/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/a/d/nGB3faTyWFMysSZ1nBcQ/whatsapp-image-2025-09-01-at-11.26.29.jpeg)
Planalto foi cercado por grades e terá reforço de tropa
Sarah Teófilo
O Globo
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal reforçou o esquema de segurança na Praça dos Três Poderes e em alguns pontos da capital nesta semana que inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Além de mais efetivo na praça, policiais vão ficar nas ruas que dão acesso às residências oficiais da Câmara dos Deputados e do Senado.
GRADES NO PLANALTO – O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pelos prédios presidenciais, colocou gradis em volta do Palácio do Planalto e aumentou as estruturas na Praça dos Três Poderes. Também haverá um reforço de segurança nas instalações do Planalto, do Palácio da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais da Presidência da República e da vice-presidência. Até a tarde de segunda-feira, não havia ainda alterações visíveis no Alvorada.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, explicou que além do aumento de efetivo nessas regiões e utilização de gradis, haverá revista de pessoas que se aproximarem da Praça dos Três Poderes e estiverem portando mochilas, assim como ocorre em dias de grandes eventos culturais na Esplanada dos Ministérios. Haverá ainda o uso de drones.
POSSÍVEIS RISCOS — O Supremo permitiu que pessoas assistam ao julgamento lá de dentro. A gente tem alertado que faremos a revista das pessoas que forem para a Praça dos Três Poderes — explicou Avelar.
Também haverá um núcleo de inteligência montado na SSP, com a participação de policiais legislativos e servidores do governo federal, para identificar possíveis riscos ao longo da semana. A previsão é que esta célula fique montada até o dia 8 de setembro, podendo ser prorrogado.
Ambulantes na Praça dos Três Poderes relataram que a praça estava menos movimentada que o de costume nesta segunda-feira. Thâmora Moana, 33 anos, funcionária da Casa de Chá, que fica na praça, disse ter estranhado a falta de movimento. O estabelecimento não abre às segundas, mas costuma receber turistas que querem apenas conhecer o espaço.
Com a direita ganhando em 2026, tudo será cancelado, como ocorreu no caso do Lula
_____________
Lula está no ‘bloco do eu sozinho’ no planeta
Enquanto potências se reagrupam, o Brasil segue à margem, sem ter um parceiro estratégico de peso. Falta ao país um lugar no novo xadrez global.
A recente Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) é exemplo claro. Estiveram lá Vladimir Putin, Xi Jinping e Narendra Modi, numa demonstração de força diante dos States.
Nos discursos, Xi acusou o Ocidente de “bullying” e Putin responsabilizou Washington pela guerra na Ucrânia. O recado foi direto: existe uma nova articulação global, com foco em segurança, cooperação militar e economia.
Nesse tabuleiro, onde Índia, China e Rússia se aproximam cada vez mais, surge a pergunta: qual é o espaço do Brasil?
A ausência em fóruns como a OCX reforça a percepção de isolamento. Lula parece ocupar um lugar no “bloco do eu sozinho”.
Putin conta com a China para vender petróleo e financiar a guerra. Xi amplia sua influência distribuindo bilhões em empréstimos.
O Brasil, por enquanto, não tem um parceiro estratégico de peso. Falta ao Brasil um lugar no novo xadrez global.
Fonte: Revista Veja, Política, 1 set 2025, 20h06 Por Matheus Leitão
O triunvirato briqueniano já percebeu quem é Banânia.
ABIN paralela sim existiu. Não comandada por Carlos Bolsonaro, mas por Moraes. Então CN, o que você acha de seus colegas de profissão serem calados e censurados?
Novas mensagens do “gabinete paralelo” de Moraes revelam relatórios contra jornalistas
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/novas-mensagens-do-gabinete-paralelo-de-moraes-revelam-relatorios-contra-jornalistas/
Por enquanto está chovendo só na horta de Dom $talinacio Curro de La Grana, o Nefasto, e seus albergados.
Seus albergados funcionam de acordo com as necessidades primarias do titular.
É esse governo fazendo história, vai provar para o mundo, para o universo que no Brasil não se foge assim à toa, só fogem os que eles querem.
Nessa Corrida Maluca caricata Dick Vigarista leva no assento traseiro do avião a figura emblemática do Mutley, o famoso Trambique que vai monologando durante a corrida, medalha, medalha, medalha…
Na nossa Corrida Maluca, o nosso Dick Vigarista leva o mesmo Trambique que vai monologando, cadeia pro Bolsonaro, cadeia pro Bolsonaro, cadeia pro Bolsonaro…
No desenho da TV, o Dick apesar de toda as diatribes, maracutaias e perversidades sempre perde no fim da corrida.
Não me dirijo ao Editor pois sei que ele conhece esse filme e que já disse que estou ‘prestigiado’ e sim aos leitores, que assistam a tal corrida e confirmem ou não a similaridade com o ‘nosso’ Dom Curro de La Grana, o Nefasto.
Com a direita ganhando em 2026 e a esquerda indo para a lata do lixo, o ex-mito poderá ser ‘descondenado’ como ocorreu em 2019 com a ‘descondenação’ do Barba.
Escafederam-se da praça dos três podreres porque ninguém quer ser acusado de vândalo e antidemocrático para ser preso pelo delegadão e responder por terrorismo.