
Dirceu elogiou habilidade política de Valdemar Costa Neto
Raisa Toledo
Estadão
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar a trama golpista, “não tem condições de ir para a prisão comum”. Ele também avalia que Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, é “um dos quadros da direita brasileira mais qualificados”.
Em entrevista à BBC Brasil publicada nesta segunda-feira, 6, Dirceu disse que não acredita na possibilidade de Bolsonaro ser enviado a um presídio comum como o Complexo Penitenciário da Papuda. “Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas”, afirmou.
RECURSOS – Atualmente, o ex-presidente está em prisão domiciliar por ter violado cautelares em investigação por coação e ainda pode apresentar recursos contra sua condenação criminal.
Na avaliação de José Dirceu, que já ficou preso cinco vezes ao longo de seus quase 80 anos, o estado de saúde e o perfil emocional de Bolsonaro o impedem de cumprir pena no sistema carcerário: “Me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole”.
O petista comparou a situação ao caso do também ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção e em prisão domiciliar, mas relembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu pena em uma unidade prisional. “Não foi assim com o presidente Lula, né? Ele foi preso. É verdade que era uma prisão da Polícia Federal”, observou.
REDUÇÃO DE PENAS – Dirceu criticou políticos que pedem redução de penas aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. “Esses que estão falando em diminuir as penas agora, nos últimos dez anos eles aumentaram as penas para tudo no Brasil, sem condições do sistema penitenciário receber (esses presos)”, disse.
O relator do chamado “PL da Dosimetria”, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), estima que o projeto possa reduzir a pena de Bolsonaro “entre sete a 11 anos”. Mesmo assim, bolsonaristas insistem em uma proposta de anistia para perdoar os crimes.
Durante a entrevista, o ex-ministro relembrou a convivência com Valdemar Costa Neto. Os dois foram aliados nas articulações pela eleição de Lula em 2002 e, depois, dividiram cela quando presos pelo mensalão.
“MAIS QUALIFICADOS” – “Valdemar é o político mais hábil que tem na direita, porque ele construiu um partido que tem 92 deputados e elegeu o presidente da República. Então, não pode subestimar”, afirmou, acrescentando que Valdemar é “um dos quadros da direita brasileira mais qualificados”.
José Dirceu pretende disputar pela quarta vez uma vaga de deputado federal por São Paulo, em 2026. Segundo ele, a candidatura atende a um pedido direto de Lula e será uma forma de “reparação” após as prisões que considera injustas, nos casos do mensalão e da Lava Jato.
As penitenciárias são controladas pelo crime organizado.
Aliás, o Brasil inteiro é.
E o comando supremo está em Brasília agora.
Leva então o ex-mito para sua casa, Pedro Caroço.
Verme asqueroso!
______
Trump já passou K-Y Gel.
As divisões.
A dos séculos considera Jesus Cristo, antes e depois Dele.
Reinaldo antes e depois de Loola no poder, antes ele considerava Zé Dirceu como o Montesquieu de Passa-Quatro, agora passa pano para $talinacio.
FHC de antes escrevia livros e depois de comprar o Congresso para criar a reeleição mandou esquecer o que tinha escrito.
Diluvio e Lava Jato, muitos dos que tem o pé sujo com a lama do diluvio e da Lava-Jato agora são os democratas desde criancinha, desde o primeiro cagar dos pintos.
Gaza dos filisteus agora não precisam mais de Davi pra dar pedrada na cabeça de Golias, os socorristas dos palestinos levam para o recinto do Hamas ajudas humanitárias transportados em veleiros, iates e sabe lá, até em canoas; a Greta, aquela que ainda não viu a avó pela greta vai doar alguns discursos e orações humanitárias pra os defuntos do genocídio.
Antes e depois do Corão, antes vivia todo mundo junto e misturado, depois os aiatolás é quem escolhem quem vai pro céu ou inferno, certo tipo de gente é enforcada par chegar mais depressa no céu.
Antes e depois do pão com mortadela; A filha de Regina Duarte disse que Chico, Caetano e Gil são artistas decadentes, a grita fez os esquerdinhas ranger os dentes, mas fritando os ovos, a multidões de antes iam pelo pão agora vão pelo samba.
Antes e depois da CPMI da ladroagem dos velhinhos. Há que se considerar pelo STF a presunção de inocência dos ladrões.
A flotilha era festa e curtição ao tentar furar o bloqueio marítimo de Israel, depois de presos e repatriados denunciam que foram torturados e em ambientes infectos. Imagino que sofreram a praga árabe que desejavam aos inimigos as pulgas de mil camelos.
É como vejo!
Esqueci de dar o crédito, vai para eu mesmo.
Hehehe
Trump ligou para Lula… E Bananinha ficou a pé
Dudu Tarifaço cantou a pedra no início de julho passado, quando registrou que o post de Laranjão defendendo seu pai poderia vir a ser “a última ajuda vinda dos EUA”. Dias depois, escrevia ao ex-mito:
— Tire do cálculo o apoio dos EUA.
(…)
O Globo, Opinião, 08/10/2025 00h06 Por Elio Gaspari
https://oglobo.globo.com/opiniao/elio-gaspari/coluna/2025/10/e-trump-ligou-para-lula.ghtml
Nos States, Bananinha chegou aos subúrbios do poder e achou que tinha conquistado Washington.
A América não tem amigos permanentes ou inimigos, apenas interesses.
Henry Kissinger
Informação clara e objetiva!
A estratégia dos Bolsonaros fracassou: A essa altura, Laranjão já percebeu que comprou “gato por lebre”
A aposta em transformar a política externa em instrumento de chantagem ideológica custou caro – e terminou isolando o ex-mito até de Laranjão
A conversa telefônica entre Laranjão e Lula na segunda-feira, 6, encerra de vez a estratégia da família Bolsonaro de usar a tensão diplomática com os States como ativo político.
A tentativa de condicionar o restabelecimento das relações comerciais a uma espécie de “anistia branca” ao ex-mito – naufragou de vez.
O pragmatismo comercial – que há décadas orienta as relações entre Brasil e States – voltou a prevalecer sobre a ideologia.
O cálculo de Laranjão, centrado em resultados econômicos e em sua própria reeleição, não comporta mais o risco de se associar a uma liderança tóxica e juridicamente enredada como o ex-mito.
A essa altura, Laranjão já percebeu que comprou “gato por lebre”: a narrativa de perseguição política vendida pelo bolsonarismo não convenceu o establishment americano, tampouco justificou as barreiras comerciais e as sanções impostas ao Brasil.
(…)
Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 08/10/2025 | 14h53 Por Carlos Pereira
Dirceu elogiou habilidade política de Valdemar Costa Neto
Os corruptos se protegem..
Poxa vida , infelizmente o único ” responsável e culpado pelo crimes do ” MENSALÃO ” foi o pato e empresário Marcos Valério preso até hoje e sem perspectivas de quando será solto , que caiu na besteira e esparrela de se associar e aliar-se aos parlamentares corruptos e lesa-pátria , sendo que agora estão livres , leves e soltos cometendo os mais diferentes crimes contra o Brasil e seu povo , contanto com a anuência e conivência de seus iguais do poder judiciário Brasileiro .
Que me desculpem a sinceridade, que moral tem Dirceu para criticar o nosso sistema penitenciário?
Será que já apagaram a lava-jato totalmente? Não da minha mente.
Senhor Rue des Sablons , não é preciso se desculpar , por falar a verdade , pois assim agindo estarás dando a impressão de que falas a verdade com medo , de quem a ouve .