Efeito Tagliaferro gera reforma na assessoria interna de Moraes

O perito computacional Eduardo Tagliaferro ao lado do ministro Alexandre de Moraes.

Ex-assessor, Tagliaferro ameaça relatar erros de Moraes

Weslley Galzo
Estadão

O vazamento de conversas entre o ex-assessor Eduardo Tagliaferro e o ex-juiz instrutor Airton Vieira, ambos ex-integrantes das equipes do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), provocou uma reforma da assessoria do ministro, que segue desfalcada mais de oito meses após o início das mudanças.

Em janeiro deste ano, Moraes dispensou Airton Vieira da sua equipe no STF sem tornar o processo público ou fornecer informações sobre as mudanças. Entre fevereiro e março, foi a vez dos juízes auxiliares Rogério Marrone de Castro Sampaio e André  Solomon Tudisco deixarem o gabinete do ministro. Sampaio trabalhava com Moraes desde 2018 e Tudisco desde junho de 2024.

SEM COMENTÁRIOS – Procurado, o gabinete não forneceu informação sobre as substituições que ainda precisam ser feitas. Essas dispensas fizeram com o que os juízes de apoio do ministro na condução dos seus mais de 2,7 mil processos passassem de quatro para um no intervalo de três meses.

Apenas o juiz auxiliar Rafael Tamai Rocha se manteve no cargo e foi ele que, em plena tramitação das ações penais do golpe de Estado, assumiu extraoficialmente a função de instrutor.

O juiz Airton Vieira esteve no centro do caso revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, que divulgou áudios em que ele e Tagliaferro compartilhavam fora do rito legal informações do STF para munir as decisões de Moraes no TSE. Um ano após o vazamento das conversas, foragido na Itália, Tagliaferro ameaça divulgar novas mensagens que comprovariam o direcionamento de Moraes em processos contra bolsonaristas.

AMEAÇA DELATAR – O ex-assessor faz barulho nas redes e trata de lembrar Moraes como possíveis falhas na montagem da sua equipe expuseram os bastidores do seu gabinete na condução de processos sensíveis.

Moraes só foi recompor parcialmente o seu gabinete em maio deste ano com a nomeação da juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Ela também atuou de forma improvisada como instrutora na ação penal do golpe, tendo sido responsável pela oitiva de dezenas de testemunhas.

9 thoughts on “Efeito Tagliaferro gera reforma na assessoria interna de Moraes

  1. Bem, porque falaram em Lula, lembrei-me de um escândalo bilionário. Aliás, dois escândalos.
    Lembram que o governo Lula emprestou á Venezuela 1 bilhão de dólares para construir um Metrô e á Cuba a mesma soma para construir um porto?
    Minha pergunta é: nós recebemos o pagamento em dolares ou ficamos a ver navios?
    Por que nao falamos mais disso nem do roubo na Odebrecht?
    Afinal, permitir que valores bilionárions sejam surrupiados e fique por isso mesmo não é correto, né? Onde estão os nossos nacionalistas?

  2. Todos, exceto o Bobbie e o Vicenzo, ambos sócios do CCX (clube chupa xandão), sabem o óbvio: o torturador Xandão do PCC é tóxico. Está com os dias contados. Após o Tio Sam dar cabo do Maduro, cúmplice do Lula, como sugerido pelos abusadores do STF, o porta-aviões vai ancorar no Paranoá. O Pollo Carbajal, extraditado para os USA, cantou bonito, revelando todos os segredos dos narcoterroristas do Foro de SP e suas ligações com o PCC, Hezbollah e Hamas.

    Arrisco uma recompensa inicial de U$ 10 milhões pelas cabeças da dupla de vermes Lula / Xandão do PCC. Juntas, não valem 1/4 da cabeça do Maduro.

    • Adorando um pneu ou aguardando 72 horas para um disco voador resolver o problema.
      Podem estar também estudando e procurando as provas, que o senhor esqueceu de citar, do dito.
      E vou além, procuram a escritura de compra e venda do triplex, no nome de qualquer pessoa……

    • Pazuello acha o mesmo.
      Em contra partida aos familiares dos mortos por Covid pela falta de tudo,absolutamente tudo que seria necessário naquela situação.
      Nem vou falar da Damares, aquele abestalhado da boiada e etc.

  3. Senhor Rue des Sablons , esquecestes que vivemos no paraíso da impunidade ?
    É por isso que muitas pessoas acham que as ” RIGOROSAS ” penas impostas aos criminosos que se deixaram pegarem , serem presos , julgados e condenados pelos juízes do STF envolvidos nesses julgamentos , da trama golpista e de subversão contra o Brasil e seu povo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *