EUA cassaram vistos de Lewandowski e Pacheco, diz Paulo Figueiredo

Lewandowski e Rodrigo Pacheco tiveram os vistos cancelados pelo governo Trump, diz Paulo Figueiredo - PrimeiroJornal

Lewandowski e Pacheco, mas dois punidos por Trump

Mariana Sanches
do UOL

O comentarista político Paulo Figueiredo disse à coluna na tarde de hoje que o Departamento de Estado cassou, por determinação da Casa Branca, os vistos do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A assessoria do ministro Ricardo Lewandowski disse que ele não recebeu nenhuma notificação do governo norte-americano. Procurado, o senador Rodrigo Pacheco não respondeu. O espaço segue aberto.

SEMPRE NAS LISTAS – Os dois já figuravam em listas elaboradas por Figueiredo e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que lideram a investida bolsonarista em Washington. Ex-ministro do STF, Lewandowski votou contra Bolsonaro em diversos julgamentos antes de assumir um cargo no governo Lula. Quando comandou o Congresso, Pacheco foi criticado por bolsonaristas por não aceitar abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo.

Por questão de privacidade de dados dos detentores dos vistos, os EUA não costumam divulgar os nomes de quem teve o visto cassado. A exceção recente foi o ministro Alexandre de Moraes, cuja punição foi tornado pública pelo Departamento de Estado. Seus colegas da corte, no entanto, não tiveram os nomes citados pelo Departamento de Estado.   

A decisão é mais uma etapa na ofensiva liderada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do comentarista político Paulo Figueiredo junto à equipe do presidente Donald Trump. A primeira investida veio com o anúncio do tarifaço de 50% a produtos brasileiros e de uma investigação comercial sobre supostas “práticas injustas” do país.

OUTROS PUNIDOS – Em 18 de julho, os Estados Unidos revogaram os vistos de oito ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). As sanções foram contra todos os ministros do STF —menos André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux— e também contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Menos de duas semanas depois, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de sanção pela lei Magnitsky. A pressão sobre os magistrados continua sendo o foco de Eduardo. Uma das possibilidades defendidas por ele é atingir familiares dos ministros por meio de sanções —até mesmo os bens dos ministros já foram mapeados, como antecipou a colunista em março.

Já no dia de 13 de agosto, o país cancelou o visto de dois envolvidos com a criação do programa Mais Médicos. Os alvos foram Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e ex-diretor da Opas. Na ocasião, o Departamento de Estados dos EUA afirmou que revogaria os vistos de “várias autoridades brasileiras”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O deputado busca o fim do processo contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A repórter Mariana Sanchez diz que, enquanto o principal objetivo do deputado federal não for alcançado, ele segue defendendo outras medidas junto à equipe de Trump. (C.N.)

6 thoughts on “EUA cassaram vistos de Lewandowski e Pacheco, diz Paulo Figueiredo

  1. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O deputado busca o fim do processo contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A repórter Mariana Sanchez diz que, enquanto o principal objetivo do deputado federal ainda não foi alcançado, e ele segue defendendo outras medidas junto à equipe de Trump. (C.N.)

    Sr. Newton

    O Hamburguenaro Filho quer apenas livrar o seu pai dos problemas que o proprio causou..

    O resto do povinho que está preso que se dane…

    aquele abraço

  2. Pelo visto, quem não lamber as b…. de Trump vai ter o visto revogado.

    E chamam os EUA de um país democrático e aqui de que está sob uma ditadura.

    Que tempos.

  3. Até parece que Trump só adotou as tarifas contra o Brasil e, mais, para tão somente livrar Bolsonaro e trupe das garras do Aparelho Jurídico-ideológico da anti-civilizacional, alheia a qualquer carater de moralidade, extemporânea e decadente Organização Petista.

    No caminho do Lules, dos seus Foro de São Paulo e BRICs, que coroariam sua única, inócua e ridicula causa: o anti-imperialismo, há uma Nova Ordem Mundial advinda da Quarta Revolução Tecnológica.

    Os esforços da bagacenta Velha República Tardia para tornar o país uma plataforma ocidental do Eixo Ditatorial na luta pela hegemonia desta Ordem, já nasceram mortos.

    Pra se ter uma idéia da loucura, imaginem se a Coreia do Norte, governada por um vagabundo, pilantra, totalitarista e incompetente, tivesse este delírio de tornar seu país uma plataforma do Eixo Democrático, seria um Lula ao contrário, embora mantendo as semelhanças políticas reacionárias, atrasadas e metafísicas!

    Interessante que está, até hoje, precisando desenhar pros tais “formadores de desinformação e alienação, digo, opinião.

    • “Na produção social da sua existência, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais.

      A totalidade dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social.

      …….

      Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, ao contrário, determina a sua consciência.”

      Marx.

      • É inócuo o esforço neoludita do Painho, que extrai sua mais valia eleitoreira absolutíssim da Indústria da Miséria e Exclusão, para manter o país na Era da Máquina de Escrever, tornando-se mero offie-boy do Eixo Ditatorial, exportando bananinhas, inclusive as pra si venenosas.

        Agora tá falando em aprofundar a relação com a China, menos pra adotar os processos, incluindo o combate radical da corrupção, que a levou a ser a Segunda Economia.

        A Organização Petista só admira o regime chinês no que tem de mais anti-democrático e totalitário.

        Ah! Como é bom e barato os votos dos famélicos!

  4. 1) Licença… o deputado brasileiro que mora nos EUA também é ingrato…

    2) Ele chamou os Estados Unidos, onde está morando, de “essa porra aí”… conforme dizem as mídias…

    3) Pelo que consta, a Nação Norte Americana o recebeu de braços abertos e é assim que ele classifica o País irmão?

    4) Oremos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *