Lula erra feio ao tentar alinhamento do Brasil com a China, Rússia e Irã

Charge: as manchetes de Trump sobre guerra comercial levam os mercados à  loucura – ´pMoney Times

Charge reproduzida do Arquivo Google

Carlos Newton
Estadão

No Brasil e no mundo, a política está ficando cada vez tresloucada e surreal. Os conceitos de direita e esquerda, que vigoravam desde a Revolução Francesa, tornaram-se absolutamente superados, a tal da Inteligência Artificial não tem como explicar essa situação, porque não captam ironias, os robôs estão sendo levados à loucura.

Ao analisar essa situação, é fundamental nos debruçarmos sobre a disputa ideológica mais importante que está acontecendo no momento. Com toda a certeza, a situação mais grave é o enfrentamento entre o Supremo Tribunal Federal e o governo do presidente americano Donald Trump.

TEORIAS VÃS – Há quem acredite que o problema é causado pela “amizade” entre Trump e a família Bolsonaro, porém isso nunca existiu. O fato concreto é que a matriz USA despertou para o fato de que precisa manter a filial Brazil sob controle.

As excelentes relações entre China e Rússia e o crescimento do Bloco Brics, com a adesão da Venezuela e do Irã, significam a concretização da nova Rota da Seda, que dará enorme impulso à economia chinesa, podendo realmente alterar o equilíbrio da balança econômica mundial.

Os gênios de Washington jogam muito sujo e podem aturar muita coisa em matéria de política externa, mas não admitem perder a hegemonia mundial.

BASE JURÍDICA – É nesse quadro que se enquadra a disputa entre o governo dos EUA e a Suprema Corte brasileira. A assessoria de Trump encontrou base jurídica para sustentar seus ataques ao ministro Alexandre de Moraes e ao STF em geral.

Trump e seu governo não estão mentindo nem exagerando. É verdade que Moraes está descumprindo a Primeira Emenda, que é a norma jurídica mais perfeita sobre democracia. É uma soma de infrações absolutamente clara.

Notem que no “Tarifaço” o Brasil foi um dos países menos atingido, com imposto de 10%. Lula aproveitou para atrair eleitores incautos, em aparições performáticas de soberania e nacionalismo.

###
P.S. 1
Em situação normal de temperatura e pressão, o Brasil tem de decidir se ficará ao lado dos Estados Unidos e da Europa ou se entregará seu futuro ao eixo Pequim/Moscou. É isso que interessa discutir. Se Lula realmente soubesse o que significam as palavras democracia e soberania, poderia manter o Brasil em sua política externa tradicional de não alinhamento. Mas não tem essa grandeza. Está optando pelo alinhamento com China, Rússia e Irã, países que nada têm a ver com a cultura brasileira.

P.S. 2 – Nesta terça-feira, Lula fala na ONU na presença de Trump. Comprem pipocas. (C.N.)

28 thoughts on “Lula erra feio ao tentar alinhamento do Brasil com a China, Rússia e Irã

  1. NÃO É SÓ O EX-MITO QUE LEVA (OU LEVAVA) O POVO ÀS RUAS. O BARBA TAMBÉM LEVA

    Ato contra anistia e PEC da Blindagem leva 42,4 mil pessoas à Paulista, e 41,8 mil a Copacabana

    Público em São Paulo é semelhante ao da manifestação de 7 de Setembro deste ano, que reuniu 42,2 mil apoiadores do ex-mito no mesmo local; no Rio, na região onde ocorrem atos bolsonaristas, número também foi similar.

    Atos contra anistia e PEC da Blindagem tem bandeirão do Brasil (e não dos States) em SP e Chico, Gil e Caetano no Rio

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 21/09/2025 | 18h51 Por Redação

    Barba opta por cantor ao invés de pastor e faz sucesso em manifestações.

    O ex-mito pode trocar o Mala nos próximos atos.

    ______________

    E COMO FICAM O EX-MITO, O BANANINHA, A ZABELA, O MOTTINHA E OS BOLSOTÁRIOS EM GERAL DEPOIS DESSAS MULTIDÕES NOS ATOS DE HOJE?

    E OS “RESERVAS MORAIS” CRIVELLA E O PAULINHO DA FORÇA?

    _____________

    A ESTUPIDEZ DO BOLSONARISMO ACABOU CAUSANDO A VOLTA DA ONDA VERMELHA À COPACABANA E À PAULISTA ONTEM.

    À EXTREMA-DIREITA SOBRA AUTORITARISMO, ARROGÂNCIA E PREPOTÊNCIA, MAS PARECE FALTAR-LHE INTELIGÊNCIA.

  2. Sr. Newton

    Ao se alinhar com os Páises do Eixo do Mal, como se fosse “democráticos”, Narcola está jogando o Brasil no fundo do poço sem dó nem piedade….

    “…Em março de 2020, o magnata do setor imobiliário Ren Zhiqiang desapareceu depois de chamar Xi de “palhaço” por sua gestão da pandemia de covid. Naquele mesmo ano, em um julgamento que durou um dia, Ren foi condenado a 18 anos de prisão por corrupção.

    O bilionário sumido de maior destaque é o fundador do Alibaba, Jack Ma, que era a pessoa mais rica da China. Ele desapareceu no final de 2020 após criticar os reguladores financeiros do país.

    Por que bilionários chineses estão desaparecendo misteriosamente

    https://www.bbc.com/portuguese/articles/c727285jy09o

  3. Na questão econômica o Brasil precisa ser pragmático. Ora, para isso o Brics é fundamental. E também diversificar acordos de livre comércio, tais como o acordo Mercosul -EFTA, Mercosul-Singapura. Acordos com o Vietnã, Japão também são importantes.

    O acordo Mercosul – União Europeia só não saiu ainda, porque a França teme concorrência com sua agricultura, mas vai sair.

    Quanto aos EUA, o país está fechando sua economia e o agro de lá teme a concorrência com o agro daqui. Se a política atual persistir, não deve haver melhorias para nós em curto prazo para nenhum país, principalmente àqueles vistos como potenciais concorrentes, principalmente a China que parece não esgtar sob influência de seu poderio tecnológico e financeiro.

    E, convenhamos, os EUA não transferem tecnologia que tanto precisamos para progredirmos. Claro que é um importante mercado, mas não podemos ficar submissos aos ataques de um governo dos EUA fascista. Pois enquanto bradam liberdade de expressão aos outros, no próprio país tentam calar as vozes dissidentes.

    Vamos parar com essa balela de que os EUA são um exemplo de democracia.

    • Fantástico, o seu comentário, José Vidal.

      O Brasil tem o dever de diversificar a venda de seus produtos comerciais. O tarifaço de Trump contra a nação é um motivo transcendental, que nos move nessa direção.

      Nosso superávit com a China chega aos 20 bilhões de dólares anuais.
      Com os EUA, desde 2017, experimentamos déficits comerciais de mais de 3 bilhões de dólares.
      Compramos muito mais do que vendemos para nossos irmãos do norte. Portanto, injustificável o tarifaço, sobre o ponto de vista do comércio entre duas nações amigas.

      Trump se incomoda com o comércio entre Brasil e China.
      Por exemplo, os plantadores de soja americanos, reclamam com Trump que a concorrência do Brasil prejudica seus negócios.

      A China prefere comprar a Soja brasileira, que tem preços menores do que a soja americana. Então, Trump pretende destruir a Economia brasileira para favorecer os produtores de soja americana.

      Trump alega, que o tarifaço ( embargo comercial) tem motivos políticos, contudo, nada mais falso. Trump esconde os verdadeiros motivos, primeiro que o ogro, muito vaidoso, não quer dar palco para o Brasil, que ele considera um país menor, quintal da América, segundo, que incomoda ao Trump a participação do Brasil nos BRICS. Como a China hoje é o pior inimigo dos EUA, todos que fazem comércio com os chineses, vão sofrer retaliação. A Índia também foi tarifada com a mesma taxa do Brasil.

      Falar em Democracia, como Trump fala e seu ventríloquo, Marco Rúbio, secretário de Estado, também vocifera, dá náuseas no estômago, quando a primeira viagem internacional de Trump, foi para a Arabia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, três ditaduras árabes.

      Realmente, coerência, seu nome não é Donald Trump.

  4. “###
    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – E ainda chamam isso de jornalismo… Como é possível publicar uma matéria desse tipo, sem citar que Lula na época era conhecido como “Barba” e trabalhava para o regime militar passando informações sobre os colegas sindicalistas. Há vários livros sobre isso, contando o relacionamento de Lula com a família Tuma. Na época, frequentava a casa deles, onde costuma almoçar e tomar porre nos fins de semana, depois dormia no sofá da sala. Dois livros que falam sobre o agente “Barba” foram escritos pelo delegado federal Romeu Tuma Jr. (“Assassinato de Reputações I e II”). Detalhe: Lula nunca desmentiu esses relatos de sua atuação como X-9, nem ameaçou processar os autores dos livros. Aliás, a prisão dele foi uma farsa, montada em 1980 para reforçar seu prestígio como falso sindicalista. Não é possível que, na redação do Estadão, ninguém saiba quem foi o “Barba”. (C.N.)”

    PS. Analisando: Se o “Barba” se diz Comunista, os demais do conjunto inicial (Golberi/Fhc/Tuma, BRICS, etc…etc…, também eram e são servos “Rothschild”=Escudo Vermelho?
    O “Barba”, continua Agente Duplo?
    https://www.tribunadainternet.com.br/2024/12/16/um-dos-medicos-e-filho-de-tuma-que-prendeu-lula-na-ditadura/

  5. Caro CN … bom dia!

    Quando Portugal estava sendo fundado, o futuro primeiro rei teve visão em que Jesus dizia que Portugal tinha missão de propagar o Evangelho.

    Isso se cumpriu na a Época dos Descobrimentos em que o Papa dividiu as áreas a serem descobertas em Espanha e Portugal.

    E os portugueses evangelizaram Brasil, África, Índia, China e Japão.

    Interessante que BRICS é composto por países de evangelização portuguesa … que certamente cabe agora ao nosso Brasil.

    Já coloquei por aqui links atinentes … posso recolocá-los.

    Saudações emedebistas do chegamais.

  6. José, complementando seu comentário, dizer que, como colocou o amigo Carlos, “Trump e seu governo não estão mentindo nem exagerando. É verdade que Moraes está descumprindo a Primeira Emenda, que é a norma jurídica mais perfeita sobre democracia. É uma soma de infrações absolutamente clara” é esquecer que nos Estados Unidos Trump já mandou reiteradamente a Primeira Emenda para o lixo, pressionando órgãos de notícia a demitirem jornalistas cujas matérias não l;he agradam e processando esses órgãos por bilhões de dólares,, pressionando economicamente universidades a excluírem alunos e mudarem seus currículos, apagando de museus, monumentos e relatos históricos as menções à escravidão e elogios a negros e imigrantes. Os Estados Unidos já deixaram de ser uma democracia desde que Trump assumiu seu segundo mandato, ajudado por um partido republicano servil e uma Suprema Corte onde ele em ampla maioria.

    • Bravíssimo Wilson.
      Trump é o primeiro a jogar na lata do lixo a Liberdade de Expressão.
      Quando é criticado, Trump reage como um Ditador.
      Persegue jornalistas, diretores do Banco Central, servidores públicos, Universidades, jornais, revistas e negros.
      Não existe mais Democracia nos EUA e Trump crítica a falta de Democracia no Brasil,? Isso é uma piada de salão. Ele está ameaçando o Brasil, por uma única razão: Concorrência.

      O Brasil se tornou o maior produtor de alimentos do mundo, logo virou uma ameaça ao Império.
      A lógica do Trump é dinheiro, lucro e negócios escusos.

  7. “O fato concreto é que a matriz USA despertou para o fato de que precisa manter a filial Brazil sob controle.”
    Exato, os Estados Unidos não permitirão um Brasil comunista com o aconteceu com Cuba. Não vai haver um Cubão.
    Quanto a opção, China Rússia e Iran, tivemos em 64 optar entre USA e URSS. Se safamos por pouco, mas deixou sequelas até hoje.
    URSS com um Brasil comunista e suas riquezas não deixariam eles quebrarem, não cairia o Muro de Berlim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *