
Bolsonaro e Lula, as duas faces da mesma moeda sem valor
Carlos Pereira
Estadão
O slogan “Lula Livre”, que ganhou força quando o ex-presidente estava preso por condenações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, serviu essencialmente aos interesses de Lula e do PT. A narrativa, ao invés de fortalecer a esquerda como um todo, aprisionou o campo progressista à candidatura do próprio Lula em 2018. Agora, a história se repete na direita.
A pauta da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro e a tentativa de reduzir o prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa de oito para dois anos interessam apenas a Bolsonaro, não à direita de forma geral.
PROTAGONISMO – São medidas que reforçam seu protagonismo e minam o surgimento de novas lideranças conservadoras e comprometidas com a democracia no País.
Em 2018, mesmo preso, Lula conseguiu se manter politicamente relevante e praticamente inviabilizou a construção de candidaturas alternativas e competitivas na esquerda. A percepção de que apenas ele teria força eleitoral para derrotar Bolsonaro consolidou sua hegemonia e interditou o caminho para candidatos alternativos.
Agora, a defesa da anistia aos envolvidos nos ataques às instituições democráticas e a proposta de flexibilização da inelegibilidade têm o mesmo efeito para Bolsonaro.
SEM RENOVAÇÃO – Essas pautas impedem a direita de se renovar, mantendo-o no centro da discussão política e garantindo sua influência na eleição de 2026, seja como candidato, seja como fiador de uma candidatura de sua estrita confiança.
O maior beneficiado por essa movimentação é o próprio ex-presidente. Se anistiado, ele pode disputar as eleições novamente. Mas, mesmo sem concorrer, seguirá como líder incontestável da direita, dificultando o surgimento de novos nomes competitivos.
Construir uma candidatura viável à Presidência da República em um sistema presidencialista multipartidário já é um grande desafio. Além de exigir um nome carismático e com projeção nacional, a empreitada demanda altos investimentos e um grande esforço político dos partidos.
MENOS RISCOS – Muitas legendas preferem focar em candidaturas legislativas ou estaduais, que oferecem menor risco e retorno eleitoral mais previsível. Nesse cenário, figuras carismáticas de perfil populista como Bolsonaro bloqueiam o surgimento de alternativas.
O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), parece ter caído nessa armadilha. Ao minimizar os eventos de 8 de janeiro e considerar legítima a proposta de flexibilizar a Lei da Ficha Limpa, ele reforça a ideia de que apenas Bolsonaro teria condições de derrotar Lula.
No fim das contas, a anistia e a flexibilização da inelegibilidade não servem à direita, mas a Bolsonaro. O que está em jogo não é o futuro do campo conservador, mas a manutenção de um projeto político personalista, que impede a renovação e mantém o ex-presidente como peça central do jogo eleitoral.
Bolsonaro “puxador de votos” a caminho de ser anistiado
Deputados e senadores do centrão e de oposição, interessados unicamente em serem reeleitos em 2026 (e que se dane o país!), vão anistiar o Bolsonaro “Puxador de Votos”, usando os invasores de 8/1 como massa de manobra, ‘cortina de fumaça’.
Na verdade, esses deputados, senadores e os donos de partidos não estão nem aí com o destino dos bolsotários condenados, presos ou que ainda estejam sendo processados pelo 8/1. O que eles querem mesmo é se reeleger em 2026, e que se dane o resto!
E, para isso, precisam de Bolsonaro como “puxador de votos” que é ou que ainda esperam que seja.
Ah. e como é admirável a clareza e a objetividade da análise de Carlos Pereira, comparativa do “ou eu, ou nada” de Lula e Bolsonaro.
Sr. Newton
Veja a ousadia dos alunos dos Cieps do brizolixo com o método paulixofarinheire….
RJ: criminosos metralham delegacia para resgatar chefe do tráfico
Dois policias ficaram feridos durante o confronto, que ocorreu na noite do último sábado (15); veja vídeo
https://ultimosegundo.ig.com.br/2025-02-16/rj–criminosos-metralham-delegacia-para-resgatar-chefe-do-trafico.html
aquele abraço….
Ontem, quando sai para a caminhada matinal, ás 8 horas da já estava com 26o.
O calor já batia nas canelas, no mesmo lugar onde deve ficar o colesterol..
E parece que hoje, segundona brava, vai pelo mesmo caminho….
Sol de rachar mamona, como se dizia antigamente.
Lula diz que come ovos de ema, de pata e que quer provar de jabutis.
Segundo o presidente, o motivo é por ser “um jovem de 79 anos que precisa de sustância” e que um ovo de ema equivale a 12 de galinha…
“Eu to comendo agora ovo de pata, que diz que tem mais sustância, e como eu sou um jovem de 79 anos, eu tenho que comer muito ovo de pata. Ovo de galinha fica pra vocês que são jovens. Eu to comendo agora ovo de ema! O ovo de ema é desse tamanho e equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse….
https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-diz-que-come-ovos-de-ema-de-pata-e-que-quer-provar-de-jabutis/
Deixem o desgraçado falar……
Mais uma pesquisa e vair parar no negativo, -24%…
“Não somos uma sociedade de castas”…
9 em cada 10 juízes no Brasil ganharam mais que os ministros do STF em 2024…
https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2025/02/17/9-em-cada-10-juizes-no-brasil-ganharam-mais-que-os-ministros-do-stf-em-2024.htm?cmpid=copiaecola
Sr. Newton
Já podemos chamar o Ladrão de genocida…
“..Vacina da dengue: 2 doses podem custar R$ 1.000, mas quem quer não acha…
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/02/17/r-1000-por-2-doses-ninguem-acha-vacina-da-dengue-pra-comprar-em-sp.htm?cmpid=copiaecola
O maior beneficiário desse estado de coisas é o para tanto alçado e locupleto ou seja, régia e mercenariamente recompensado “ALCOVITEIRO CONGLOMERADO”, dessa forma submisso à “KHAZARIANA BANCA”!
PS. Simples e fácil: Identifiquem-os e anulem-OS ou seja: Prendam-OS como traidores de nossas pátrias e deles considerados desassemelhados!
Querem um mundo melhor, cumpram e impeçam esse absurdo tratamento e diferenças, usufruindo gananciosamente das riquezas do mundo!!!
Direita e esquerda?
Penso que precisamos de elites governantes que repensem o país em termos de desenvolvimento. Criar oportunidades para empregos qualificados com a reindustrialização, aumentar os investimentos em P&D são dois exemplos.
E também é necessário que os veículos de comunicação tratem de temas relevantes e fundamentais para que cresçamos. Porém, ao mesmo tempo, acho que isso é uma utopia, Preferimos discutir fofocas e temas absolutamente inúteis.
Muitos falam na educação para aumentar a produtividade no país e até para diminuir a criminalidade, mas será verdade?
O que responderíamos à seguinte pergunta:
O desenvolvimento de um país cria a necessidade de educação ou somente a educação é capaz de desenvolvê-lo?
Pergunto: A Educação está nas “mäos” de quem?
Pergunto: A Educação está nas “mäos” de quem?
“Dendos”, em:
https://www.sitelevel.com/query?query=Educa%C3%A7%C3%A3o&slice_title=Neste+Site&B1=Localizar+Agora&crid=4f1f8bec312c8053
Quem elege um presidente analfabeto não pode falar em educação. Quem elege um presidente corrupto e ladrão não pode falar em segurança constitucional.
Boçalnaro?