
Charge do Duke (Rádio Itatiaia)
Vinicius Torres Freire
Folha
Donald Trump atropela as instituições americanas, públicas ou privadas, como universidades e escritórios de advocacia; ameaça empresas por meio de extorsão, faz o diabo. Pode estar mais perto de mandar no banco central, no Fed.
Seja lá o que se pense a respeito de bancos centrais, o BC americano é um dos motivos principais do crédito, da confiança, no mercado dos títulos da dívida do governo dos Estados Unidos (isto é, dos empréstimos para o governo federal americano).
DEVE 30 TRILHÕES – O Fed é mais do que isso, mas o exemplo é relevante, aqui e agora. Trata-se de um mercado, de uma dívida, de US$ 30 trilhões, o equivalente ao valor de 14 PIBs do Brasil. No limite, um Fed bananeiro pode afetar o crédito do governo e da economia americana.
Pois bem. Trump não está nem aí. Se não tem receio de balançar as estruturas financeiras do país, por que teria problemas em dar mais tiros em países como o Brasil?
Nesta mesma semana em que tenta decapitar uma diretora do Fed, Trump anunciou que vai aumentar o imposto de importação (“tarifas”) de produtos de países que regulem ou também tributem as “big techs”.
MAIS ENCRENCA – Isto é, Trump ameaça mais encrenca com União Europeia, Canadá, Coreia do Sul e países como o Brasil, que já está sob investigação americana, o que pode redundar em novas sanções.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva está para enviar ao Congresso um ou dois projetos de regulação de “big techs”, plataformas sociais, essas coisas. Afora novas turumbambas no Congresso, deve fazê-lo no setembro do julgamento de Jair Bolsonaro, outro motivo possível de mais tiros no Brasil.
No que interessa a ele, Trump teve sucesso no “tarifaço”. Dobrou ou ignorou todos os países, com exceção da China, que respondeu com chumbo na mesma medida, porque pode. Ameaça intervenções variadas em semicondutores, produtos farmacêuticos, móveis, jujuba, quem sabe.
SEM CONTESTAÇÃO – Até agora, não tem contestação jurídica ou oposição política relevantes nos Estados Unidos. Não teve de se preocupar nem mesmo com os povos dos mercados, que pelo menos nesta terça-feira não deram a mínima para o plano de decapitar Lisa Cook, a diretora do Fed.
Juros e preços de ações se moveram como em um dia tedioso de fim de férias de verão —nada. Em abril, na semana das “tarifas da libertação”, o tamanho da maluquice ao menos levou Trump a recuar.
Trump demitiu ou acredita ter demitido Cook —pode vir a ser um caso enrolado e comprido na Justiça. O presidente dos Estados Unidos indica os sete diretores do conselho do Fed, que sempre votam no que fazer da taxa básica de juros (Trump já tem dois nomeados, vai indicar um terceiro, seu ideólogo econômico, Stephen Miran, e pode ter mais uma vaga na mão, se tiver a cabeça de Cook).
EM RODÍZIO – Os sete do conselho são acompanhados de mais cinco votantes: o presidente regional do Fed de Nova York e outros quatro dos doze chefes dos Feds regionais (em rodízio). O conselho pode encrencar a nomeação dos presidentes regionais, a cada cinco anos, como será o caso em 2026.
Em resumo, Trump pode ter uma diretoria para chamar de sua no ano que vem. Pode não nomear gente tão lunática e despreparada como é aquela que ocupa mais da metade de seu secretariado (ministério). Mas é grande o risco de o BC dos EUA fazer também parte do admirável mundo novo de Trump.
Se Trump faz o que faz com um pilar do centro do capital, acha mesmo que é o imperador do mundo, como diz Lula. O que vamos fazer para fugir dos tiros?
Lula sente inveja de Trump
Adoraria baixar os juros na marra.
Assim como Dilma fez e deu no que deu.
Nada novo sob o sol
Lula-Trump-Bolsonaro ocupam o mesmo saco lotado de esterco.
O mundo só não merece outra pandemia.
Aqui ainda morremos demais de fome, de raiva, de sede, de dengue, de falta de saneamento, de tiroteios e assaltos, de tudo, porque só há funções estatais de tributar e de agir seletivamente.
O FED, fede!
” A Criatura da Ilha Jekyll – O Sistema da Reserva Federal.”
“Transcrição de uma palestra proferida por G. Edward Griffin, com base em seu livro The Creature from Jekyll Island — A New Look on the Federal Reserve. Quem cria o dinheiro? De onde ele vem e para aonde vai? Os segredos dos magos do dinheiro são revelados. Examine de perto os espelhos, as máquinas de fumaça, as roldanas, rodas dentadas e polias que criam a grande ilusão chamada dinheiro. Longe de ser uma leitura árida e maçante, este artigo o deixará fascinado logo nas primeiras páginas. Parece uma história de detetive, mas é tudo verdade. A criação do Sistema da Reserva Federal, uma parceria entre o governo americano e um cartel de grandes bancos internacionais, é uma das maiores fraudes da história. Está tudo explicado aqui: a causa das guerras, dos ciclos de expansão e crises, inflação, depressão e prosperidade. Griffin expõe o problema do dinheiro fajuto, criado a partir do nada, por um passe de mágica, que ele chama de “Mecanismo Mandrake”. Após ler este artigo, sua visão do mundo mudará definitivamente; você também nunca mais confiará nos políticos e nos banqueiros.”
Fonte: “The Big Eye” https://www.espada.eti.br/fed.asp
Dicas da Arquitetura da Idade das Trevas para o Brasil em 2025:
Uma fortificação bem construída e pontuada por várias torres oferecia uma plataforma para que os defensores da cidade pudessem devolver os tiros de catapulta e as flechas incendiárias, além de lançar pedras ou líquidos ferventes sobre aqueles que estivessem tentando abalar ou escalar a muralha.
A forma mais comum de ataque era o sítio, ou seja, os agressores simplesmente cortavam todos os fornecimentos da cidade e obrigavam seus habitantes a se render, com o passar do tempo (Fazio; Moffett; Wodehouse, 2011, p.264).
Passei a ter medo de tecer comentários!
LUZ, CÂMERA, AÇÃO! VAI QUE É TUA, PAPAI DO XÉU!
Trabalhadores brasileiros rezam a Deus em círculo e explodem em mil pedaços! Crianças cristãs católicas de Mineapolis, EUA, são metralhadas enquanto rezam? Onde foi para o ‘’Vinde a mim as criancinhas’’? Ah, já sei! Elas estão com o Senhor, no Reino dos Céus, não é mesmo, ‘’Papai do Xéu’’? Perdoe-me, Papai do Xéu, por ser um ateu liberal científico tão burrinho, mas eu não compreendo o porquê de cristãos do bem, honestos, corretos, cujo único defeito é superlotar a república brasileira com seus votos eletrônicos, tenham que ser postos à prova de modo tão violento e cruel! (L.C. Balreira).
Carnificinas entre cristão católicos e evangélicos na Idade das Trevas medieval, Santa Inquisição, caça às bruxas! Você viu, papai do Xéu, o Trump, caçador de bruxas, se apossou do bordão, não um tremendo cara de pau, verdadeiro ‘’santinho do pau oco’’? Ló, Jó, Judas, Jonas na barriga da baleia (Ah, Coitado! Que susto, hein?), famílias inteiras metralhadas, ou destroçadas em acidentes de trânsito, mesmo com aquele famoso” Deus é Fiel’’ no Vidro traseiro, terremotos ou tsunamis onde morrem 300 mil pessoas (ateus, cristãos, muçulmanos, etc., tudo junto e misturado, igrejas desabam em matam seus fiéis, Papai do Xéu? (L.C. Balreira).
Dois mil e vinte cinco anos de carnificinas e extermínios, Papai do Xéu? Cruzadas, templários, massacres e extermínios entre católicos e evangélicos na Idade das Trevas medieval na Europa e periferias? Charles Manson, Jim Jones, David Koresh, Donald Trump e centenas de milhares de outros psicopatas, matando gente inocente! Crianças queimadas vivas? Você está vivo, Deus? Está cego, surdo, mudo, ou perdeu o juízo, Papai do Xéu? Holocauto Nazista, Gaza, Ucrânia, para citar o mínimo! (L.C. Balreira).
Papai do Xéu dos cristãos, quando seu fiel escudeiro católico, Robert F. Kennedy Jr., estiver rezando enfia naquela cabeça cheia de cocô de camarão que não faça a besteira de proibir as vacinas! Milhões de ‘’criançinhas’’ vão começar a morrer daqui a alguns poucos anos, Papai do Xéu’’, como aconteceu até a chegada da maravilhosa Ciência, e durante quase 2.000 anos de seu reino cristão terrestre, secular, lembra-se Papai do Xéu? (L.C. Balreira).
Lembre-se de que somente de peste negra ou bubônica morreram em agonia no pior dos infernos 200 milhões de pessoas? Quantas ‘’criancinhas’’ viram seus papais e suas mamães terrestres morrendo aos poucos da forma mais tenebrosa possível e vice-versa? Você está querendo uma nova Idade das Trevas do cristianismo, Papai do Xéu, com o comando de Bolsonaro, Trump, Netanyahu e Putin? Me responde querido Papai do Xéu! Aguardo ansioso! (L.C. Balreira).
De fato, Papai do Xéu criou as feras da natureza, os predadores com maiores e mais poderosas mandíbulas, assim com os grandes monarcas, imperadores, ditadores desde os primeiros, como Sargão de Acádia, o Grande, e concedeu-lhes o poder das feras predadoras, sanguinária, genocidas. Para o Papai do Xéu dos cristãos, o Criador do Universo, da vida, do Homem, não ‘’importa a cor do gato, e sim que o gato devore o rato’’, como disse o ateu comunista Deng Xiaoping. (L.C. Balreira).
O Deus, ou Deuses dos Cristãos (Pai, Filho, Espírito Santo), criou o Homem à sua imagem e semelhança, isto é, um animal político predador, vencedor, vitorioso, que saiba viver e vencer a cadeia alimentar diabólica, sanguinária, apocalíptica em um cenário terrestre enganoso à primeira vista, com rios, lagos, florestas, flores, frutos, céu azul, etc. Todavia, se examinarmos esse ‘’desenho inteligente’’ veremos que a carnificina começa no reino microscópico em cada milímetro quadrado da Terra! Deus não é um bom pintor, e sim um grande Diretor de filmes de ação no melhor estilo Hollyoodiano! Luz, Câmera, Ação! Vai que é Tua, Papai do Xéu! (L.C. Balreira).
Senhores (as) participantes da TI , com toda certeza o Presidente dos EUA Donald Trump , esta sendo traído por alguns de seus auxiliares diretos e o estão manipulando como a um marionete , isso é líquido e certo .