Até agora, o Banco Central não desmentiu a “pressão” de Moraes

A charge desta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 é de Paulo Sergio. *  As charges não representam necessariamente a posição do iMaranhense. 🔔 l  Veja mais como essa no perfil do

Charge do Paulo Sérgio (Arquivo Google)

Carlos Newton

Numa desesperada e inútil tentativa de se isentar do acordo financeiro para possibilitar a fraudenta venda do Banco Master, o depreciado ministro Alexandre de Moraes enfim veio a público e distribuiu uma nota oficial.

Mas o texto é extremamente dúbio e deixou no ar as acusações feitas ao relator do Inquérito do Fim do Mundo, aquele que jamais termina.

BC RESISTE – Notem que o ministro Alexandre de Moraes em nenhum momento desmentiu as notícias publicadas. Sua nota tenta mudar de assunto, ao afirmar apenas que “o ministro Alexandre de Moraes esclarece que, em virtude da aplicação da Lei Magnitsky, recebeu para reuniões o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil e o presidente e o vice-presidente Jurídico do Banco Itaú”.

E acrescenta: “Além disso, participou de reunião conjunta com os presidentes da Confederação Nacional das Instituições Financeira, da Febraban, do BTG e os vice-presidentes do Santander e Itaú”.

Mas não é disso que se trata. Ninguém falou em Lei Magniysky, que Moraes tenta usar fantasiosamente. O assunto é Banco Master.

UMA FRASE – Logo em seguida à nota de Moraes, o Banco Central forneceu uma informação mínima, contida em apenas uma frase, que vem sendo usada por parte da imprensa servil para explicar o que não tem explicação:

“O Banco Central confirma que manteve reuniões com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky”.

Ao que parece, essa informação é o máximo que o presidente do Banco Central vai se permitir defesa do argentário Moraes.

NOME LIMPO – Gabriel Galípolo tem o nome limpo. Os jornalistas Lauro Jardim e Malu Gaspar também têm um passado respeitável, enquanto Moraes já se sujou pelo resto da vida.

Logo no início do escândalo, Galípolo informou à jornalista Malu Gaspar que tinha sido procurado quatro vezes por Moraes, que tentava convencê-lo a aprovar a venda do Master para o estatal BRB (Banco Regional de Brasília).

Colocou-se à disposição das autoridades e informou que o Banco Central “documentou” todas as iniciativas de lobby em favor do Master. Ou seja, Moraes não tem escapatória – é impeachment na certa.

###
P.S. 1
– Após a publicação das reportagens, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou a coleta de assinaturas para uma CPI sobre o assunto. É o que todos os brasileiros esperam, para que Moraes tenha condições de se defender e provar que está sendo caluniado, fato que seria a Piada do Século, pois quem não tem honra não pode ser desonrado.

P.S. 2Aqui na Tribuna da Imprensa, estamos na mesma trincheira, desde que enviamos um amplo dossiê sobre o Banco Master para fortalecer as investigações do Banco Central, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do TCU (Tribunal de Contas da União).

P.S. 3 – Por fim, um Feliz Natal a todos os amigos deste blog, que funciona sob o signo da liberdade. (C.N.)

10 thoughts on “Até agora, o Banco Central não desmentiu a “pressão” de Moraes

  1. Antigamente as CPI ainda tinham credibilidade hoje estão desacreditadas. Se for criada o Torquemada do sul global vai dar um habeas-corpus corpus para ele meo ficar calado nessa CPI

  2. Moraes chegou a ligar seis vezes para Galípolo num dia para tratar da venda do Banco Master ao BRB

    Ofensiva telefônica do ministro visava salvar instituição financeira de Daniel Vorcaro; versão oficial, divulgada nesta terça-feira, alega que conversas foram apenas sobre sanções dos EUA

    A série de telefonemas faz parte de uma das, ao menos, cinco conversas de Moraes com Galípolo sobre o assunto, sendo uma delas presencial.

    A informação, obtida com pessoas do meio jurídico e do mercado financeiro que ouviram relatos, inclusive, de um dos envolvidos, detalha a intensidade da pressão exercida pelo ministro sobre a autoridade monetária em meio à análise do negócio que salvaria a instituição de Daniel Vorcaro, liquidada pelo BC em 18 de novembro sob suspeita de fraudes de R$ 12,2 bilhões.

    A mulher de Moraes, Viviane Moraes, fechou um contrato de R$ 129 milhões para representar o Master em Brasília, inclusive no BC.

    (…)

    O Estado de S. Paulo, Política, 23/12/2025 | 22h12 Por David Friedlander e Eliane Cantanhêde

    https://www.estadao.com.br/politica/moraes-chegou-a-ligar-seis-vezes-para-galipolo-num-dia-para-tratar-da-venda-do-banco-master-ao-brb/

  3. Moraes e Galipolo fugiram do assunto. É muito estranho

    É muito estranho Moraes se reunir com o presidente do Banco Central para falar sobre o Banco Master. Porque além de tudo, a mulher de Moraes é advogada do Banco Master junto ao Banco Central.

    Portanto, seria duplamente uma intromissão indevida do ministro no Banco Central.

    Eles fogem do assunto, o que aumenta a desconfiança, ou a insegurança.

    Fonte: O Globo, Opinião, 23/12/2025 22h05 Por Merval Pereira

  4. Segundo Mali Gaspar, o BC afirmou ter tudo gravado sobre o tema, então só falta o STF obstar o conhecimento do Congresso, do conteúdo para
    “e-luci-dar”!

  5. Os golpistas choram por causa do rebento do vampiro.
    O mundo dá cambalhotas.
    Quem iria querem perder a grana que o Master estava pagando?
    Mas sem provas só o ridículo e o enterro de carreiras jornalísticas,quem ainda possui,será o resultado.
    A Lava Jato virou vacina contra histeria de zapzap.

    • Ha…Ha…Ha…
      Prezado Tribunario…Sr.Carlos (xará irmão)…
      Suas poucas linhas foram um “exocet”…Na.”cuca” destes idiotas úteis deste sistema do ladrão cachaceiro filho do diabo.
      Estes como “maria vai com as outras”…Ficam na babaquice de “golpistas”…isso…Enquanto isso o “nove dedos “…está lá empurrando com “força “…nos seus “idiotas úteis “…Ha…Ha…Ha…

      Ao mais…Saúde e paz para vossa Casa…
      Sob as bênçãos Celestiais….do ALTÍSSIMO YAH…..( Que odeia ladrão…mentiroso…canalhas…covarde …idiotas úteis…etc.)

      E Ao nosso querido Editor…Nota 10 ( como sempre aos seus magistrais ( RIP ..HF)…PS..

      Sempre leais com a verdade dos fatos…( Embora alguns eqüinos lhe devota ódio…)…

      Saúde e paz aos Demais Tribunarios …NÃO inseridos na classificação biológica. como eqüinos .

      VOTOS…de saúde e paz para vossas Casas. Com a Graça do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR…

  6. Meu outro eu angustiado
    desloca o curso dos astros,
    atravessa os espaços de fogo
    e toca a orla do manto divino.
    O ser dos seres envia seu Filho
    para mim, para os outros que
    O pedem e para os que O esquecem.

    Uma criança dançando segura
    uma esfera azul com a cruz:
    Vêm adorá-la brancos, pretos,
    portugueses, turcos, alemães,
    russos, chineses, banhistas, beatas,
    cachorros e bandas de música.
    A presença da criança transmite
    aos homens uma paz inefável
    que eles comunicam nos seus lares
    a todos os amigos e parentes.

    Anjos morenos sobrevoam o mar, }
    os morros e arranha-céus,
    desenrolando, em combinação
    com a rosa-dos-ventos,
    grandes letreiros onde se lê:
    GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
    E PAZ NA TERRA
    AOS HOMENS DE BOA VONTADE.

    Murilo Mendes, NATAL, in Tempo e Eternidade, José Olympio Ed., Rio de Janeiro, 1935.

    Feliz Natal Sr. Editor, familiares e amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *