
Advogados de generais lançaram capitão ao mar
Bernardo Mello Franco
O Globo
A primeira semana de julgamento no Supremo trouxe más notícias para Jair Bolsonaro. Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes indicou que vai pesar a mão nas condenações pela trama golpista. Na quarta, os advogados de dois generais jogaram o capitão ao mar.
Moraes abriu os trabalhos com a leitura do relatório. O ministro resumiu as principais teses da acusação e das defesas. Antes, ressaltou a dimensão histórica do processo, que atrai os olhos do mundo para o Brasil.
GOLPE DE ESTADO – “O país e a Suprema Corte só têm a lamentar que na história republicana brasileira se tenha novamente tentado um golpe de Estado, atentando-se contra as instituições e a própria democracia, pretendendo-se a instalação de um estado de exceção e uma verdadeira ditadura”, afirmou
A frase mostra que Moraes não tem dúvidas sobre o que se tramou entre a derrota de Bolsonaro nas urnas e o ataque coordenado às sedes dos três Poderes. Antes que alguém o acuse de fazer pré-julgamento, o ministro citou a fonte. Quem atestou que houve tentativa de golpe foi o próprio Supremo, que já condenou 683 participantes da intentona de 8 de janeiro de 2023.
Depois do relator, falou o procurador-geral da República. Paulo Gonet acusou o ex-presidente de comandar um “plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas”. Listou manuscritos, gravações e mensagens que provam a conspiração para impedir a alternância de poder.
ALEGAÇÕES – Por último, o tribunal passou a ouvir os advogados dos oito réus. No esforço para salvar os clientes, dois deles complicaram o ex-presidente. Matheus Milanez, defensor de Augusto Heleno, alegou que o general seria inocente por ter se distanciado de Bolsonaro no fim do governo. Portanto, ele estaria longe da trama contra a sucessão.
Andrew Fernandes Farias, advogado de Paulo Sérgio Nogueira, foi ainda mais contundente. Disse que o general teria tentado “demover” o chefe de adotar “qualquer medida de exceção” para se perpetuar no poder.
O julgamento será retomado na próxima terça com o voto de Moraes. Pelo desespero para aprovar uma anistia a toque de caixa, o bolsonarismo já entendeu que está na hora do Jair.
Doentias destrambelhadas narrativas!
UCRÂNIA URGENTE! POR QUE NOS TORNAMOS TÃO BURROS FRENTE AOS INIMIGOS DO OCIDENTE? Generais Brasileiros! Somos Ocidentais, positivistas, republicanos, iluministas, científicos! Livrem-se da besta evangélica fundamentalista! Por que nós ocidentais estamos, com Bolsonaro e Trump, extrapolando nosso ‘’direito’’ de fanatismo religioso mitológico cristão evangélico? Que burrice é essa? Nós, defensores da vida da população civil na Ucrânia, já deveríamos ter enviado milhares de forças de defesa contra incêndios do fogo russo, com caminhões bombeiros poderosos contra incêndios do assassino sanguinário, genocida Vladimir ‘’Dracul’’ Putin! Por que o Governo brasileiro não enviou pelo menos 50 carros contra incêndios, para evitar que crianças sejam queimadas vivas? Por que não enviamos cápsulas de aço para evitar que crianças sejam estraçalhadas pelo assassino monstruoso Putin? O Ocidente já deveria ter enviado centenas de milhares de cápsulas de aço para proteger a população civil dentro dos prédios, casas, praças, etc., com grandes caixas d’água acopladas contra queimaduras do fogo até a chegada dos bombeiros profissionais! A ciência ocidental é a Deusa onipotente, onisciente, onipresente criadora da Admirável Sociedade Global Nova. Tudo que nos separa do terrível, tenebrosa, obscura, horrorosa, pavorosa, devastadora Idade das Trevas de 2025 de cristianismo e de religiões e mitologias anteriores. Foram 500 mil anos de eras apocalípticas vividas por nossos ancestrais à mercê das trevas, da ignorância, das superstições, das barbáries escravistas sanguinárias das castas governantes, religiões, políticas autocráticas e castas religiosas. A Ciência Ocidental jamais vai ser superada; seus formidáveis portais sagrados, materialistas, seculares, do bem particular, individual, do bem-estar social, científico, tecnológico, iluminista, metodológico, sociológico, jamais serão sobrepujados por canalhas cristãos xiitas, fundamentalistas, fanáticos infernais, traidores das liberdades individuais, e direitos civis, do sonho de Ícaro, do livre-arbítrio biopsicossocial, anticonservador, antipatriarcal, antinegacionista, antiterraplanista. Bora, Ocidente, estratégias totais contra morte de inocentes na Ucrânia. A Ucrânia é dos ucranianos! Donald Trump é um falastrão, farsante, criminoso, bufão, chocarreiro, palhaço, arrogante, bocal, ridículo, covarde, enganador, canalha! A democracia está morta nos EUA. A Europa ateísta, democrática, iluminista, liberal, criativa, é a grande esperança do mundo livre, justo, liberal, racional, científico, tecnológico! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Na faixa de Gaza, nenhum escudo para as crianças…
Só o Putin é genocida.
ki barbaridade !!!
Queria ver essa turma numa guerra, no primeiro tiro se borravam todos
Vai custar mais caro, aos que KHAZARIANA e fraternalmente “melanciaram”!
Desconfio de que a China andou dando uma de União Soviética com armamento de mentira só para dissuadir o inimigo.
Ou distrair com armas infláveis. Mas a narrativa de que os chineses estão mais bem armados do que os americanos atrai a atenção do público.
Mas e o Brasil?
Esses covardes e frouxos que estão sendo humilhados por Moraes e companhias não chegam aos pés dos militares que escreveram a nossa história.
Não acredito que destruiram nossas academias militares a esse ponto.
Não há como não enxergar os flertes de Trump e Maduro com um conflito armado no continente em que somos a potência hegemônica como algo ocasional ou alheio aos nossos interesses.
Deveríamos estar nos armando até os dentes para “a realidade do mundo atual” (Trump ao renomear o Departamento de Defesa como Departamento da Guerra) ao invés de perdermos tempo com togados corruptos e ridîculos e oficiais indignos, estúpidos e pusilânimes.
É absurdo pensar no tamanho e nos recursos do Brasil e em uma defesa fraca e tecnologicamente defasada.
Togados não têm pátria.
Esses políticos menos ainda.
São multimilionários com patrimônio espalhado pelo globo terrestre, principalmente em paraísos fiscais e em nome de laranjas.
Quem tem amor e defende a sua pátria deveria sentir vergonha de qualquer posição de lacaio, que sempre será submetido à compra de sucatas e à defasagem tecnológica.
E defender suas Forças Armadas enquanto instituições de Estado e que merecem valor e respeito como aqueles dispostos a darem suas vidas pelo Brasil e pelos brasileiros.
Amanhã, 7 de setembro, 203 anos da Independência Política deveria ser visto como o dia da pátria, do amor por esta terra.
Que não pode ser usurpado por oportunistas.
Vivemos uma corrida armamentista evidente.
Com possibilidades tecnológicas sem precedentes.
Como falar em soberania sem Forças Armadas?
Como ser independente sendo nitidamente mais fraco?
E o caminho dessa História não é multipolar e muito menos pacifista.
“Pretendendo-se a instalação de um estado de exceção e uma verdadeira ditadura”
Troféu Óleo de Peroba para esse cara de pau.
Senhor Luís Carlos Balreira , a guerra Ucrânia x Rússia foi o presente de grego ” liberticida ” que os golpistas de 2014 derem ao povo Ucraniano , ao derrubarem o então Presidente eleito Viktor Yanukovych e colocarem em seu lugar Volodymyr Zelensky e seus comparsas , a serviço da Inglaterra que provocara e iniciara a guerra contra a Rússia .