Por que a fala de Nikolas mereceu mais confiança que a palavra de Lula?

Lázaro Rosa | Rapaz! Se eu sou o Lula usaria esse chapéu todos os dias.  Ficou massa | Instagram

Lula apresenta um discurso bem enganador

Dora Kramer
Folha

A mentira danosa, fruto da má-fé, existe desde sempre, como bem soube o PT quando a aplicou contra a então candidata à Presidência Marina Silva (Rede) na campanha de 2014, acusando a hoje ministra do Meio Ambiente de se aliar a banqueiros para tirar comida do prato dos brasileiros.

Lula também estava consciente da força de um boato ao pespegar no governo do antecessor o dístico da “herança maldita”.

JOGO SUJO – Portanto, por mais condenável que seja o jogo sujo, não se pode dizer que a cigana o enganou sobre a contingência de se ver às voltas com uma oposição feroz e sem freio moral.

Se esperava o ambiente de doçura da época em que seu oponente era o PSDB, Lula exibe falha grave no radar sempre celebrado como dos mais afiados da República. Ou não sabia com quem estava lidando ou se superestimou, hipótese mais provável.

A dúvida importa menos que a certeza de que o presidente não se preparou adequadamente para o terceiro mandato. Ignorou a realidade tanto sob o aspecto das mudanças na sociedade quanto do ponto de vista do enfrentamento aos adversários.

GOVERNO FRÁGIL – O recente episódio do Pix —mal comunicado e pior ainda cancelado— é um resumo dessa história em que uma instrução burocrática da Receita se transforma numa crise.

E essa crise escancara a fragilidade de um governo cheio de instrumentos de poder, mas incompetente no manejo das armas.

Uma correção de rumos poderia começar pela busca de uma resposta à seguinte pergunta: por que as pessoas estão mais dispostas a acreditar menos no presidente da República do que num deputado lacrador, cujo viés caricato já o fez subir à tribuna de peruca loura para ridicularizar pessoas trans?

TERRENO FÉRTIL – As jogadas trapaceiras atraem, mas não fazem o serviço sozinhas. Precisam da ajuda de um terreno fértil para vicejar.

No caso, a falta de confiança plantada por um governo que não sabe tirar proveito das vantagens de ser situação.

Para complicar, fala aos integrantes do grupo “nós” e deixa entregues à boa sorte da oposição os incluídos na categoria “eles”, aos quais se reserva o tratamento de cidadãos de segunda classe.

15 thoughts on “Por que a fala de Nikolas mereceu mais confiança que a palavra de Lula?

  1. Lula certamente jamais se recuperará politicamente da histórica derrota no episódio do PIX.

    Seu governo já vinha fraco e não teria condição e estrutura suficientes para se recuperar agora do ataque sofrido em larga escala.

    Acabou! É pena, porque embora seja um governo ruim – praticamente uma farsa, não parece haver algo melhor à vista (para o povo desamparado) no horizonte eivado de autoritarismo.
    _____________

    O governo Lula tem o menor número de Ministérios funcionando e bem aquém de como deveriam funcionar.

    Os ‘ministérios’, na sua maioria lulistas, existem apenas no papel servindo de ‘cabide de emprego’ e atuando como comitês eleitorais’ de campanha para reeleição de Lula ou para eleição de filiados de partidos que são seus ‘donos’.

    Alguns ‘ministérios’ do atual governo nunca existiram de fato como tais (é só olhar a relação dos mesmos e confirmar o número de inúteis) e outros foram deixando de existir nesses dois anos, como o Ministério do Meio Ambiente, cuja’ ministra’ Marina também já desapareceu há algum tempo.

  2. Acreditar em palavra de petista, seja da massa de manobra até a elite, é acreditar ainda que a Terra é o centro de nosso sistema. Esses caras vivem da mentira como sua máxima

  3. Se Marina sumiu, deve ter concluído que não vale a pena gastar vela ruim com defunto pior ainda.
    O PT caricato com dólares na cueca ou em malas nunca foi reserva moral na política ou na vida.
    Daqui pra frente, diante da derrocada cada um vai querer levar o seu, farinha pouca meu pirão primeiro.
    Para Loola só resta a vingança, vai badalar na Europa gastando o mais que puder em hotéis e restaurantes de luxo levando a tiracolo a Esbanjadora Compulsiva.

  4. Estava aqui forçando a barra pra lembrar a quem a Dora Kramer sucedeu no Jornal do Brasil, a lia com entusiasmo. Parece-me que fora do grandíssimo jornalista Carlos Castelo Branco.

    Entretanto, como os tempos são outros e muito difíceis, é com certo espanto que a vejo taxar o Nikolas de lacrador. O trem tá assim, uma na ferradura outra no cravo. Sei lá, medo da censura, da perseguição do governo do amor? Este comportamento, aliás não é estranho, folheiem os jornais pré e pós-impeachment do Collor ou da Dilma, muito provavelmente verá este comportamento de uma posição dúbia, pra depois deitar e rolar na condenação pós-tudo.

    _____________

    O Nikolas deve estar percebendo que retroideologias só atingem aqueles que, como os lulistas, estão em meados do Século passado, ou os bolsonaristas, lá pela Idade Média e não enche a barriga. Estamos vivendo uma posição mais pragmática do eleitorado, tida como a Era Trump por alguns, que quer ações e não lenga-engas, cujo maior exemplo é o Painho, que até agora não assumiu que é Presidente.

    Nesta toada vi interessante entrevista do Kim Kataguiri, em que ele fala que o crescimento político do Nikolas deveu-se à sua passagem pela Comissão de Educação da Câmara, onde lero-lero, lenga-lenga ideólogicos, sem dados, sem visão da realidade, sem pés no chão é fracasso certo.

    O Nikolas furou a bolha lulobolsonarista que fala pros seu próprios umbigo. Note-se que ele fala no vídeo viralizante que seja o ouvinte esquerda, direita ou centro. Ele vai direto ao ponto: discute e propõe ações no âmbito da Economia … Política, tornando este espinhoso assunto de fácil absorção por qualquer um, mesmo que muito distante do tema. Não é à toa que o vídeo dele tenha servido até de exemplo de especialistas em retórica, comunicação, política e demais ciências sociais.

    Chamar de lacrador um cara como este, é querer lacrar em cima dele.

    E, num eventual desastre econômico do Lula, algo que está se tornando muito provável, sua frase “Ou nós paramos o Lula, ou o Lula para o Brasil” tem tudo pra ser o mote de possíveis e intensas movimentações políticas.

  5. Simples: Porque Lula, não tem palavra, por ser um corrupto apátrida e adúltero em variadas formas, pois agente “Barba”, do “Gepêto”!!

  6. Atiçando:
    Dicionário
    Definições de Oxford Languages ·
    lumpemproletariado
    substantivo masculino
    política•sociologia
    no vocabulário marxista, termo designativo da camada flutuante do proletariado, destituída de recursos econômicos, e esp. caracterizada pela ausência da consciência de classe.
    Origem
    Alemão Lumpenproletariat ‘seção degradada e desprezível do proletariado’, de Lump ‘pessoa desprezível, patife, velhaco’ e Lumpen ‘trapo, farrapo’ + Proletariat ‘proletariado’.

    A questão é, o que deveria ser feito com eles?

  7. O Brasil é um pais corrupto de cima a baixo e de cabo a rabo, portanto já quase ninguém tem mais credibilidade para nada, e principalmente se o distinto já fez curso de leão,ou seja, já esteve enjaulado.
    Queiramos ou não, o atual presidente é cara do pais, sem nada para por ou tirar.
    Em qualquer lugar do mundo que se vai, a nossa nacionalidade, o brasileiro, já se tornou um .pejorativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *