Charge do Thiago Lucas (Jornal do Commercio)
Vicente Limongi Netto
As vezes penso que Lula é bipolar. Em razoável início lua de mel com Donald Trump, o boquirroto Lula chuta o balde e parte para escancarados, desnecessários e exagerados elogios à Venezuela. Lula erra feio imaginando que, se defender um ditador ordinário como Nicolas Maduro, vai crescer nas pesquisas para 2026. Muito menos se pretende escalar o desafio de tornar-se líder político da América Latina. Outro tiro no pé.
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, acaba de ter boa conversa com o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio. Outro fato positivo que poderá vir a render bons resultados para o Brasil.
PODE AZEDAR – Com a série recorde de destrambelhos verbais de Lula, também poderá azedar o provável encontro dele com Trump, em novembro. Dona Janja precisa colocar freios na língua do marido. Menos empolgação, mais pés no chão.
E não há nada mais cretino em termo de politicagem. Lula quase abaixado, contristado, fingindo estar louvando Deus, ao lado de evangélicos e do afilhado Jorge Messias, no Palácio do Planalto. Antigamente o país escolhia jurista para o Supremo Tribunal Federal (STF), de forma mais digna e grandiosa.
Cena grotesca e patética. A constatação é dura, mas verdadeira: em política vale tudo, menos perder.
LUCIDEZ – Torcida tricolor esperando para logo o retorno do cerebral meia, Paulo Henrique Ganso. Fluminense penou para fazer um gol salvador contra o Juventude, último colocado na tabela do brasileirão. Sem Ganso o time não tem inspiração. Não sabe tocar a bola, esquece como se administra a vantagem.
Sem Ganso, não há outro jogador que saiba enfiar uma bola em espaço reduzido. Deixando o companheiro na cara do gol. Tomara que contra o Vasco, segunda-feira, Ganso já possa figurar, pelo menos no banco. A bola agradecerá.
NOVO ESCÂNDALO – Em meu artigo na tribuna de 28 de julho, denunciei-alertei para a fraude. agora constatada pelo site Metrópoles.
O título de meu artigo foi denunciando a corrupção que somente se concretizaria agora: “No eixo São Paulo/Brasilia, um negócio que cheira mal envolve a Multilaser”.
Uma vergonha! Alô, vigilante Polícia Federal? Alô, eficiente Ministério Público? Vocês não tem saudade da Lava Jato?
ANIVERSÁRIO DO HELIO – Mensagem que o general Agenor Francisco Homem de Carvalho enviou hoje aos amigos:
Amanhã é o aniversário de nosso querido e inesquecível amigo Helio Fernandes. A festa agora é no céu, junto a Deus, onde Helio continua elaborando seus corajosos e preciosos artigos. O incomparável jornalista nos deixou com muitas saudades.
Nobody matou Odete Roitman.
Ressuscitaram todos, sob a gerência de Gleisi Hoffman.
Noveleiros surgem de todos os cantos nos grupos de Whatsapp.
E o Brasil e o planeta Terra seguem num enorme videoclipe do Thriller Night de Michael Jackson.
Cadáveres ambulantes, muito vivos, tocando o terror neste mundo: de Brasília até Washington, passando por Caracas, Gaza e Kiev.
Barba quer distância de Laranjão. Reunião, só secreta. Pública, nunca.
Ladino, Barba não cairá fácil em ‘emboscada’ de Laranjão, como caíram Zelensky e Ramaphosa, que foram ‘esculhambados’ em reuniões transmitidas ao vivo pela TV.
Barba deixa de se reunir com Laranjão, deixa de tratar dos interesses do país, mas dificilmente cairá em ‘armadilha’ do ex-apresentador do reality “O Aprendiz”.
Ao contrário do que parece, Barba quer é distância de Laranjão
Reunião, só se for secreta. Pública, nunca.
Ladino que é, Barba não cairia fácil em ‘emboscada’ de Laranjão, como caíram os afoitos Zelensky e Ramaphosa, que foram ‘esculhambados’ em reuniões transmitidas ao vivo pela TV.
Uma coisa é Certa: Barba deixa de se reunir com Laranjão, deixa de tratar dos interesses do país. Mas, no que depender dele, dificilmente cairá nas já manjadas ‘armadilhas’ do ex-apresentador do reality “O Aprendiz”.
Tranqueira conhece tranqueira. Acorda, Brasil!