represália ” e fossem punidos pelo que dissessem nas tribunas do país , mas ao longo dos tempos sofrera diversos ” desvios de finalidades ” , até que os próprio juízes do STF deu-lhes cartas brancas para cometerem um a infinidade de crimes contra o país , contado com plena impunidade avalizada pelos juízes do STF , com o agravante de que abriram mãos de suas prerrogativas legais , delegando a ultima palavra no julgamento e condenação de parlamentares se concordam com a condenação de seus pares .
O pior de tudo, é que, no frigir dos ovos, ao que parece, a julgar pela pela covardia conivente praticada pela banda podre da imprensa falada, escrita e televisionada brasuca, 24 h no ar, mentindo, sofismando, distorcendo e mal informando até mesmo a sua própria freguesia, em prol dos seus comparsa$, não estamos vendo ninguém, exceto a RPL-PNBC-DD-ME, há cerca de 35 anos na estrada, cercada, cancelada e excluída da cena política pelos partidos e pela dita-cuja imprensa conservadora e serviçal da famigerada plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, made in USA, copiada mal e porcamente pela república do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, que mantém o país, a política e a vida do conjunto da população capturados pelos me$mo$ há 135 anos, conjunto da obra esse gerador do velho FEBEAPÁ (Festival de Besteiras que Assolam o País), agora acoplado ao FEBEAPAM (Festival de Besteiras que Assolam o País e o Mundo), sob o comando do lunático Donald Trump, o louco mor por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, contra o continuísmo doentio e perigoso dos quais temos apenas a Revolução Pacífica do Leão, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, que mostra o possível novo caminho para o necessário novo Brasil de verdade, confederativo, com Democracia, Direta, Meritocracia e Deus na Causa, que se propõe a ser a mega solução, via evolução, para os próximos 500 anos, para o Brasil, a Política, a Vida e a Convivência Pacífica do conjunto da população, alicerçado na estabilidade política, na sustentabilidade, na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização por Ela, a mega solução, via evolução, focada no sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, que projeta o Brasil na nova vanguarda democrática do necessário novo mundo civilizado, dando um lençol, um drible da vaca, um chapéu…, juntos e misturados, em Tio Sam, fantasiado de dono do mundo, e na patranha malandra inventada pelo dito-cujo apelidada de democracia apenas para locupletar a própria esperteza e ludibriar a crédula, tola e indefesa freguesia, na real, vítima, refém, súdita e escrava da dita-cuja pratica como plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, superada até mesmo pela autocracia chinesa. https://www.tribunadainternet.com.br/2025/08/20/parlamentares-querem-saber-se-conseguiriam-ficar-mais-impunes-sem-foro-privilegiado/#comments