Rayssa Motta
Estadão
O procurador-geral da República Paulo Gonet enviou nesta quarta-feira, 15, ao Supremo Tribunal Federal (STF) seu parecer sobre o pedido ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.
A manifestação contraria o ex-presidente. Gonet se opôs à devolução do passaporte de Bolsonaro. A decisão cabe ao ministro Alexandre de Moraes.
SEM PASSAPORTE – O ex-presidente está com o passaporte retido desde 8 de fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em um plano de golpe após as eleições de 2022. Bolsonaro foi indiciado no caso.
A apreensão do passaporte é uma medida cautelar para evitar a fuga do investigado durante o inquérito e o processo. Bolsonaro já afirmou, em entrevistas, que se sente “perseguido” pela Justiça e que não descarta o refúgio em uma embaixada.
Ao pedir a devolução do passaporte, a defesa de Bolsonaro argumentou que ele foi “honrado” com o convite e que o a posse de Trump tem “magnitude histórica”. Também afirmou que a presença do ex-presidente na solenidade “reveste-se de singular importância no contexto das relações bilaterais Brasil-Estados Unidos”.
SEM CONVERSA – Os argumentos não convenceram o procurador-geral. Em sua manifestação, Gonet afirma o passaporte do ex-presidente foi retido por “motivos de ordem pública” e que a viagem, por sua vez, não atende ao interesse público. O PGR cravou que Bolsonaro quer participar do evento para “satisfazer interesse privado”.
O procurador-geral disse ainda que não vê “necessidade básica, urgente e indeclinável” que justifique flexibilizar o comando para o ex-presidente permanecer no Brasil.
“O acolhimento do pedido, portanto, esbarra na falta de demonstração pelo requerente de que o interesse público que determinou a proibição da sua saída do país deva ceder, no caso, ao interesse privado do requerente de assistir, presencialmente, à posse do Presidente da República do país norte-americano”, escreveu Gonet.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como dizia o humorista Mussum, o ex-presidente Bolsonaro ia tentar “se pirulitar”, mas não houve jeito. Baseado no parecer de Gonet, Moraes vai manter o passaporte dentro do freezer. (C.N.)
https://oantagonista.com.br/brasil/jornal-suico-nzz-expoe-luxo-e-nepotismo-do-judiciario-brasileiro/?utm_source=site&utm_medium=home&utm_campaign=mais_lidas
Não é para menos que o termo brasileiro, no exterior, virou sinônimo de coisa muito ruim.
Foi a pior decisão possível pois agora vem a onda para anistiar o Bolsonaro o que vai acabar acontecendo. Hoje, o Bolsonaro ganha do Lula em qualquer situação e o PT vai se arrepender de mantê-lo no Brasil. Se deixassem ele ir, ele não voltaria e resolvia a questão. Sem falar nas retaliações que podem vir do governo americano, se é que lá o Bolsonaro vale alguma coisa.
além dos parcos requisitos para o cargo, acresça-se o de subserviência ao Excutivo…vôte!
Adendos, em:
https://www.youtube.com/live/XDf7xkzIZJo?si=TbzqAfxysR9jwVvD
O $upremo brasileiro é o segundo mais enviesado do mundo.
Trump avalia impor tarifas contra Brasil e outros países que praticam guerra jurídica a favor da esquerda
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/trump-avalia-impor-tarifas-contra-brasil-e-outros-paises-que-praticam-guerra-juridica-a-favor-da-esquerda/
Se for as favor da direita terão incentivos?
O que a midia internacional pensa sobre o psicopata do e$$eteefe?
Jornalista alemã, sobre Alexandre de Moraes: ‘Brasileiros sofrem com um ditador’
https://revistaoeste.com/politica/jornalista-alema-sobre-alexandre-de-moraes-brasileiros-sofrem-com-um-ditador/
Acho que não dúvida de que a mídia internacional hoje seja dominada pela direita radical supremacista mundial.
Na moral…meus prezados…
Foi um tremendo covarde…falastrão e idiota útil…Nada aprendeu com a história ( em especial os anais da política)…Quando estava com o poder nas mãos o idiota falastrão mostrou-se um completo covarde desqualificado…um imbencil…e nada tem de patriota.
Foi alertado por Olavo de Carvalho…a Agir como um Estrategista frio com essa parafernália de degenerados criminosos que estavam a espreita do seu governo…
E covarde que era.( e é)…deixou uma bosta de um “poder” barrar sua prerrogativa que a Carta Magna lhe dá…De nomear o Diretor Geral da PR…o idiota “ficou nas quatro linhas” e este canalha ATO do “outro lado”…Foi a gênese de TUDO que este covarde (filho de Joaquim Silvério dos Reis)…AGORA está pagando…babaca covarde…nem parece que foi um “pqd”…PROVA cabal de que votamos em um degenerado falastrão.
E sua covardia jogou a NOSSA QUERIDA NAÇÃO…nos braços de uma corja de bandidos e malditos.
A fatura ?
Estamos pagando…pois este maldito…NÃO quis e não teve “culhoes”…para ENQUADRAR …quem estava a não lhe RESPEITAR…como o PRESIDENTE LEGITIMAMENTE …para dar novos HORIZONTES…ao nosso AMADO BRASIL.
Traidor…Covarde e indigno de ter sido ELEITO …para ser o PRESIDENTE.
E para piorar …o seu governo…CERCOU-SE..do que há de melhor em termos de COVARDES E IMBENCIS…
Agora vai pegar uma CANA…para pensar nas “quatro linhas”…que COVARDEMENTE…abraçou.
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Guerra jurídica a favor da esquerda.
Togados e endinheirados vão achar carne de pescoço pela frente.
Bolsonaro convidado para a posse de Trump.
Loola convidado para a posse de Maduro.
O Moraes acabou de dar o presente que o Bolsonaro queria, não permitindo a viagem. Quanto mais o Bolsonaro for vitimizado mais votos ele vai ter em 2026 e, se não for ele, mais votos ele vai transferir.
Acho engraçadíssimo o raciocínio da rapaziada.
Tiram leite de pedra em qualquer situação adversa.
Agora a proibição do Ministro Alexandre de Moraes, virou um presente para o enxofrado.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
José Luis