Elijonas Maia e Luísa Martins
da CNN Brasília
A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira fez um novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (9), para que seja concedida liberdade com base no indulto natalino assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esse é o sexto pedido do advogado Paulo de Faria. Na petição, o defensor “requer que seja concedido imediatamente o indulto decretado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 23 de dezembro de 2024, e publicado no Diário Oficial, na mesma data”. E reitera “pedido de prioridade legal”.
PARECER DO MPF – A defesa também pede ao ministro do STF que determine a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) em 5 dias.
O indulto é o perdão da pena para algumas detenções. A defesa de Silveira, em petição apresentada no último dia 3, afirma que o ex-deputado teria acesso ao benefício porque no dia da publicação do ato, em 23 de dezembro, ele estava em “livramento condicional” e a menos de seis anos para o cumprimento total da pena.
As duas situações são previstas no decreto de Lula como passíveis de soltura e de perdão da pena. No entanto, Lula excluiu do decreto os crimes considerados ataques à democracia e ao abuso de autoridade. Silveira está preso por causa de declarações contra ministros do STF.
DESDE 2021 – Silveira foi preso originalmente em fevereiro de 2021. Entre idas e vindas, chegou a receber liberdade condicional, no dia 20 de dezembro do ano passado, mediante uma série de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de usar as redes sociais.
O ex-deputado também estava proibido de sair de casa entre 22h e 6h e aos fins de semana. O benefício foi concedido pelo STF porque Silveira já havia cumprido um terço da pena.
Porém, ele foi preso novamente no dia 24, após violar os termos da liberdade condicional. A defesa de Silveira alegou a Moraes que as regras não haviam sido claras, e o ministro rebateu afirmando que havia “má-fé” ou “lamentável desconhecimento da legislação” por parte dos advogados.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Ainda de acordo com Moraes, o ex-deputado descumpriu medidas cautelares 227 vezes no curso do processo que terminou em sua condenação. A declaração do ministro é exagerada, porque isso aconteceu quando Silveira estava exercendo o mandato de deputado e a Câmara ainda não havia decidido se a prisão dele deveria ser autorizada. Silveira aprendeu a lição, tem bom comportamento na prisão, está doente, com problemas renais, e merece ser solto. (C.N.)
Submeter ‘adversários’ à sua vontade deve fazer parte do treinamento de Alex para o exercício do ambicionado cargo de ditador.
A próxima fase do treinamento deverá ser ‘O Passaporte’. A assistir.
Ou alguém (além do torneiro) pensa que ele faz tudo ‘isso’ para o barba se reeleger?
Acorda, Brasil!
Ou alguém (além do torneiro) pensa que ele faz tudo ‘isso’ para o barba se reeleger?
Jamais…
Já disse aqui várias vezes, a patota ainda não percebeu onde foi criado o Cabeça de Ovo….
Os vilões de Batman 1966 – Toda a história do Cabeça de Ovo…
https://www.youtube.com/watch?v=jXc-D-5CWkM
– “Quem manda (hoje) no Brasil?”, perguntou diretamente a ‘entrevistadora’, jornalista Andresa Boni.
– “Alexandre de Moraes”, respondeu objetivamente o ‘entrevistado’, prof. Luiz Felipe Pondé.
Fonte: Programa “Linhas Cruzadas – Relações Perigosas”, TV Cultura, Entrevista, 14/03/2024.
Ou alguém teria dúvida disso?