“Caso do Pix” comprova que há desconfiança nas políticas do governo

Charges | Brasil 247

Charge do Miguel Paiva (Brasil 247)

William Waack
CNN Brasil

É grave o episódio no qual o governo revogou a fiscalização da Receita sobre o Pix. Não estou falando do poder de uma informação falsa, a de que o Pix seria taxado, estou falando do grau de desconfiança que o episódio expôs.

O governo diz que não vai taxar o Pix? Milhões de pessoas não acreditam. Acham que o monitoramento dessa ferramenta é só desculpa.

NINGUÉM ACREDITA

O governo diz que vai ser equilibrado no trato das contas públicas? Os agentes econômicos não acreditam. Acham que o governo só vai tentar arrecadar mais, para poder gastar mais. Desconfiança é coisa muito séria em política e economia.

Quando o próprio Lula veio a público desmentir a fake news sobre o Pix, a onda cresceu ainda mais. Pois mentiras ganham força quando o que afirmam parece plausível, possível, provável.

CRÍTICAS COM BASE – Nesse sentido, o comportamento de milhões que acreditaram numas fake news é o mesmo que o comportamento de enorme número de agentes econômicos que correram para o dólar.

Uns acham que os fatos recentes indicam que o governo só quer isso mesmo: taxar e arrecadar. Outros acham que os fatos recentes indicam que o governo só fala, mas não corta gastos, piorando a questão fiscal; portanto, inflação, juros altos e dólar caro.

No fundo, o que estamos vendo não é tanto uma crise causada por fake news – embora também seja – mas uma crise causada por perda de credibilidade. Não adianta culpar o marketing. O problema é a essência.

9 thoughts on “ “Caso do Pix” comprova que há desconfiança nas políticas do governo

  1. Sr Newton

    Assistiu a entrevista do sinistro que não entende nada de economia na CNN..?

    A jornalista entende mais de economia do que o sinistro.

    Estamos no fundo do poço.

    😂😂😂😂😂😂

    Aquele abraço.

  2. Falam em taxar o Pix mas, esse é o fake news do governo. O que todos entendemos é que o governo queria aumentar a base da arrecadação do IR, colocando na malha fina o pequeno comerciante e até o ambulante. Dizer que era para evitar a lavagem de dinheiro é pura falta de argumento. Lavagem de dinheiro se faz com dólar na cueca ou com malas e malas cheias de notas, verdadeiras ou falsas. A lavagem de dinheiro nunca foi proibida no Brasil e, ela sempre foi feita com hotéis, farmácias, postos de gasolina e com a famosa MegaSena. Liberaram as apostas online com um único objetivo; ter mais uma forma de aquecer o dinheiro escuso que vem da corrupção e das drogas.

  3. mas uma crise causada por perda de credibilidade

    perda de credibilidade do desgoverno corrupto e também da grande mídia velhaca e também corrupta..

    Os dois se afogaram juntos no esgoto coveiro entre as marginais…..

    o resto o mesmo de sempre….

    Vão para o ponte que caiu em Paris,

    Quero que o desgoverno e sua midia podre se explodam, não necessariamente com essa palavra…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *