Centrão perde medo de Bolsonaro e pretende dar as cartas na eleição 

Tarcísio se mexe por tarifaço, mas poder de negociação é reduzido

Tarcísio é o candidato do Centrão e falta escolher o vice

Iander Porcella
Estadão

O Centrão perdeu o “medo” de Jair Bolsonaro (PL) e articula emparedar a família do ex-presidente para dar as cartas no processo eleitoral de 2026. Após constatar que a imagem dos Bolsonaros foi a mais prejudicada com a ofensiva de Donald Trump contra o Brasil, esse campo político viu a oportunidade de tomar a frente nas discussões sobre quem será o presidenciável da centro-direita.

Mas não foi só isso. Também colaboraram para esse cenário o bate-boca entre Jair e Eduardo em conversas reveladas pela Polícia Federal e o fato de Bolsonaro estar ausente dos eventos políticos, em razão da prisão domiciliar.

CONDENAÇÃO – Além disso, a expectativa de que, a partir de setembro, ele será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação da trama golpista. A aposta no grupo é que “se agosto foi ruim para Bolsonaro e seus filhos, setembro será pior”, diante do veredicto do STF.

Centristas sempre torceram para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse o escolhido, mas “pisavam em ovos” nas negociações para não irritar Bolsonaro.

Agora, entretanto, movimentam-se e jogam os holofotes no governador de São Paulo, como ocorreu em jantar na casa do presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, na semana passada em Brasília, sem a presença da família Bolsonaro.

PÚBLICO DE PESO – Compareceram à confraternização figuras proeminentes de PP, Republicanos, MDB, PSD e PL. O encontro foi uma espécie de pacto dos partidos de centro-direita em torno da eventual candidatura Tarcísio ao Planalto.

Lideranças da direita admitiram à Coluna do Estadão que negociam, à revelia da família Bolsonaro, a seguinte chapa de oposição: Tarcísio de Freitas para candidato ao Palácio do Planalto e o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), no cargo de vice. Mas há outros nomes no radar para vice, como a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Parlamentares da centro-direita também voltaram a enfatizar que a única chance de Bolsonaro conseguir algum alívio na pena a ser imposta pelo STF é se Tarcísio for eleito para o Planalto. Com esse argumento, afirmam que o ex-presidente não terá escolha a não dar a bênção para o governador se candidatar.

MAIS CONFIANÇA – O Centrão sabe que precisa dos votos dos bolsonaristas e não descarta a possibilidade de os filhos de Bolsonaro ainda conseguirem “envenenar” o pai contra Tarcísio, mas diante da certeza de que sobrenome Bolsonaro se tornou “tóxico”, principalmente pela atuação de Eduardo a favor de sanções ao Brasil, algo comprovado em pesquisas divulgadas na última semana, avaliam estar empoderados para tocar as articulações para 2026.

A direita, no entanto, terá de encontrar uma forma de se desvincular do tarifaço de Trump se quiser ter sucesso eleitoral. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira, 21, mostrou que Lula ampliou a vantagem em um eventual segundo turno contra todos os adversários.

5 thoughts on “Centrão perde medo de Bolsonaro e pretende dar as cartas na eleição 

    • Tribunarios…Tribunarios…

      2026…é futuro…e o futuro é uma astronave que teimamos em pilotar ( Royalties para o Toquinho…Música Aquarela).

      Até lá…muita água corre embaixo da Ponte da vida….

      Sei lá pode aparecer um “maluco” com o dedo nervoso e pimba…alguém pode ir para terra do esquecimento…

      É a vida…
      teve um General que se achava…adorava “matar” Nativos das planícies dos EUA…E estava usando desta insana violência para aumentar e fortalecer sua candidatura a Presidência dos EUA…E então cheio de violências e sem domínio próprio LEVOU seus comandados para o cemitério…após desprezar todas advertências dos seus batedores ( alguns destes X9…Nativos)…
      E em uma soberba abissal jogou a si mesmo e seus comandados em uma armadilha que ceifou a vida de TODOS…
      Um idiota útil…um degenerado moral…uma besta elevado a centésima potência…Um imoral …que usava da matança dos povos da planície como trampolim para chegar a “Casa Branca”…
      Mas….Mas…
      Foi parar no Cemitério.
      ( Tomei esse fato histórico ocorrido nos idos de 1870…( Nos EUA) Para acentuar uma “leve” comparação com uma certa pessoa( X9…Agente duplo…Cachaceiro…Ladrão…mentiroso…etc..etc..) que “acha” que tudo pode…)

      Portanto…tomemos muito cuidado…ao falarmos do AMANHA…

      YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE….

      ( O Resto é puro folclore…Royalties para SN…RIP).

      Assino: Carlos de Jesus..

  1. E o CN embar amigo.
    Sempre esteve ao lado do Centrão.
    Perderá mais uma eleição abraçado ao privatista.
    Se tiver sorte, pode ser aquela vagabunda dos cheques

  2. BOLSONAROS SE IMPLODIRAM ELES PRÓPRIOS

    Desacoplamento entre direita e bolsonarismo pode ter chegado

    Convicção de que não há candidatura viável da direita sem o apoio do ex-mito começa a perder força após divulgação das mensagens

    Toxicidade do clã teria atingido níveis insuportáveis.

    O nível de virulência do diálogo mantido entre o ex-mito e o seu entorno, especialmente seu filho Bananinha, evidencia o que já se sabia desde o seu período presidencial: a toxicidade da família que comandou o país entre 2018 e 2022 e que vitimou tantos aliados que se arriscaram a uma vida na corte.

    A impressão sentida em Brasília desde 20/8, é de que o momento do desacoplamento entre direita e bolsonarismo, que só seria possível quando o ex-mito se encontrasse no seu momento mais frágil, pode ter chegado.

    Fonte: O Antagonista, Opinião, 21.08.2025 10:21 Por Leonardo Barreto

    ______________

    Que ex-mito, bananinha, micheque, Flávio rachadinha, que nada!

    Centrão já ‘decidiu’! Tarcísio será o seu candidato a presidente em 2026.

    Fonte: O Globo, Opinião, 24/08/2025 05h33 Por Lauro Jardim

    O problema de Tarcísio é a criptonita de “Qual é a Tua Obra?”

    ____________

    Laranjão será o próximo a trocar o ex-mito por Tarcísio no ‘quintal dos States’

    O americano não avança vorazmente sobre o Brasil só para defender o ex-mito; essas são apenas peças (pretextos) para o controle das Américas

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 23/08/2025 | 20h00 Por Eliane Cantanhede

    _______

    Com o tarifaço trumpista, os Bolsonaro ‘queimaram o filme’ em setores produtivos importantes do país, como o do agronegócio.

    Sobraram ainda engambelados os bolsotários, principalmente evangélicos-massa de manobra de pastor-cabo eleitoral do ex-mito.

  3. O governador do Estado de São Paulo Tarcísio Freitas , e seus comparsas dentro dos três poderes da república são uns verdadeiros ” QUINTA COLUNA ” , dentro do Estado Nacional Brasileiro , contra o qual tramam , conspiram e traem aliados impunemente a governos estrangeiros .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *