Roseann Kennedy e Augusto Tenório
Estadão
O governo Lula tenta se colocar como mediador no impasse sobre barreiras comerciais entre países do G-20. Na reunião do grupo desta quinta-feira, 25, em Brasília, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, e o Diretor do Departamento e Política Comercial do Itamaraty, Fernando Pimentel, tentarão acalmar os ânimos no imbróglio, que envolve a Europa, os Estados Unidos e dois parceiros do Brasil no Brics, a China e a Índia.
Atualmente, há um impasse entre um grupo de países que reclama de medidas adotadas pelos europeus sob o argumento ambiental e o grupo que defende a necessidade das medidas restritivas.
PROTECIONISMO – A França, por exemplo, resiste a um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul sob o pretexto ambiental, mas foca em proteger seu agronegócio de uma competição com o setor brasileiro. A conversa, avaliam representantes do governo Lula, é difícil, mas necessária.
Como princípios gerais, o Brasil vai defender que ações para a sustentabilidade sejam transparentes, envolvam consultas ao setor privado, baseadas em ciência, não sejam mais restritivas do que o necessário e nem discriminatórias.
Na visão do governo brasileiro, por exemplo, a taxa de carbono da fronteira da União Europeia não atenderia a esses princípios. Mas Tatiana ressalta que a expectativa brasileira não é derrubar a taxa europeia, mas balizar as decisões futuras dos países.
SUSTENTABILIDADE – Em entrevista recente à Coluna do Estadão, Tatiana afirmou que “a agenda da sustentabilidade é uma prioridade para o governo brasileiro. Mas muitos países a usam para, na verdade, promover os seus interesses protecionistas”.
Ela também afirma que o objetivo é “viabilizar um entendimento sobre parâmetros em medidas que afetam o comércio. Essa é a agenda mais ambiciosa, mas é ao mesmo tempo onde nós entendemos haver maior potencial, maior contribuição, maior impacto”, acrescenta.
O ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, ordenou que a pasta trabalhe para promover a economia de baixo carbono, ao mesmo tempo em que atua para combater o chamado protecionismo verde.
ENCONTRO DO G-20 – A agenda de reuniões do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento do G-20 começou nessa quarta-feira, 24, para discutir desenvolvimento sustentável e sua relação com o comércio e acordos de investimentos.
Também haverá debate sobre a reforma da Organização Mundial do Comércio, a presença das mulheres e comércio internacional o fortalecimento do Sistema Multilateral de Comércio.
Os países também aproveitam a agenda para reuniões bilaterais. Foram oito esta semana e mais três estão previstas para hoje. Participam: Estados Unidos, China, India, União Europeia, Reino Unido e países latinos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Preparem as pipocas. Vamos assistir a cenas hilariantes, com Lula da Silva a comandar os debates do G-20. É ele mesmo, o único entre os 20 governantes que já cumpriu 580 dias de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro e foi solto sem ser inocentado. E agora, de improviso e seu ler um só livro, ele vai ensinar ao resto do mundo como “acalmar ânimos” entre China, EUA e Europa. Depois, ainda empipocados, você poderão dizer: “Meninos, em vi!”. (C.N.)
Bora , Lirão, “bota” essa comunistalha prá correr.
Lira denuncia Felipe Neto após ser chamado de “excrementíssimo”
Presidente da Câmara dos Deputados acusa o youtuber de injúria
T.I – Memória de Elefante..
Sr. Newton, é por isso que as Quadrilhas querem censurar, proibir, prender, multar, arrebentar e os mais revoltados encaminhados ao El Paredón do Castro…
Relembre o que Felipe Neto falou sobre Lula em 2016: “Bandido”
Youtuber disse que sempre se posicionou contra o PT
“”– Pra mim, o Lula é o maior bandido que já viveu neste país. Eu acho ele um tremendo de um filho da p*** e quero vê-lo preso – “… Felixo Neto
A rede é implávael com os picaretas vagabundos malditos.
Está tudo gravado eternamente
A rede é impáravel…
Grande abraço
“…Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora…”(C.N.)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Preparem as pipocas. Vamos assistir a cenas hilariantes, com Lula da Silva a comandar os debates do G-20. É ele mesmo, o único entre os 20 governantes que já cumpriu 580 dias de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro e foi solto sem ser inocentado. E agora, de improviso e seu ler um só livro, ele vai ensinar ao resto do mundo como “acalmar ânimos” entre China, EUA e Europa. Depois, ainda empipocados, você poderão dizer: “Meninos, em vi!”. (C.N.)
Já comprei o camarote especial, com três tambores á 200 litros á disposição…..
Agora o Nobel da Paz vem!!!!!
Para esse cara, não é prêmio Nobel, é sim prêmio Nobeu
Quizás Nobrejo?
Nada de novo no front do comércio internacional. A defesa a ser proposta pelo Brasil está na regulamentação doméstica da OMC.
Pinóquio é tâo “ernesto”, que tudo que diz, podemos interpretar como contrá e SEM SOMBRA DE QUALQUER DÚVIDA, quer e se envolverá por justamente o desentrosamento mundial, uma sintomática e generalizada “barafúndia”, pois para isso que veio com sua arquitetada “LEGIÃO”!
Lula, é da ala dos “pandêmicos”!
“Dendos”, em” https://scnr.com/article/massive-crowds-in-japan-rally-against-who-pandemic-treaty_2092c5e0fb3f11ee9c930242ac1c0002
Lembram-se do Nó Gordio?
Pois bem, como o novo Alexandre Magno ele vai lá e resolve a situação.
O Nobel da paz está no papo.
O Cachaça, junto com o infame Pimentel, vão dar um jeito nesta crise mundial…
É muita pretensão, destes dois imbecis, que se fossem à reunião para lavar pratos, já nos causaria uma enorme vergonha “!
Vexame !
Credo !