Jamil Chade
do UOL
O governo da Indonésia anunciou, nesta segunda-feira, que aceitou fazer parte do Brics, quase dois anos depois de ser convidada. O país asiático havia feito parte da expansão do bloco em 2023, ao lado de Irã, Arábia Saudita, Egito e outros. Mas, naquele momento, declinou a oferta.
Em 2025, o bloco é presidido pelo Brasil, que terá a missão de fazer avançar a agenda do Brics diante de uma ofensiva de Donald Trump contra qualquer questionamento da supremacia americana.
SEM CONSENSO – Fontes diplomáticas indicaram que a Indonésia foi alvo de uma intensa pressão e, internamente, não existia um consenso sobre o aderir ou não. Agora, com uma nova presidência, a Indonésia decidiu por se unir ao grupo.
Com a decisão, o bloco passa a ter onze membros oficiais, além de parceiros. Juntos, representam mais de 45% da economia mundial.
Em 2023, o então presidente da Indonésia, Joko Widodo, não disfarçava sua hesitação. Com Prabowo Subianto assumindo a presidência, o novo governo de Jacarta adotou uma postura diferente. Segundo ele, a participação da Indonésia não alinha o país a nenhum bloco específico, mas reflete um compromisso com uma política externa independente e ativa.
TAMBÉM NA OCDE – Além do Brics, a Indonésia busca uma adesão à OCDE, grupo conhecido por reunir as economias ocidentais.
Para diplomatas de países emergentes, a decisão da Indonésia fortalece o bloco, justamente num momento de ataques por parte do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O americano chegou a ameaçar o bloco, caso haja um esforço por uma desdolarização. Segundo ele, tarifas de até 100% serão colocadas sobre os países que optarem por esse caminho.
Em Jacarta, o tema foi alvo de debate. “Embora estejamos confiantes na expansão de nossas relações diplomáticas, a presença da Indonésia no Brics pode ser considerada como um afastamento das relações comerciais tradicionais com os EUA e a União Europeia”, disse Sumail Abdullah, um deputado do partido governista “
MUITOS BENEFÍCIOS – O Ministro das Relações Exteriores, Sugiono, defendeu sua decisão de se juntar ao BRICS, argumentando que há muitos benefícios em ser um membro.
“Essencialmente, o BRICS é uma boa plataforma que podemos utilizar como nossa embarcação para discutir e levar adiante os interesses dos países em desenvolvimento. É também uma implementação de nossa política externa independente e ativa”, disse ele aos legisladores no início de dezembro.
O Brasil saudou o governo indonésio. “Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Excelente notícia. É muito bom saber que os Estados Unidos já não dominam o mundo. O bloco Brics está funcionando como um movimento de países não-alinhados que está dando certo. O ideal é sempre o equilíbrio. Como dizia Sidarta Gautama, o maior dos Budas, devemos seguir o caminho do meio, sem fanatismos. (C.N.)
Doce ilusão, ficam divulgando que ficaram livres dos grilhões dos Estados Unidos, mas caíram nos grilhões da China.
Como a “Máfia Khazariana” gerou desconfianças com seu propósito de domínio mundial, passou a utilizar seus prepostos(AGENTES) plantados como destacados lideres na conjuntura dos Brics, fazendo-os parecer antagônicos, quando na verdade serão designados para implantar toda a negatividade e morticinio próprio de suas avassaladoras marés vermelhas.
Na verdade, tais “agentes” trabalham em ziguezagues, para um mesmo enrustido patrão e com uma só idéia.
PS. Porque o Agente Barba, desobedeceria seus patrões?
Porque as Forças Armadas permitem essa multilateral sabotagem, subversão e traição?
Dragão de Komodo!
A Indonésia, nação do Sudeste Asiático formada por milhares de ilhas vulcânicas, abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas.
É conhecida pelas praias, vulcões, dragões de Komodo e selvas, onde vivem elefantes, orangotangos e tigres.
Na ilha de Java, estão localizadas a capital do país, Jacarta, e a cidade de Yogyakarta, conhecida pela música gamelan e por tradicionais marionetes.
(Google)
Adendos elucidadores, em: https://www.espada.eti.br/n2327.asp
A ninguém é permitido atacar, sem autorização e ordem para que produza os efeitos desejados para quem domina e subsiste de todas as divisões!
Adendos elucidadores, em:
https://www.oevento.pt/2017/08/30/mafia-khazariana-a-historia-oculta-rothschilds/
Dragão de Komodo! Vulcões! Tigres! Vários Idiomas!
A Indonésia, nação do Sudeste Asiático formada por milhares de ilhas vulcânicas, abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas.
É conhecida pelas praias, vulcões, dragões de Komodo e selvas, onde vivem elefantes, orangotangos e tigres.
Na ilha de Java, estão localizadas a capital do país, Jacarta, e a cidade de Yogyakarta, conhecida pela música gamelan e por tradicionais marionetes. (Google).
‘Marionetes’ e ‘Fantoches’, o Brasil já teria o suficiente, e talvez não precise importar deles.
Mas, bah! Terão de criar moeda nova, idioma novo e mudar para Marte. O que faz sentido, pois é o planeta vermelho.
Na mosca..!!!
Com o real despencando e virando uma moeda lixo dos lixos sem qualquer valor, acho que vão ter de passar por Marte e ir para outro planeta mais distante…
aquele abraço
E carregando os mala-articulistas na bagagem, para continuarem exercendo a função de bardos.
Abraço!
Estou,levemente desconfiado,há seguidores do Tio Adolfo.
Senhor Luiz Fernando, o senhor é muito elegante… Seguidores de Tio Adolfo?
Verdade!!
Pra não dizer Genocida.
Ouça, em: https://youtu.be/97Rq0scPFMo?si=XZSbU9z0Q0zlrBF0
Senhor Carlos Newton,para seu conhecimento,aqui em Porto Alegre,tem um bairro chamado”caminho do meio”predominante de Judeus.
Senhor Luiz Fernando Souza , fugindo ao tema acima , o que achas do governo de um país declarar um chefe de ” governo e de estado ” de outro país de ” PERSONA NOM GRATA ” em seu país , porém manda os seus nacionais entrarem no país da ” PERSONA NOM GRATA ” . para passear , tirar férias ,etc…
O governo de Israel não gosta do governo petista do Brasil e vice versa.
Nosso governo gosta de Venezuela, Coreia do Norte, Cuba e onde existir governo socialista.
Israel é a única democracia naquela região.
Eu não teria a ” cara de pau ” deixar que os meus entrassem na casa de quem eu não gosto , e muito menos que os deles entrassem em minha casa , sob nenhuma hipótese .