
Charge do Nando Motta (Arquivo Google)
Carlos Newton
A vingança é um tempero que não pode ser usado na Justiça. É preciso que os magistrados e operadores do Direito lutem com todas as suas forças para conduzir com imparcialidade todas as causas, não interessa quem esteja envolvido.
Num processo como o que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados, a situação fica ainda pior, porque a vingança deixou de ser tempero para se transformar no prato de resistência da política brasileira.
SEM PERDÃO – Realmente, não há desculpa para juízes e operadores do Direito que se deixem levar pela revanche. Sempre que isso acontece, o quadro se torna sinistro e maldito. De uma forma ou de outra, o veneno da vingança acaba transbordando do cálice e termina por atingir quem o destilou.
No caso do processo de Bolsonaro, essa deformação jurídica começou devido à revolta dos ministros com a invasão da Praça dos Três Poderes por bolsonaristas em 8 de Janeiro de 2023.
Assim, quando se iniciaram os julgamentos do vandalismo, os ministros ainda estavam cheios de ódio e aceitaram prazerosamente inventar crimes e situações para justificar penas de 17 anos de prisão e multa partilhada de R$ 30 milhões, para todos os que invadiram os palácios, sem que houve prova de que participaram ou não do vandalismo. Aliás, uma simples foto selfie, enviada para a família, era considerada prova material.
NUNES E MENDONÇA – Essa posição antijurídica e ditatorial do relator Alexandre de Moraes foi partilhada por todos os ministros, exceto os dois bolsonaristas, Nunes Marques e André Mendonça. Até mesmo Luiz Fux, considerado o maior processualista brasileiro, apoiou essas penas teratológicas.
Na época, a Tribuna da Internet fez questão de criticar Fux, que até então tinha rejeitado participar de outras decisões errôneas do Supremo, como a libertação de Lula, em 2019, e a descondenação dele, em 2021, para que o petista pudesse se candidatar.
Após esse posicionamento jurídico, porém, Fux também se deixou levar pelo sentimento de vingança e apoiou os inconcebíveis 17 anos para os vândalos.
ALTA CRIATIVIDADE – Para chegar a esses 17 anos, o relator Moraes teve de explorar a criatividade, aatribuindo aos vândalos cinco crimes que só eram três: 1) Organização criminosa armada; 2) Abolição violenta do Estado Democrático; 3) Golpe de Estado; 4) Dano ao patrimônio público; e 5) Deterioração de patrimônio tombado.
O primeiro crime (Organização criminosa armada) não existia, por falta de armas. Os dois seguintes (Abolição violenta do Estado Democrático e Golpe de Estado) são excludentes, pois o réu comete um ou o outro, jamais os dois. E os dois últimos (Dano ao patrimônio público e Deterioração de patrimônio tombado) também são excludentes, não podem ser cometidos conjuntamente.
Foi com essa aritmética antijurídica que Moraes acaba de conseguir 27 anos e três meses para condenar Jair Bolsonaro, um bocado de exagero.
###
P.S. 1 – Trata-se de um julgamento fora da lei. Luiz Fux é um dos culpados, porque ajudou a criar penas exageradas. Se tivesse apoiado Nunes Marques e André Mendonça lá no início, reduzindo as condenações do 8 de Janeiro, esse julgamento não seria tão vexaminoso. Fux demorou muito a acordar. Portanto, também é culpado e já passou a ser discriminado pelos demais ministros que apoiam Lula e o PT.
P.S. 2 – Falta agora a reação da matriz USA. Como a direção da filial Brazil decidiu desobedecer ordens lá da sede em Washington, agora estamos esperando o troco, em moeda forte. (C.N.)
Penso da mesma forma, titio. É isso aí!
“Missão dada, missão cumprida”….e desobedece pra ver o resultado!
Se recuarem, vão tudos pro saco!
CONGRESSO: ÚLTIMA CHANCE DO EX-MITO CONDENADO
APÓS FRACASSAR NAS TENTATIVAS DE GOLPE E SER INEDITAMENTE DERROTADO NA REELEIÇÃO E FRAGOROSAMENTE CONDENADO NO SUPREMO, SOBROU PARA EX-MITO TENTAR AGORA A ANISTIA NO CONGRESSO, SUA DERRADEIRA CHANCE.
Tudo pra proteger os interesses escusos da Organização Petista, promotora da paz e defensora da Democracia.
Cruz credo neste gente desvairada!
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&sca_esv=20f6847e24f004ff&udm=7&fbs=AIIjpHxX5k-tONtMCu8aDeA7E5WMWo3DuzU6NXqgSQpXLuFH97j9EbjM1UnG0Fb_De2_mznq_sLSLWC_PVgMrqXqpGCL7Rw-Ayo0yc8EgVeMdfA_Z3bqNjWeTf1SzXSYyeI40zbA7Ft57w4YhvZzG3MUshABNIG2Dp9_4UT2GWbnUfErcebY8YI5mFIocjFW7F_91sbZJXfJqyy9tKP7ORXpKEhMNHLApA&q=violencia+mst+brasilia+temer&sa=X&ved=2ahUKEwjpxoiBoNKPAxVUG7kGHZwnBmwQtKgLegQIExAB&biw=1366&bih=643&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:760b2e9b,vid:syKILk0p7uQ,st:0
O cara tem que ser muitíssimo louco pra se conluiar com a tal Organização.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/05/13/lula-apareceu-ao-lado-nao-apenas-de-ditadores-mas-tambem-de-criminosos-de-guerra-afirma-pesquisador.ghtml
MERECE DESTAQUE:
Finalmente achei um intectual que não se tornou um gênio imbecilizado, ideólogo da ex-cleptopatrimonialista Organização Petista, logo, concluo, não deve ter sido formado pelos seus aparelhos ideológicos educacionais, linha de produção fordistas de idiotas diplomados.
Tiveram também esta impressão sobre este PROFESSOR da UFF?
Este pândego Lules é mesmo a máxima expressão do anti-nazifascismo.
Besliguem-me! Acho que todos nós brasileiros morremos e não percebemos.
Passo a acrescentar aos que considero os três erros capitais (realidade paralela, desfazer do adversário e queimar as pontes ultrapassadas) da Realpolitik, um quarto absolutamente mortal: a vingança.
Agradeço a lembrança pelo articulista.
Observação.
O projeto da Organização é insustentável sem os devidos aparelhos de dominação político-ideológicos ideológicos educacionais, midiáticos e judiciais.
https://www.osul.com.br/projeto-do-pt-preve-30-anos-no-poder-com-maioria-no-stf-eliminacao-do-mp-e-controle-das-forcas-armadas/
https://www.osu/l.com.br/projeto-do-pt-preve-30-anos-no-poder-com-maioria-no-stf-eliminacao-do-mp-e-controle-das-forcas-armadas/
Como não sou dado às patrotices petistas:
Trump, mande um B2!
A consideração de Fux como o maior processualista brasileiro é algo que merece sérios estudos.
Nem Napoleão, que o bajulava demais, ao ponto de chamar o Código de 2015 de Código Fux, chegou a tanto.
Na época, eu comparava o ditatorial Fux no despótico Judiciário Brasileiro, em suas palestras sem possibilidade de apontar erros, nos ciclos do STJ, com o democrático e atencioso Brigadeiro Bueno, em Pirassununga, que sempre foi atencioso com os praças especiais, aos quais elogiava pela atualização temática: sabotagens à Base de Lançamento arrendada à Ucrânia, compra dos caças suecos…
O mesmo grupo há duas décadas.
Nada mudou.
De um jornalista do Estadão, “está na hora de reduzir os poderes de Alexandre e partir para a pacificação.”
Loola fez por merecer a medalha do “Pacificador”.
Em breve vai pacificar a Ucrânia e depois o Nobel.
Pra fanáticos religiosos extemporâneos, atrasados , neoludistas e farsantes como os da Organização Petista só mesmo a solução`à la aiatolás: atolá-los com um belo B2.
Ao que parece atá agora só o Japão, entre os países democráticos, fez uma leitura mais profunda do atual quadro estrutural e conjuntural.
Tudo indica que já percebeu que o cavalo arriado da Quarta Revolução Tecnológica só passa uma vez.
A Europa precisará , para cordar do seu mundo cor-de-rosa, enfrentar o avanço do sanguinário pilantra Putin, amigo do Lules, pra dentro de seu território.
Será que não será tarde demais?
_________________
Quanto ao Brasil , seremos eternamente exportadores de bananinhas ….
.. se não nos livrarmos da pilantragem que desgoverna nosso país…
Fiquei curioso – não é meu hábito ler as patocoadas dos aparelhos ideológicos midiáticos da Velha República Tardia (não preciso de ajuda externa pra aprofundar minha burrice) e acabei ficando curioso com o pomposo título de uma “propaganda” do Estadão ” A Crise Brasil-EUA”.
Dei-me ao trabalho de ler. Afoito só fui ver quem era o autor depois de perder meu tempo.
Era o Gabeira, com seu belo e sem retoques “anti-imperialismo”.
Pós Ditadura, o Lulobolsonarismo é a fase mais medíocre e perigoso pro futuro do Brasil.
CN, concordo contigo quanto a culpa de Fux. Apesar de seu voto ter sido brilhante, como não poderia diferente vindo de um juiz de carreira.
Fux ignorou, por incapacidade, o que não creio, ou por oportunismo populista (ou talvez outra motivação), algo que é fundamental para qualquer profissional com boa formação.
A visão holística e sistêmica do caso foi ignorada, um erro crasso. Fux preferiu fragmentar, individualizando as ações.
Ora, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, sabe que esse tipo de abordagem é falha.
Fux, ao fatiar o processo, agiu diferentemente do que praticou. Terá regredido nas análises? O que o motivou a ter um comportamento assim?
Gostaria de saber se tal comportamento irreconhecível está alinhado com sua atitude. Mas isso, somente ele pode responder.
Parece Denorex, mas não é!
https://www.facebook.com/share/v/16pbB9xxce/
https://www.brasil247.com/midia/new-york-times-brasil-teve-sucesso-onde-os-eua-falharam
A SUDERJ informa:
Substituição no texto de Carlos Newton …
Aliás, uma simples foto selfie, enviada para a família, era considerada prova material para a famiglia do podre judiciário”
no lugar de
Aliás, uma simples foto selfie, enviada para a família, era considerada prova material
CN concordo contigo em quase tudo aqui! Reparo apenas na questão que eles apoiam Lula e o Governo! Eles controlam Lula e o Governo!