![Em conversa com Trump, Putin afirma que 'negociações | Internacional](https://images01.brasildefato.com.br/64e70e1415da6b30b354df24390770ee.webp)
Na conversa, Putin convidou Trump a visitar Moscou
Katharine Jackson e Doina Chiacu
MSN/Reuters
Donald Trump discutiu a guerra na Ucrânia nesta quarta-feira em ligações por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no primeiro grande passo diplomático do novo presidente dos EUA em uma guerra que ele prometeu encerrar.
Em uma publicação em sua plataforma de redes sociais após falar com Putin, Trump disse que eles “concordaram que nossas respectivas equipes iniciem as negociações imediatamente” e que ele começaria telefonando para Zelensky.
CONVERSA BOA – Segundo o Kremlin, Putin e Trump concordaram em se encontrar, e Putin convidou Trump a visitar Moscou.
Depois da ligação com o líder ucraniano, Trump escreveu: “A conversa foi muito boa. Ele, assim como o presidente Putin, quer a PAZ”.
“Nós… conversamos sobre oportunidades para a paz, discutimos nossa prontidão para trabalharmos juntos… e as capacidades tecnológicas da Ucrânia… incluindo drones e outras indústrias avançadas”, escreveu Zelensky no X.
CEDER TERRITÓRIOS – Trump vem dizendo que vai encerrar a guerra na Ucrânia rapidamente, sem explicar exatamente como irá fazê-lo.
Mais cedo nesta quarta-feira, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, deu a declaração mais contundente do novo governo até agora sobre sua abordagem em relação à guerra, dizendo que recuperar todo o território da Ucrânia ocupado pela Rússia desde 2014 é irrealista, assim como sua adesão à Otan.
“Nós queremos, como vocês, uma Ucrânia soberana e próspera. Mas precisamos começar reconhecendo que voltar às fronteiras pré-2014 da Ucrânia é um objetivo irrealista”, disse Hegseth, em uma reunião com a Ucrânia e mais de 40 aliados na sede da Otan em Bruxelas. “Buscar um objetivo ilusório apenas prolongará a guerra e causará mais sofrimento.”
GARANTIAS – Hegseth afirmou que qualquer paz duradoura precisa incluir “garantias robustas de segurança para assegurar que a guerra não começará novamente”.
Afirmou, no entanto, que tropas dos EUA não serão mobilizadas para a Ucrânia como parte dessas garantias. “Os Estados Unidos não acreditam que a adesão da Ucrânia à Otan seja um resultado realista de um acordo negociado.”
França, Alemanha e Espanha disseram que o destino da Ucrânia não pode ser decidido sem a participação ativa de Kiev. O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, afirmou que a Europa teria o seu papel nas garantias de segurança à Ucrânia, mesmo se a adesão à Otan não fosse imediata.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Parodiando Fernando Pessoa, negociar é preciso, viver não é preciso. Estima-se que a guerra na Ucrânia já deixou centenas de milhares de mortos. Para quê? Ora, para nada, como os cavaleiros de Granada, em louca disparada, na monumental obra de Miguel de Cervantes. Vivemos num mundo cão, sem a menor dúvida. (C.N.)
Tá parecendo que o Trump não seja tão louco e que sua vitória seria a possibilidade de retorno do fascismo, como profetizado pelo Painho, nosso anão diplomático.
O preconceito ideológico é mesmo a miséria da filosofia.
Imaginem se a Kamala, para quem torci, ganhasse. Os EUA estariam na pasmaceira de dar inveja às nossas transições bananosos como Lula/Dilma/Temer/Bolsonaro/Lula.
Deus me livre mais um mandato sonolento e pasmaceiro do Painho!
Nossos políticos não têm sal nem luz!
Que turminha imprestável!
“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
Segundo fontes da internet, quem proferiu a frase “navegar é preciso…” foi primeiramente o General Romano Pompeu, por volta de 70 a.C.
Senhor Delcio Lima , nada mais lógico , se Donald Trump quer e deseja ter acesso aos ” minerais nobres e estratégicos ” Ucraniano , nada mas justo que ele intermedeie e lidere o fim da guerra , num processo de paz ” Ucrânia x Rússia , pôs somente assim os EUA terão acesso aos tão desejados minerais Ucranianos , sendo que os países Europeus envolvidos na Ucrânia x Rússia , acredito que já perderam os acessos aos vastos campos vertes Ucranianos , entregues pelos golpistas Zelensky e seus comparsas em troca de apoio político e bélico.
Como o LADRÃO nunca chamou o Putin e o Zelensky para sentar num boteco e tomar umas cervejinhas, resolver os problemas, como prometeu que faria e que seria fácil fazê-lo, o TRUMP decidiu resolver o problema a sua maneira.
Mas não era o Lula que ia – com toda sua relevância internacional – promover a Paz entre a Ucrânia e a Rússia?
Trump dá a Putin sua grande vitória na Ucrânia, e isso mudará tudo na Europa
Moscou se encheu de otimismo após a conversa de Putin e Trump, acreditando que o presidente americano irá romper com anos de isolamento russo após o início da guerra na Ucrânia.
Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 13/02/2025 | 10h10 Por Anton Troianovski (The New York Times)
Mas não era o Lula que ia – com toda sua liderança internacional – promover a Paz entre a Ucrânia e a Rússia?
Enquanto isso o Cadáver Insepulto apronta mais uma: https://www.metropoles.com/brasil/lula-a-mulher-sem-dentes-voce-nao-tem-vergonha-mas-nao-e-correto