Moraes pede extradição de Tagliaferro, ex-assessor que denunciou seus erros

Quem é o ex-assessor de Moraes que promete ‘revelar tudo’ sobre o ministro

Ex-assessor Tagliaferro é o homem que sabe demais…

Rayssa Motta
Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a extradição do perito computacional Eduardo Tagliaferro, que está na Itália. Tagliaferro, que trabalhou no TSE, foi denunciado por violação do sigilo funcional e obstrução de Justiça; a defesa não comenta

O requerimento do ministro foi encaminhado primeiro ao Ministério da Justiça e depois remetido ao Itamaraty para a formalização dos trâmites junto às autoridades italianas.

SEM COMENTÁRIOS – O Estadão pediu manifestação da defesa, que não comentou a decisão. Pessoas próximas ao perito estão indignadas com a perspectiva da extradição e veem a ordem de Moraes como perseguição por denúncias e críticas que Tagliaferro vem fazendo ao ministro e ao STF desde que deixou o Brasil.

Em ofício sigiloso enviado ao gabinete do ministro na última quinta-feira, 21, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), braço do Ministério da Justiça que cuida das extradições, informou que deu início aos procedimentos para localizar o perito.

“Novas informações, tão logo disponíveis, serão enviadas a essa Suprema Corte”, diz o documento.

VAZAMENTO – Tagliaferro foi assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Os dois romperam relações desde o vazamento de mensagens de auxiliares do ministro.

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) imputam ao perito a divulgação das conversas que comprometem a imparcialidade do ministro Moraes.

A exposição dos diálogos irritou Alexandre de Moraes. Foi o próprio ministro quem determinou a abertura de uma investigação para apurar a origem do vazamento. O perito sempre negou veementemente ter divulgado as mensagens. Mesmo assim, foi denunciado na última quinta-feira, dia 21, como autor do vazamento.

EXTRADIÇÃO – A Procuradoria- Geral da República vai pedir sua extradição. Atribui a ele os crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação.

“O vazamento seletivo de informações protegidas por sigilo funcional e constitucional teve o nítido propósito de tentar colocar em dúvida a legitimidade e a lisura de importantes investigações que seguem em curso no Supremo Tribunal Federal, como estratégia para incitar a prática de atos antidemocráticos e tentar desestabilizar as instituições republicanas”, diz um trecho da denúncia.

6 thoughts on “Moraes pede extradição de Tagliaferro, ex-assessor que denunciou seus erros

  1. “Preso preventivamente e condenado, o Bolsonaro vai cair no ostracismo. Ninguém vai lembrar dele. É assim que funciona a democracia.”

    Advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay

    Fonte: Revista IstoÉ, Brasil, 24/08/25 – 10h05 Por João Vitor Revedilho

  2. Vamos ao que de fato interessa ao Laranjão, e não é o ex-mito

    Laranjão não descansará enquanto o Brasil não lhe bater continência e continuar insistindo com essa história de que é um país soberano.

    Em breve, para ele, o ex-mito será uma página virada, mas as eleições de 2026 estarão mais próximas.

    É isso o que de fato interessa a Laranjão. Apareçam, pois, os dispostos a prestar-lhe vassalagem. Alguns já se apresentaram.

    Fonte: Metrópoles, Opinião, 24/08/2025 17:14 Por Ricardo Noblat

  3. MÃE e AVÓS do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foram feitos reféns na própria casa, no interior do estado do Rio.
    (24/08/2025)

    ANTES: Relatório da PF aponta que Bolsonaro recebeu R$ 30 milhões no PIX em um ano.
    (22/08/2025)

    O que aconteceu (Crédito Portal Notícias UOL):

    Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro publicou vídeo do imóvel. As imagens mostram papeis no chão, uma mala em cima da mesa e uma gaveta em cima de uma cama. O senador disse que “reviraram a casa inteira”.

    Na publicação, Flávio diz que os familiares “estão todos bem”. “Foi mais de uma hora de terror, com arma na cabeça e boca tampada com fita adesiva”, escreveu.

    Segundo o senador, os criminosos abordaram sua mãe. Disseram “que sabiam quem ela era” e queriam saber onde estava o “dinheiro que o Bolsonaro mandava para meus avós” .

    Curtinhas

    PS.: Os marginais chegaram abordando minha mãe, dizendo que sabiam quem ela era e querendo saber onde estava o “dinheiro que Bolsonaro mandava para meus avós”.
    (Flávio Bolsonaro)

    PS. 02: DIA TRISTE PARA O HUMOR INTELIGENTE, A LIBERDADE DE IMPRENSA E DEMOCRACIA
    Morre Jaguar, que criou o Pasquim e revolucionou o humor feito na imprensa
    Cartunista retratava com acidez a sociedade brasileira em um veículo que fazia oposição contundente à ditadura militar.

    PS. 03: “O dia mais desperdiçado da sua vida é aquele em que não se ri”. De Chaplin ou não se trata de uma verdade incontestável. Os cartunistas, de verdade, com sua irreverência e inteligência são provocadores de risos abundantes por meio de piadas, charges, caricaturas e textos capturados do cotidiano dessa política partidária imunda, onde o combate deve ser implacável, mas o riso indispensável para dar sentido a essa vida difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *