
Denunciados teriam elaborado e disseminado informações falsas
Márcio Falcão
G1
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (14) a condenação dos sete réus do chamado núcleo 4, responsável por ações de desinformação vinculadas à chamada trama golpista. A Procuradoria acusa o grupo de ser o responsável por ações essenciais para articular a tentativa de golpe que agiu para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, mesmo após a derrota nas urnas em 2022.
Em setembro, Bolsonaro foi condenado pelo STF no julgamento do núcleo crucial da trama golpista. Ele recebeu a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de estado e outros quatro crimes. A denúncia foi dividida em núcleos. Neste grupo, os denunciados teriam elaborado e disseminado informações falsas e atacaram autoridades para tentar provocar uma ruptura institucional.
INSTABILIDADE SOCIAL – Essa ruptura seria fundamental para garantir uma “instabilidade social” que permitiria uma intervenção de autoridades para tomar o poder e concluir um golpe de Estado. É o que aponta a PGR. “No caso dos réus ficou claro o impacto do seu comportamento para o desfecho violento de 8 de janeiro de 2023”, afirmou Gonet.
“Foi por meio da contribuição deste núcleo de acusados que a organização criminosa elaborou e disseminou narrativas falsas quanto o processo eleitoral, quanto os poderes funcionais e as autoridades que os representam, dando surgimento e impulso à instabilidade social ensejadora da ruptura institucional”, prosseguiu. Segundo o procurador-geral, a revolta popular verificada ao final tem relação de causa “com a trama gerada e insuflada pela ação deste grupo de acusados”.
São réus do núcleo 4: Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército;
Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército;
Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal; Reginaldo Abreu, coronel do Exército.
CRIMES – Eles respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; organização criminosa armada
dano qualificado; deterioração de patrimônio tombado.
Segundo a PGR, os réus usaram a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para espionar adversários políticos, criar e espalhar informações falsas contra o processo eleitoral, instituições democráticas e autoridades que ameaçavam os interesses golpistas.
Para Gonet, a consequência desses ataques foi a invasão e a destruição das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Esse é o segundo grupo de réus a ser julgado pela Primeira Turma. Além de Bolsonaro, o colegiado condenou em setembro outros sete aliados do ex-presidente por golpe de Estado, entre eles militares de alta patente.
Este cara é o rei da informação e da Verdade.
Merece.a Magnitsky.
Aliás, é repositório do Bem, da Verdade, da Justiça e da Democracia … da Organiação Petista.
Este cara tem uma cara…
Também não confio nas eleições. Igual a mim, muitos brasileiros também não confiam na apuração feita pelo podre judiciário. Aliás, quando vi o Toffoli, o Injuiz sair de uma salinha e dizer que Dilma, a Anta vencera Aécio, O Cheirador, oensei: “Aí tem”.
Vão imprimir o voto no ano que vem ? Não. Tudo continuará como antes.
“pensei”
Quem tem a 4a Série, apesar que a 5a Série é a melhor de todas, sabem que as eleições são viciadas e totalmente manipuladas…
o sistema Eleitoral Caiu de podre……está carcomido….
aquele abraço
PS.
Exemplo.
Você vota no Joaquim e quem é eleito é o Manuel…..
Por essas e outras que parei em 1.996…..
A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.
Stanislaw Ponte Preta
Por que não nos prendem ?
Sr. Newton
Mais uma obra do Grande Lider Mundial da Cachaça..
Narcola nem precisa de ler livros de economia ou saber calcular uma operação de soma 1+1..
Ele sabe de tudo, inclusive de ……deixa prá lá…
Imagine a roubalheira nos Correios com a ‘cumpanherada” instalada na administração…..
A Facção entrou com os dois pés na porta…
Agora vamos “comunistar” os prejuízos nos Correios, e quem paga a conta mais uma vez.???
“”..Correios precisam de R$ 20 bi, e governo articula empréstimo com BB, Caixa e bancos privados
aquele abraço
Com a ajuda da Organização Pro-Assalto do Povo, Prerrogativas.
https://crusoe.com.br/diario/rombo-nos-correios-e-filho-do-prerro/
Lula está quebrando o país de novo. Se for eleito, a bomba vai estourar no seu colo. Não vai dar tempo de colocar outra Dilmanta pra segurar o bó.
Não é à toa que quer extorquir mais ainda a Sociedade com mais IOF.
Pra este sujeitinho os livros de Economia estão superados. Este negócio de gastar mais do que arrecada é que é o tcham.
Um analfabeto em Economia assessorado por alguém que nada entende dela.
Senhor , Carlos Pereira sabias que a grande maioria dos atuais ” deputados federais , estaduais , senadores e vereadores sequer receberam um único voto de seus próprios familiares , mas graças ao tão demonizado ” instituto do voto vinculado ” da era da ditadura civil – militar , que os ditos democratas e opositores de então , disseram que iriam revoga-lo , mas não o fizeram e continuam se beneficiando até hoje , eis exemplo do Deputado Federal (SP) Francisco Everardo Oliveira Silva , vulgo TIRIRICA , do ex-presidente Jair Bolsonaro e tantos outros puxadores de votos , elegendo maus elementos ,vigaristas e aproveitadores de todas as extirpes etc… , inclusive participei da ultima eleição e primeira apuração das urnas nas próprias zonas eleitorais , onde constatei as bandidagens dos líderes partidários , usurpando votos do candidato mais votado , para o que não tivera votos suficientes , deixando o candidato mais votado de fora , com o agravante de que tais aberrações contava com o conhecimento e conivência dos juízes eleitorais de então , inclusive um dos candidatos lesados por seus próprios lideres partidário , foi ameaçado de prisão por ter ido reclamar e questionar o juiz eleitoral responsável .
Sim, eu sei que acontece isso. Marielle, com 1.764 votos, jamais teria sido empossada vereadora com esta quantidade de votos.
Houve crime eleitoral em lugares que o senhor trabalhou em eleições ? Por que razão não deu voz de prisão aos infratores ? Eu fiz isso quatro vezes, de 1000 ate 2022.
de 2000 a 2022
Já disseram que existe muitos canalhas no Brasil e por consequência precisam de quem os representem no Congresso.
Moral, não tem; eles sempre terão o apoio necessário até pela justiça. Vide o ex-condenado.
Senhor Carlos Pereira , o tal crime eleitoral aconteceu dentro da central de totalização dos votos em Nova Iguaçu – RJ onde tudo aconteceu e não nas zonas eleitorais onde foram apurados , nas escolas , ou seja , provavelmente aconteceu em todo o estado do RJ , e com toda certeza no Brasil , e continua acontecendo até hoje .