
Charge do Cazo (blogdoaftm.com.br)
Pedro Figueiredo
G1
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se reuniram nesta semana após a sessão solene que promulgou a PEC dos Precatórios. Um dos assuntos tratados foi a anistia aos condenados por atos golpistas.
Motta confirmou um encontro com Alcolumbre sobre o tema. Mas afirmou que não houve nenhum acordo sobre texto. “Não há redação ainda. Cada Casa segue discutindo um texto”, disse Motta.
SEM DATA – O presidente da Câmara negou haver data para votar o tema. E negou também ter escolhido um relator. O PL, no entanto, avalia que urgência e mérito serão apreciados já na semana que vem. E espera que Motta anuncie o relator nos próximos dias.
Experientes parlamentares avaliam que Davi Alcolumbre não vai pautar um projeto de lei sobre anistia. E que uma das sinalizações foi a fala do presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA) de que não pautará o tema na comissão.
ENCONTRO – Na semana que vem, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) aguarda um encontro com Davi Alcolumbre para apresentar uma proposta de redação de uma anistia parcial. Pinato propôs um projeto de lei prevendo um alívio das penas proporcional aos atos de cada condenado.
Pela proposta, líderes e organizadores da tentativa de golpe não seriam anistiados. Aqueles que agrediram agentes públicos ou terceiros reduziriam um quarto da pena. Os que cometeram danos ao patrimônio teriam uma redução de 50% ou 25% da condenação de acordo com a gravidade dos atos. Já os que não se envolveram em depredação ou violência seriam integralmente anistiados.
Condenação de Bolsonaro e chefes militares golpistas é marco da história republicana – Reação política: Anistia
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcanti (RJ), diz ter apoio para pautar uma anistia ampla com adesão de segmentos do Centrão. Na próxima semana, as pressões para obrigar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pôr o projeto em votação, recrudescerão. A palavra de ordem é “pacificação”, mas o alvo é reorganizar a base para 2026, mirando o apoio do ex-presidente, que está inelegível, à candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à Presidência. O governador de São Paulo já anunciou a ida ao Congresso na próxima semana, para articular a aprovação da anistia.
Tarcísio também sabe que a anistia é inconstitucional, mas, ao mesmo tempo, será uma bandeira eleitoral para mobilizar o apoio dos aliados de Bolsonaro. Não foi à toa que prometeu indulto ao ex-presidente como “primeiro ato” de seu eventual governo.
O presidente Lula também se deu conta que está em curso um cerco eleitoral, unidos os partidos de extrema-direita e setores conservadores, a partir de um arranjo eleitoral em São Paulo, no qual o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disputaria o Palácio dos Bandeirantes e o clã Bolsonaro herdaria a prefeitura da capital, por meio do vice-prefeito Mello Araujo, um coronel bolsonarista da Polícia Militar paulista.
No plano jurídico, a dosimetria ganha centralidade como sinal de firmeza diante das pressões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Entretanto, as penas duríssimas reforçam o apelo emocional do perdão.
No tabuleiro diplomático, a Casa Branca aumentará a pressão econômica e na opinião pública. A condenação reacendeu holofotes em Washington. Com a retórica de perseguição, Trump voltou a sair em defesa de Bolsonaro e já anunciou que haverá novas retaliações.
Fonte: Correio Braziliense, Política, 12/09/2025 – 08:06 Por Luiz Carlos Azedo
A Organização Petista esquece da desastrosa dilma.
É necessário, para uma avaliação mais criteriosa, considerar a pandemia do Covid, inclusive comprando com outros países.
### 📊 Ranking dos Últimos 4 Governos (Indicadores Econômicos)
**📈 Crescimento do PIB (média anual)**
🥇 **Temer** – 1,6%
🥈 **Bolsonaro** – 1,5%
🥉 **Lula (até 2025)** – tendência acima de 2% (2024 foi 3,4%)
🥵 **Dilma** – 0,4% (recessão em 2015-16)
—
**💹 Inflação (controle e estabilidade)**
🥇 **Lula (2023-2025)** – inflação perto da meta (\~4,8%)
🥈 **Temer** – trouxe inflação para baixo após pico de 2015-16
🥉 **Bolsonaro** – alta por combustíveis e pandemia, controlada só no fim
🥵 **Dilma** – perdeu controle no fim do mandato (acima do teto da meta)
—
**👷♂️ Desemprego**
🥇 **Lula (2023-2025)** – menor taxa da série recente (abaixo de 8%)
🥈 **Temer** – parou piora, mas desemprego seguiu alto (\~12%)
🥉 **Bolsonaro** – desemprego muito alto na pandemia, caiu em 2022
🥵 **Dilma** – saiu com desemprego em forte alta (crise 2015-16)
—
**📉 Ajuste Fiscal / Contas Públicas**
🥇 **Temer** – teto de gastos e reformas
🥈 **Lula (2023-2025)** – tenta novo arcabouço fiscal, desafio é manter superávit
🥉 **Bolsonaro** – auxílios e gastos extras aumentaram déficit
🥵 **Dilma** – pedaladas e déficit recorde (2015-16)
—
✅ **Resumo curto para comentário:**
> Ranking dos últimos 4 governos:
> **PIB:** Temer > Bolsonaro > Lula > Dilma
> **Inflação:** Lula > Temer > Bolsonaro > Dilma
> **Desemprego:** Lula > Temer > Bolsonaro > Dilma
> **Ajuste fiscal:** Temer > Lula > Bolsonaro > Dilma
—
Quer que eu faça isso em **formato de imagem/infográfico** (ficaria perfeito para postar em comentário de rede social ou fórum)?
Fonte: ChatGpt
____________
Meu vômito com a Globo é mais por ser um lixo cultural, que propriamente por ser aparelho ideológico da Velha República Tardia.
______________
É só no Brasil e Venezuela que se enfia o “Estado Democrático de Direito” guela abaixo.
Querem fazer foie gras com os fígados do povo brasileiro?
Há “dendos”, em:
https://www.facebook.com/share/1F52mM9cuS/
https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2025/09/12/brasil-vira-o-adulto-na-sala-em-democracia-e-exemplo-para-os-eua.htm
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A que ponto a pilanttrgem tá chegando!
Tá pra ler um lixo deste?.
N]ao preciso de ajuda externa pra ficar mais burro e idiota que já sou!