William Waack
Estadão
A derrota do governo na questão do monitoramento do Pix é grave não só pelo estrago causado por uma clara fake news. Mas, sim, pelo grau de desconfiança que ele revela no público em geral, especialmente em relação a autoridades e seu comportamento.
O poder de fogo de uma fake news está associado a dois fatores. O primeiro é que seu conteúdo possa parecer verossímil. As pessoas acreditam num conteúdo falso pois consideram alto seu grau de plausibilidade.
O segundo fator é a ausência de referências – as instâncias tidas como guardiãs da veracidade objetiva dos fatos. Esse papel já foi representado por instituições (como a Receita Federal) ou mesmo a imprensa profissional.
GOVERNO ARRECADADOR – Em relação ao primeiro fator que explica a potência de uma fake News, o governo está lutando contra sua própria reputação. De fato, monitoramento de transações pelo Pix faz sentido do ponto de vista do combate à sonegação. Ocorre que o atual governo é visto como gastador e, por isso, arrecadador.
Portanto, do ponto de vista de quem usa o sistema, faz todo sentido acreditar que combate à sonegação é apenas a desculpa para, num futuro não muito distante, taxar os usuários da ferramenta.
Como a credibilidade das autoridades é baixa, não adianta dizer que “nunca acontecerá”.
CASO PREOCUPANTE – Em relação ao segundo fator, a questão da fake news é ainda mais preocupante, pois não depende apenas dos governantes do momento. Em quem confiar quando se trata de acreditar num fato?
A degradação da credibilidade das instâncias “convencionais” (que inclui instituições de Estado, mas também privadas, como a mídia) é um fenômeno inquestionável.
Pode-se debater quem são os “culpados” disso, ou se a perda de credibilidade das instâncias citadas acima é “justa”, “merecida” ou “positiva” para a sociedade brasileira em geral. O que não se pode é fazer de conta que esse fato não existe.
NÃO É MARKETING – O comportamento do governo nesse episódio demonstra sua baixíssima capacidade de apreciação da realidade política, com destaque para o grau de resistência social ao que a corrente política no poder representa. E sua espetacular ineficácia em “conduzir narrativas”.
Em termos clássicos da política, é um governo sempre a reboque dos acontecimentos, incapaz de moldá-los a contento.
Desconfiança é algo seríssimo em política e economia, que o governo confunde com deficiência de estratégia de marketing. É o que está na raiz dos comportamentos de agentes econômicos nos mais variados níveis e grupos. Subida do dólar, expectativa de inflação alta e a facilidade com que uma fake news sobre o Pix tomaram conta do espaço público são dois lados dessa mesma moeda.
O STF pode dizer que os efeitos das picadas do escorpiões bilionárias e cleptopatrimonialistas estejam perdoadas. Mas na real, só passou uma anestesia.
Não há como mudar o caráter e o ser desta gente.
Ouçamos um Insigne Ministro que tudo pode dizer, uma vez que não está sob o jugo da censura, como nós, os tais pobres mortais.
https://www.youtube.com/watch?v=lJOnQ3Pewro
O rei está nu, tá ficando muito difícil prostituir-se, como a Rede Globo para passar pano pros pilintras.
Se não pararmos o Lula, o Lula para o Brasil!
A motivação da Globo, dos bilionários Marinho. Negociata de gente bamba.
https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/boicotada-por-bolsonaro-globo-ganhou-r-7-bi-com-lula-dilma,8f3993aa664aa5a52632537b4eaab8c18e6zuamw.html
Ou paramos o Lula, ou o Lula para o Brasil!
https://www.youtube.com/watch?v=x9MUGEpBCSg
Não gritem, gente!
“Grave fake news”.
Ainda tem gente com medo de ser perseguido pelo Estado Policial, e foi justamente isto que o Nikolas fez, chutar o balde da Oligarquia Estatal Patrimonialista ilegítima, uma vez que se encontra contra em conflito com a realidade, a Sociedade civil e as forças produtivas.
Ao que parece da grande mídia, só o Estadão está vendo o rabo de foguete que é defender estes aloprados, que inclusive toca no essencial, a Justiça dócil.
Justiça dócil nada, é parte fundamental da Velha república Tardia.
Michael, ele se entemdem!
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/17/lewandowski-decreto-uso-da-forca-policial.htm
Chutou o balde de oligarquia alguma, nada, chega de sofismas, o vigaristinha simplesmente passeou pela trilha da mentira, ou da subversão da verdade, como queiram, coberto com a capa da imunidade que sua associação e cumplicidade com o Sistema lhe garantem. Nem todos somos obrigados a ser idiotas e bocós.
O mais ridículo de tudo são os petistas dizendo que foi fake news. A intenção do governo era, realmente, ampliar a área de arrecadação da Receita Federal e o efeito foi que rapidamente desistiram do intento. Não vão faltar os jornazistas que são remunerados para defender a quadrilha com uma conversa que só convence; idiotas, aloprados e membros da quadrilha.
Na minha reflexão “Herança Maldita” de 22, eu tento analisar causas e consequências da nossa disfunção sócio política e tem um trecho bastante interessante que sintetiza o conteúdo do artigo.
Infelizmente, a preferência do brasileiro pelo “panem et circus” da coisa pública, a aversão a raciocínios ou leituras mais longos e o gosto pela idolatria, sempre levou-o a eleger demagogos carismáticos, ficando fãs incondicionais e fanatizados, esquecendo de fiscalizá-los e justificando seus desvios com fidelidade canina.
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-politica/7429921
Não existe nenhum demagogo carismático no Brasil que supere o Lula. É tão carismático que mesmo sendo homofóbico, misógino e tenha outras fobias mais, continua sendo pajeado por muitos que se consideram cultos e bem informados. E nem falo do lado corrupto no qual, sempre foi mestre.