É um erro absurdo dizer que o ditador Maduro é de direita, não de esquerda

Maduro: Últimas Notícias | GZH

Charge do Iotti (Gaúcha/Zero Hora)

Mario Sabino
Metrópoles

Deve ser mais ignorância do que má-fé, o que não diminui em nada os seus efeitos deletérios. Estou falando do jornalismo que decidiu que a ditadura bolivariana da Venezuela, comandada por Nicolás Maduro, é de direita, não de esquerda.

É como dizer, com sinal invertido, que o fascismo e nazismo eram de esquerda, não de direita, como também se andou afirmando poucos anos atrás nas hostes bolsonaristas: uma tremenda besteira e falsificação histórica. Benito Mussolini, que começou socialista, foi financiado por empresas italianas, especialmente a Pirelli, para conter o avanço da influência soviética nos meios proletários e domar os sindicatos dominados pela esquerda.

A MESMA BASE – Corporativismo e nacionalismo estavam na base do fascismo, bem como na do nazismo — cujo partido tinha a palavra “socialista” no nome apenas para cooptar operários seduzidos pelo bolchevismo. Ao mesmo tempo, para diferenciar-se da esquerda e do seu internacionalismo, Adolf Hitler chamou o partido de “nacional-socialista” — e o nacional, no nazismo, é racismo.

Nicolás Maduro seria de direita, como quer certo jornalismo, porque a esquerda seria sempre democrática. Como assim? A concepção de “ditadura do proletariado” é de quem? Ah, ficou no passado. Ficou coisa nenhuma, só foi edulcorada depois do fracasso da União Soviética.

A esquerda continua a acreditar que uma classe social — a operária, a dos trabalhadores, dê-se o nome que for — é a redentora de uma história que chegará ao seu final quando essa classe chegar ao poder e lá permanecer, eliminando as relações capitalistas. Mesmo para a social-democracia, o capitalismo, que fundamenta a democracia, continua a ser o grande problema a ser enfrentado.

E NA CHINA? – O caso da China é uma peculiaridade, como já escrevi em outras paragens, por ser um totalitarismo que combina comunismo e corporativismo: o patrão é o Estado e a iniciativa privada é uma espécie de franquia a apaniguados que se servem do Estado e servem ao Estado.

Para a esquerda, a democracia é valor relativo, um meio para tomar o poder, não um valor universal, que pressupõe a alternância nos governos.

Houve uma grande discussão dentro do PT, nos 1990, sobre esse ponto. A conclusão de que a democracia é valor universal foi desmentida na prática partidária pelas contínuas tentativas de torpedeamento da democracia brasileira por meio de corrupção e, não menos relevante, pela lealdade ininterrupta aos regimes castrista e bolivariano, principalmente.

AUTORITARISMO – A esquerda é, na sua essência, autoritária, tal como demonstram os regimes venezuelano, cubano, nicaraguense, chinês e norte-coreano. O wokismo da esquerda ocidental replica essa essência ao transformar diferenças a ser protegidas em padrão a ser imposto a todos e ao usar anacronismos para reescrever ou cancelar o passado.

O fato de uma ditadura como a de Nicolás Maduro reprimir também minorias não a torna de direita, apenas ressalta o seu anacronismo: os regimes comunistas, extremamente conservadores, também eram brutalmente repressores contra elas.

Ditaduras são ditaduras. Serem de direita ou de esquerda não as tornam menos ruins. Há certas características que lhes são comuns, como a ojeriza à liberdade de expressão e de imprensa (e a propensão à cleptocracia), e outras que as diferenciam. O regime venezuelano é de esquerda — autodeclarado, inclusive — por ser contra o capitalismo, sacrificar o individual no altar de um suposto coletivo, governar em nome de uma classe e querer exportar o seu modelo. O jornalismo que não enxerga esse fato é ignorante ou de má-fé.

9 thoughts on “É um erro absurdo dizer que o ditador Maduro é de direita, não de esquerda

  1. Essa aqui vai para aquele jornazista doente (sem cura) da Ideologia Carniceira da Foice & Martelo & Dólares na Cueca & Stalinácia…

    “Nossa Revolução Bolivariana assumiu desde o principio com o Comandante Hugo Chaves, as ideias fundamentais de Marx e Engels, as ideias do materialismo histórico………”a ideia dialética materialista e a ideia da busca da utopia possível, da utopia concreta para o futuro de uma humanidade com o socialismo com particularidades de acordo com todas as regiões e, países e culturas do mundo..”””….

    Tenham a certeza absoluta o que foi dito acima não saiu da boca dos ” Ultra-Extremista-de Direita Conservadores..”. FHCorrupto, Aloisio Nunes, Aécio Neves, Mário Covas, Franco Montoro, José Anibal , Arnaldo Madeira.,

    O jornazista da Foice está tão doente pela ideologia carniceira do josefino stalinho que não tem mais vergonha na cara de passar rídiculo frente as telas deste Mundão afora…

    Não tem mais cura, ,somente a interdição compulsória em algum asilo para ‘velhacos” com problemas psicopatas…..

    O resto é aquela conversinha fiada no boteco do Zé Arlindo….

    Aquele abraço….

    Liberdade, catano!!..

    Fora , Ladrão Maltido Desgraçado e toda sua Quadrilha..

    Alô, Coroné Lirão, cadê aquele impeachement para o Ladrão…..??

  2. CHAMAR OS RESPONSÁVEIS ÀS FALAS É PRECISO. Basta de polarização política nefasta, irresponsável, inconsequente, que gera ódio, inimizade, rivalidade, loucuras e violência, que divide a sociedade ao invés de uni-la em torno de um ideal comum de prosperidade, virtuoso, tal seja o sucesso pleno do bem comum do conjunto da população. URGE DESARMAR OS ESPÍRITOS, PACIFICAR E RESOLVER O PAÍS, A POLÍTICA E A VIDA DA POPULAÇÃO. O retrocesso da velha política, enquanto fato gerador de animosidade e guerras entre irmãos, inclusive no trânsito e na convivência social, regredindo até mesmo além da famigerada “Lei de Talião”, do “dente por dente, olho por olho”, tem que ser contido, antes que seja tarde demais, até porque esse estado de coisa$ e coiso$ não pode definir quem realmente somos. Portanto, desarmar os espíritos e pacificar o país é preciso, pelo descortino de novos horizontes, com resolução do país, da política e da vida da população, se possível para os próximos 500 anos, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, uma nação melhor para todos e todas. MÉRITOS é pra quem tem…, independente de raça, cor e condições sociais, malhando bastante todos e todas podem chegar lá, negar o mérito das pessoas é negar a realidade. Na política, p. ex., fosse o mérito das pessoas o diferencial que elege os nossos representantes e não o dinheiro, principalmente o dinheiro sujo, não contabilizado, que flui por debaixo dos panos, tipo caixa dois, “coisa de bandidos”, e nem o sistema vencido, superado, baseado no poder de persuasão e aliciamento do dito-cujo, o nosso Brasil seria o País mais evoluído do Planeta, a vanguarda democrática do possível novo mundo civilizado, como propõe há 34 anos, a Revolução Pacífica do Leão, a nova via política extraordinária, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, que mostra o novo caminho para o possível novo Brasil de verdade, confederativo, com Democracia Direta e Meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, a mega solução, via evolução, que resolve o Brasil, a política e a vida da população para os próximos 500 anos…, porque tudo o que as pessoas boas precisam são apenas boas oportunidades no tempo e no espaço para revelarem quem de fato são… https://www.facebook.com/GloboNews/videos/1187923079078414 https://www.facebook.com/oldbutgoldreal/videos/7836736823046906 https://www.facebook.com/GloboNews/videos/1187923079078414/

  3. Adendos, em:
    “Confirmado o Vínculo Tenebroso Entre Prescott Bush (Avô do Presidente George W. Bush) com o Partido Nazista Antes e Durante a Segunda Guerra Mundial”
    “Prescott Bush foi um financista de Wall Street que esteve envolvido em operações de financiamento para a reconstrução da indústria alemã no período entre as duas guerras mundiais. Ele também esteve envolvido na tentativa de um golpe militar contra o presidente Roosevelt em 1934; o objetivo era estabelecer um regime fascista nos EUA como forma de sair da Grande Depressão. Mas por que deveríamos estar surpresos, se Prescott Bush e Adolf Hitler eram membros de “Irmandades da Morte”? As ramificações são enormes!”

    • Outros “enlaçados”, em:
      “O Vaticano e as Sociedades Secretas em Busca da Nova Ordem Mundial.”
      “O plano dos Mestres dos Illuminati, os criadores e principais promotores do Plano da Nova Ordem Mundial é infiltrar o Vaticano e fazer com que um de seus homens chegue a papa, torne-se líder de uma Religião Global Unificada e depois destrua a Igreja Católica e todo o cristianismo. Evidências alarmantes que esse objetivo já pode ter sido atingido e que diversos ocupantes de cargos da alta hierarquia católica sejam membros de sociedades secretas ocultistas!”

  4. Ditaduras são ditaduras, nisso concordo e elas não se enquadram em qualquer ideologia..O início de uma ditadura até pode ter algo ideológico, mas no momento que ela é imposta, se torna simplemente um regime autoritário centralizado, sem os poderes independentes que caracterizam as sociedades democráticas.

    Governos de esquerda são contra o capitalismo? Uma bobagem que o autor do texto colocou. Capitalismo com direitos sociais, sim, isso é coisa de esquerda.

    Fico sempre com uma frase que li: o excesso de liberdades individuais leva a desigualdades terríveis. O igualitarismo leva a ditaduras cruéis.

  5. Li uma maluquice como esta ontem neste blog, um velho gagá querendo comparar o ditador venezuelano com o imbrochável, afirmando que o ditador não é de “esquerda”, só porque o autor da baboseira queria que ele fosse de direita. O mesmo se dá com o Biden da Silva, segundo o seu Zé Dirceu o Dilmo 3 é de “direita”, pode uma loucura como esta? Em Pindorama pode.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *