
Eduardo desafia Bolsonaro e expõe fissura na direita
Bela Megale
O Globo
Jair Bolsonaro externou a aliados que o visitaram recentemente sua insatisfação com as manifestações públicas de Eduardo Bolsonaro. Segundo relatos feitos à coluna, o ex-presidente avalia que o filho está “falando muito” e que, a cada vez que se pronuncia, prejudica ainda mais o pai.
Em prisão domiciliar e proibido de falar com Eduardo, Bolsonaro chegou a pedir que um aliado transmitisse essa mensagem ao filho. A ideia é que esse interlocutor vá aos Estados Unidos para ter uma conversa pessoal com Eduardo Bolsonaro, na tentativa de amenizar as falas do deputado federal.
“FORMA DE COMUNICAÇÃO” – Esse não é o primeiro recado que Eduardo recebe. Há algumas semanas, seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro, conversou com ele sobre a “forma de comunicação” que vinha adotando.
Parlamentares do PL relataram que a conversa que o senador teve com o irmão teria sido um pedido do próprio Bolsonaro, que já estava incomodado com o excesso de exposição de Eduardo e com o tom adotado em suas postagens nas redes sociais e entrevistas.
INCÔMODOS – A tônica de ameaças — seja contra parlamentares, membros do Judiciário ou até aliados do pai, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto — seria um dos principais incômodos.
Eduardo já deu sinais de que a influência de Bolsonaro sobre sua atuação tem limites. O deputado já sinalizou que pretende se lançar candidato à Presidência, mesmo sem o apoio do ex-presidente. Ele avalia, inclusive, disputar a eleição contra um nome lançado por Bolsonaro, caso o capitão decida apoiar Tarcísio de Freitas.
E Tarcísio já pensa em apoiar ‘ratinho’ Júnior contra o ‘ratão’ Barba
Tarcísio sinalizou a aliados que já avalia apoiar um nome da direita para Presidência: o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Ele demonstrou estar acompanhando as movimentações do centrão para cacifar Ratinho Júnior como opção contra Barba e mostrou simpatia pela solução.
A série de movimentos que fragmentaram a direita na última semana jogou um banho de água fria na candidatura de Tarcísio.
Tarcísio tem garantido que, hoje, seu plano é concorrer à reeleição em São Paulo.
O paranaense é do PSD, partido de Kassab, que é secretário de Tarcísio e teve papel essencial em sua candidatura ao governo paulista, em 2022.
Fonte: O Globo, Opinião, 26/09/2025 10h43 Por Bela Megale
TARCÍSIO É APENAS UM TÉCNICO SEM TRAQUEJO POLÍTICO
Tarcísio vendeu-se como bom administrador e foi carimbado de ministro “técnico” — o que, convenhamos, não chegava a ser difícil ao lado de nomes como Damares Alves, Ricardo Salles ou Ernesto Araújo.
Passou quatro anos inaugurando placas, cortando fitas, sorrindo para as câmeras. Discreto, não porque fosse sábio, mas porque, hoje se vê, não tinha o que dizer.
Mesmo assim virou governador de SP e, por um instante, chegou a parecer uma possibilidade concreta para a significativa fatia do eleitorado que não aguenta mais um país às turras.
Olhando assim de longe, um moderado, praticamente.
Tarcísio não precisava mexer uma palha para ser viável em 2026. Bastava continuar bancando o gestor, falando platitudes e fazendo cara de paisagem.
Apenas um técnico sem traquejo político, um homem comum fazendo o seu trabalho.
Mas eis que achou de bom-tom anunciar que seu primeiro ato na presidência, eleito fosse, seria indultar Bolsonaro.
Pronto. Com uma única frase perdeu o apoio da turma que define eleição, aquela turma que um dia votou em Bolsonaro para não eleger Lula, mas votou em Lula para não eleger Bolsonaro.
Como se fosse pouco, ainda foi à manifestação na Av. Paulista pedir anistia para os golpistas, atacar o STF e dividir espaço com uma enorme bandeira americana, em pleno Dia da Independência. Pelo visto, não entendeu onde bate o tarifaço.
As infâmias se somam e o retrato que elas compõem, como um quebra-cabeças que se completa, vai delineando o retrato de um homem de inteligência muito limitada, indigno do cargo que ocupa.
Assumindo a própria estupidez. Está lá no Instagram, para quem quiser ver, o governador do maior estado brasileiro vestindo o bonezinho MAGA no dia da eleição de Trump, enquanto diz, eufórico: “Grande dia!”
De todo modo, o estrago está feito. O boné era vermelho, mas o mico é verde-amarelo. E, em se plantando, tudo dá — até traição, entreguismo e burrice. Muita burrice.
Fonte: O Estado de S. Paulo, Opinião, 11/09/2025 03h30 Por Cora Rónai
Será que tô ficando maluco?
Como esse sujeito pretende ser candidato a presidente, se assim que pisar em solo brasileiro, vai imediatamente pro Xilindró.
Essa família tá passando dos limites e querem acabar com o país.
Será que ele não se dá conta que não tem a menor condição de derrubar o governo e impor um governo que governe pra familícia?
O banana, tá doente. Qualquer um, vê que está muito doente e não enxerga mais um palmo a sua frente .
Sabe que errou feio e continua errando, essa história, vai acabar mal pra ele.
Essa pessoa está tão desesperada, que precisa URGENTEMENTE DE TRATAMENTO MÉDICO.
Será que ninguém vê isso?
Será que os “parceiros” dessa enlouquecida empreitada não podem ajudá-lo?
Parece que querem cavar a morte desta pessoa.
O cara está obsecado e alucinado, portanto, o estado de saúde dele é grave.
O melhor seria voltar, parar com essa pantomima e enfrentar a lei de uma vez por todas.
É assim que um homem que errou, tem que se comportar.
TEM QUE RECONHECER A DERROTA E ENFRENTAR A JUSTIÇA DE PEITO ABERTO.
Não suporto esse sujeito, mas na verdade, já tá dando até pena.
José Luis
Sugiro um duelo . Nos livraríamos de um GRANDE problema ao menos.
O BANANINHA É O PRODUTO DO CENTRÃO E DA DIREITA, QUE SÓ PENSA EM PREJUDICAR O PRÓXIMO, COM SUAS IDEIAS MALUCAS E FORA DA REALIDADE… ESTÁ SONHANDO ACORDADO E PENSA QUE OS ELEITORES SÃO BURROS… É MUITO MELHOR VOCÊ FICAR NOS EEUU ATÉ O DIA EM QUE O PSICOPATA DO DONALD TRUMP NÃO LHE DEPORTAR, COMO PERSONA NÃO GRATA… TE MANCA, BABACA DO SACO ROXO, E VAI TRABALHAR, ENQUANTO É TEMPO… VADE RETRO SATANA…