Meta envia esclarecimentos à AGU, e o governo Lula discutirá medidas

Zuckerberg diz que o monitoramento tornou-se censura

Luis Eduardo de Sousa
Folha

A Meta, do bilionário Mark Zuckerberg, respondeu aos questionamentos da AGU (Advocacia Geral da União) nesta segunda-feira (13), nas últimas horas antes do encerramento do prazo estabelecido pelo órgão ligado ao governo Lula (PT).

Na última sexta-feira (10), a AGU deu 72 horas para que a empresa responsável por Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp prestasse esclarecimentos sobre o fim de seu programa de checagem de fatos, anunciado por Zuckerberg na semana passada. A notificação não tinha caráter judicial –não obrigava, portanto, a empresa a se manifestar sobre sua decisão.

ACENO A TRUMP – As mudanças protagonizadas pela plataforma configuram um aceno de Zuckerberg ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em nota enviada à Folha na madrugada desta terça (14), a Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU informou que a empresa respondeu, no fim da noite desta segunda, às informações solicitadas pela PNDD (Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia).

“As informações enviadas serão agora analisadas pela equipe da PNDD. A resposta da empresa será discutida em reunião técnica que deverá ocorrer ainda hoje”, complementa o texto.

DISCUSSÃO AMPLA – Conforme adiantou a Folha, o órgão federal pretende analisar a resposta da Meta e discutir seu conteúdo com representantes dos ministérios que têm relação com o tema.

Entre eles estão as pastas da Justiça e Segurança Pública; Direitos Humanos e Cidadania; e ainda a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), agora liderada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira.

“Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, se pronunciará sobre os próximos passos em relação ao assunto e tornará público o teor da manifestação”, finaliza a nota enviada pela comunicação do órgão.

QUESTÃO DE SOBERANIA – Um dia antes de o governo enviar o pedido de informações, Lula mandou um recado a Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ao dizer que um cidadão não pode achar que tem condição de ferir a soberania de uma nação.

Zuckerberg criticou nesta semana tribunais da América Latina e disse que trabalhará com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, “para resistir a governos ao redor do mundo que estão perseguindo empresas americanas e pressionando por mais censura”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Comprem mais pipocas, porque a novela está apenas começando e o tema censura ainda corre o risco de ser censurado… (C.N.)

13 thoughts on “Meta envia esclarecimentos à AGU, e o governo Lula discutirá medidas

  1. Onde o governo “mete o bedelho”, já se sabe por antecipação que a coisa não vai funcionar.
    Passa a ser gerido por ranços políticos, tornando-se ideológicas todas as decisões.
    Uma coisa que o governo deveria se empenhar a fundo, e a segurança, que anda de arrasto e deixar as questões de fofocas por conta dos fofoqueiros.
    Governo metido em “disse me disse”, é a prova mais cabal da pequenez e falta de empenho nas coisas sérias.
    Parece até coisa de “comadres” lavando roupa suja a beira de um riacho.

  2. O Brasil, comandado por uma oligarquia estatal patrimonialista, a Velha República Tardia, com a cabeça neoludista na Era da Máquina de Escrever, não cansa de passar mico no cenário internacional.

    Não quer regular, nem regulamentar nada de nada. O Código Penal já tem instrumentos de sobra para coibir os crimes digitais. é que, por exemplo, seus ,membros descondenados poderiam ser chamados de ladrões; o Painho poderia seguir com seu projeto populista de quebrar o país DE NOVO e não ser incomodado; a crítica à criminalidade no Judiciário não apareceria.

    No tempo da máquina de escrever era tudo mais fácil, sem corretivo, jogava-se o rascunho da História no lixo.

    A Meta não está retirando todo e qualquer controle de suas redes, está ampliando o arco de quem pode avaliar as mensagens! Passa de meia dúzia de dois identitaristas, em decadência, para os bilhões de usuários.

    Ora, dizer que está-se combatendo o monstro da direita “fascista” é pra esconder o caráter desta gente. Desculpa esfarrapada. Mesmo porque o Trump se algum dia roubar bilhões do povo vai pro xilindró.

    Tristes trópicos, tristíssimo Sul Global, dominado por vermes asquerosos, vendidos como santinhos! todos no lupanário!

    Este cantar de galo da Oligarquia reacionária e neoludista vai transformar-se um pio de pintinho na chuva, quando mostrarem o resultado de sua real gestão estatal, a quebra do país.

    Nossa saída do estupor coletivo, será um espetáculo, algo , mantida as devidas proporções, como quando os aliados levaram os alemães comuns para verem o Holocausto.

    ___________

    A lista para onde os nossos “defensores da Democracia” estão nos empurrando:

    – China
    – Irã
    – Coréia do Norte
    – Turquia
    – Rússia
    – Emirados Árabes Unidos
    – Uganda

  3. A única causa de nossos oligarcas reacionários, jurássicos, patrimonialistas, que se auto retiraram o sufixo clepto, como ato de justiça, é um tal de antiamericanismo, um trem de meados do século passado. Assim, nesta toada, defendem grupos terroristas e ditaduras reacionárias de extremíssima direita porque seriam antimperialistas. Assim como a censura das bigs techs do imperialismo. Incoerências internas, piores que fake news, que os corroerá por dentro. Nem precisam de inimigos.

    Ora, quem não tem nenhuma causa digna, escolhe uma inexequível. O que uma decadência dos EUA trará de benefício pro nosso país? Bom, perderemos nosso segundo parceiro comercial. A China, que deve ter lido Marx com mais atenção, buscou Educação e Tecnologia dos imperialistas, ainda que com espionagem industrial, tirando quase um bilhão da pobreza.

    Desprovidos de qualquer projeto de país, pensam que lhe salva o papel de vítima.

    Ademais, os impérios romano durou 500 anos, o otomano, 623 anos, o inglês, 400 anos. Ainda que tenahmos uma aceleração do tempo histórico, não será meia dúzia de descondenados do Quinto Mundo que vão fazer cócegas no leão.

    Deveriam tocar harpa, como Nero!

    • Querendo serem os próceres da censura das bigs techs, nossa oligarquia estatal reacionária e patrimonialista faz um papelão internacional. As ditaduras, modelito desta corja, não o conseguiram, preferiram proibí-las, sendo que a China, por exemplo, tem tecnologia para substituí-las e nunca entrariam numa missão inglória desta.

      Trata-se de pura tergiversação da sua total falta de capacidade de tirar nosso país do Quinto Mundo, com direito a uma nova quebradeira.

      É exemplar o papel do Painho, com ideias do século passado, repetindo erros, dourando pílulas, falando pelo cotovelos, reciclando programas falidos, sem qualquer marca, pois não há mais espaço pra bolsas e cotas, fica igual um louco pra censurar. quer que nos enganemos com o crescimento vôo de galinha, sustentado por déficit em contas correntes e aumento dos juros da Dívida Lógica formal pura!

      Em última instância, a economia é que é o último juíz.

      Derrotas à vista! Desviar a atenção!

  4. CN, a “Carminha” do e$$eteefe já se antecipou e assegurou que a censura será permitida somente dessa vez, por um curto período de tempo e para o bem da nossanpujante e relativa DEMOcracia

  5. A turma da esquerda está com prurido até …lá mesmo. O medo da perda dos carguinhos onde não se faz nada e se ganha muito está tornando todos neuróticos. A grande verdade, 2026 não vai ser igual a 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *