Tarcísio aprende em 24 horas como remendar imagem e entrar no jogo

ATO BOLSONARISTA / DIA DA INDEPENDENCIA / AV. PAULISTA. Foto: Daniel Teixeira/Estadao

Tarcísio aprendeu a fazer política e sabe como proceder

Francisco Leali
Estadão

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está na qualidade de “pré-pré-candidato” a presidente da República. Na direita, seu nome lidera as preferências como alternativa ao impedimento de Jair Bolsonaro, inelegível e condenado por tentativa de golpe de Estado.

Nessa posição de quem vai ser, mas ainda não é, Tarcísio fez dois movimentos esta semana. No momento, parece não querer se dar ao luxo de ter fissuras na imagem pública.

SÃO RESPOSTAS – Os dois episódios estão traduzidos no mundo das redes no formato de vídeos gravados pelo próprio governador. O primeiro é do “Errei”. O segundo segue a filosofia do bordão “me deixem trabalhar”.

O primeiro caso ocorreu no começo da semana. Fez piada fora de hora sobre o caso das bebidas adulteradas e que resultaram em mortes. No dia seguinte, correu para as redes para pedir desculpas, admitir o erro na tentativa de encerrar logo o assunto. Apressou-se, portanto, para remendar sua imagem.

Já o segundo caso serve de modelo para como Tarcísio já está pronto para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ambiente público.

CAMPANHA DO PT – O governador gravou um vídeo dizendo que estava sendo obrigado a fazer uma pausa no trabalho por ser vítima de uma campanha do PT de desconstrução da sua imagem.

Ele citou nominalmente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para sustentar que não apoia quem quer criar impostos ao invés de cortar gastos.

Ao mesmo tempo, posta-se como o engenheiro que toca obras. Foi como se vendeu em 2022 e muito certamente o fará em 2026.

VERSÃO LIGHT – Nos dois casos, Tarcísio deu sinais de estar disposto a responder rápido ao que é lançado na direção de suas vidraças. Mas, por enquanto, interpreta o papel de uma versão light do bolsonarismo e ainda não partiu, de fato, para a ofensiva.

Não é bem o estilo incensado por Jair Bolsonaro, mas parece ter o que se tem no momento à disposição da direita.

Caso o governador seja, de fato, ungido como herdeiro do ex-presidente, talvez tenha que mudar de tom e também vestir o figurino de quem está pronto para briga.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Excelente artigo de Fernando Leali. Retrata bem o momento, com Tarcísio levando pancada de todos os lados. No próximo ano, quando Bolsonaro anunciar apoio a ele, poderá então se lançar em campanha. Por enquanto, é somente treino. O jogo de verdade começa no ano que vem, e Tarcísio estará preparado para entrar em campo. (C.N.)

5 thoughts on “Tarcísio aprende em 24 horas como remendar imagem e entrar no jogo

  1. Uma boa deixa para o engenheiro Tarcísio:

    O Nobel de Economia vai para crescimento puxado por inovação.

    Nosso agronegócio segura as pontas de tudo, apesar da ausência de estradas e do descaso estatal com infraestrutura.

    Escutei hoje em Cuiabá as reclamações de uma antiga motorista de carreta própria (carreteira, pequena transportadora) sobre o desastre do tabelamento e do aviltamento dos fretes durante a gestão Bolsonaro.

    E não se deveu apenas à pandemia e à elevação do custos, pois o setor de logística segurou o comércio eletrônico e o comércio tradicional, os shoppings em geral e os imóveis comerciais nos grandes centros se afundaram.

    Fico impressionado com as bobagens que um engenheiro do IME fala e com os moles que dá para os chapas brancas do Departamento de Imprensa e Propaganda de Lula (irmãos Marinho).

    • Problemas estruturais do país intocados, aliás aprofundados por décadas de descaso dos governos da decadente e ignóbil Organização Petista:

      1) o principal – elevados índices de corrupção sistemática, sistêmica estrutural, endêmica e constitucionalizada pelo braço judicial da Organização;

      2) piores Índices de Desigualdade Socioeconômica, medida pelo Índice de Gini, apesar dos “programas sociais”, digo métodos de preservação da miséria e compra de votos dos famélicos;

      2) elevados índices de criminalidade, sendo que a Justiça está focada em perseguir e extirpar, inutilmente, os adversários da Organização Cleptopatrimonialista;

      3) péssimo índices de Educação, medidos pelo PISA, que nos coloca em situação internacional vexatória, apesar dos esforços dos professores em ensinar descolonização pros alunos que sequer sabem ler e escrever;

      4) baixíssima produtividade da Economia.

      5) atraso tecnológico de, pelo menos, 50 anos;

      6) baixíssimos níveis de competividade econômica;

      7) infraestrutura precária e sucateada (logística, saneamento, energia), que encarece os produtos na ponta,

      Etc.

      • De forma que manter a Organização Petista carniceira, que suga sua seiva vital da miséria e do atraso é suicídio. Ela precisa de manter o país no atraso e as pessoas pobres materialmente e politicamente para executar seu projeto de extorsão da soeidade pra satisfazer os interesses escusos e criminosos das oligarquias patrimonialistas.

        É um organiação reacionária, neoludita e carniceira.

        Ainda não apareceu um estadista com um programa claro e radical de ataque a estes problemas.

        É preciso alguém que exerça o poder efetivamente, como é o exemplo de Trump.

        O menos ruim é o Tarcísio, cercado de todos os lados pelo lulobolsonarismo, pior fase políica pós-Ditadura.

        Ele possue as credenciais técnicas e não fala merda como o Lula, para quem os livros de Economia estão superados.

        Se o pusilânime Taxadd mete o pau nele, é porque tem algo de muito bom!

  2. Esse truculento, vai entrar em campo, já derrotado.

    Vai perder, está na cara.

    Só pode ser um idiota perfeito, porque não percebe que estão jogando ele no lixo.

    A ambição, está cegando mais um imbecil.

    Que tudo quer, tudo perde.

    Vai ficar sem nada!

    TOMARA!

    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *