Lula aponta a solução Tabajara da crise: “Basta o PT voltar ao passado”

PKRIO 22/02/2025 - LULA / PT 45 ANOS - O Presidente Lula participa de evento comemorativo dos 45 do PT , na região portuária do Rio de Janeiro . Estão presentes os Ministros Fernando Haddad, Anielle Franco, Nisia Trindade entre outros, além da presidente do Partido Gleisi Hoffman e Zé Dirceu. FOTO Pedro Kirilos/Estadão. Foto: Pedro Kirilos

Lula festeja no Rio os 45 anos do PT, um partido em crise

Rayanderson Guerra
Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na manhã deste sábado, 22, que o Partido dos Trabalhadores precisa “mudar”, “avançar sem perder a essência” e “voltar a dialogar com a classe trabalhadora e a periferia”.

Em declaração no ato de aniversário de 45 anos do PT no Rio de Janeiro, o presidente disse ainda que os correligionários precisam se voltar ao manifesto de fundação do partido e retomar práticas que levaram a sigla a vencer cinco eleições presidenciais.

MAIOR DESAFIO – “O PT é uma ideia que se transformou em uma causa. E quem tem uma causa, seja um ser humano ou um partido político, não envelhece nunca e nunca perde a razão de sua existência. Nesses 45 anos de história, enfrentamos enormes desafios, mas nenhum desafio é maior do que nossa capacidade de luta”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, o partido precisa voltar a se preocupar com o “dia-a-dia” do trabalhador. “Para que continue a mudar o Brasil, o PT precisa mudar, precisa avançar sem perder de vista a sua essência. Tenho recomendado aos companheiros e às companheiras a leitura do manifesto de criação do PT”.

“A verdade é que precisamos voltar a discutir política dentro das fábricas, nos locais de trabalho, onde a classe trabalhadora está, na cidade e no campo. É preciso que a gente volte a dialogar com a periferia”, acrescentou.

NÚCLEOS COMUNITÁRIOS – De acordo com o presidente, o partido precisa retomar práticas, como organização em núcleos setoriais e comunitários, e o orçamento participativo que o levaram a se tornar um dos maiores partidos do País.

“O PT era organizado por núcleos. Era núcleos por bairros, núcleos por local de trabalho, núcleos por locais de estudo, e eu lembro que chegamos a ter 1.600 núcleos do partido organizados por várias categorias. Lamentavelmente, isso deixou de ser uma prática. Outra coisa que o PT fez história foi o orçamento participativo, que em muitos lugares também deixou de existir“, disse.

Na mesma solenidade, o presidente demonstrou insatisfação com seus ministros. Lula disse que nem mesmo o primeiro escalão do Executivo conhece as ações de seu governo. Essa falta de informação, segundo ele, reduz a capacidade dos militantes petistas de defender sua gestão.  

PARA SE DEFENDER – “Cabe ao governo fazer as coisas corretas e dar as informações para vocês. Porque o governo que não dá informações, às vezes não tem como militante defender. E eu sei que nós não demos informações. Eu fiz uma reunião ministerial faz mais ou menos 20 dias. Eu descobri na reunião que o ministério do meu governo não sabe o que nós estamos fazendo. Se o ministério não sabe, o povo muito menos”, declarou.

O petista afirmou que a oposição usa a mentira como arma, e que o País tem uma extrema-direita radicalizada que precisa ser enfrentada. Também disse que é preciso enaltecer a democracia sem bravatas.

Lula afirmou que defenderá esse regime “em qualquer lugar do planeta Terra”. Segundo ele, 2026 será o ano para “derrotar a mentira” no Brasil e no mundo.

CRÍTICAS A TRUMP  – Lula criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Esse cidadão não foi eleito para ser xerife do mundo. Quem vai governar o Brasil somos nós. Ninguém, nem esses produtores das plataformas (redes sociais) que pensam que mandam no mundo, vai fazer com que a gente mude de rumo nesse País. Não adianta ameaçar pela Justiça, não adianta perseguir o Alexandre de Moraes. Temos que dar os parabéns ao Alexandre de Moraes e ao procurador-geral da República pelas denúncias contra os golpistas”, disse.

A fala do presidente fez referência à ação na justiça dos Estados Unidos que mira Moraes, alegando que o ministro do STF violou a soberania americana ao ordenar suspensão dos perfis do bolsonarista Allan dos Santos, que vive no país.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Lula descobriu a pólvora e deu uma solução Tabajara para o PT. Para superar a crise, basta fazer o partido voltar ao passado e adotar as mesmas posturas antigas. Mas esqueceu de citar as reuniões de autocrítica para discutir os erros. Como se sabe, Lula não erra. Assim, desde que o PT assumiu o poder, nunca mais houve autocrítica. (C.N.)

9 thoughts on “Lula aponta a solução Tabajara da crise: “Basta o PT voltar ao passado”

  1. Vacância de governo, numa análise atenta

    Dizem que Lula vai finalmente nomear um titular para o cargo de ministro da Saúde há dois anos ‘vago’.

    Mas há ainda inúmeros outros cargos ‘vagos’ de ministros e de ministérios também ‘inativos’ no governo, nesse biênio.

    Às vezes até no próprio cargo de presidente da República parece estar ‘desocupado’.

    Acorda, Brasil!

    Expeça-se urgente um Alvará de Funcionamento para que o governo saia dessa inatividade latente.

  2. Não podemos esquecer que nem os petistas e os eleitores do PT sabem quem é o verdadeiro Lula, conforme relato da matéria abaixo:

    LULA É UM PRODUTO CRIADO PELO REGIME MILITAR

    Antonio Santos Aquino

    Poucos sabem que Luiz Inacio Lula da Silva é produto pronto e acabado da Revolução (golpe de 1964). Foi protegido desde que os irmãos Villares, empresários do ramo metalúrgico naval, o apresentaram como sindicalista confiável aos militares. Desde então foi protegido pelo general Golbery do Couto e Silva, ideólogo da Revolução de 1964.

    Lula fez curso numa escola paga pelos americanos desde 1953 em São Paulo, para formar líderes sindicais. Em 1972/73 foi para os Estados Unidos tomar aulas de “sindicalismo” na central sindical AFL-CIO e na Johns Hopkins University.

    BRIZOLA DE VOLTA – Lula foi preparado para se contrapor a Leonel Brizola que voltava do exílio depois de 15 anos e ainda metia medo aos militares com a tal “República Sindicalista” que nunca existiu e nunca foi cogitada. Foi até um pretexto para o golpe planejado nos Estados Unidos em 1964 (isso é conhecido e provado).

    Lula deve saber alguma coisa dos militares e muitas coisas pesadas de políticos, corrupção e crimes, inclusive.

    Já ouvi falar nisso ao jogar “dama” com outros cascudos como eu, na Praça Cruz Vermelha, e que têm filhos que exercem funções de destaque no governo, inclusive oficiais das Forças Armadas. Não são daquela época, mas ouvem muitas coisas e relatam aos pais.

    PERGUNTEM POR ELE – O que sei é que Lula é um líder fabricado para enfrentar Brizola e impedir a volta do trabalhismo, uma linha ideológica brasileira que nada tem de comunismo. Aliás, o próprio Lula e o PT também nem sabem o que significa comunismo. No partido, o que tem de pilantras e bandidos que comeram do fruto proibido e estão posando de vestais é impensável.

    Perguntem quem é Lula ao José Sarney, ao filho de Tuma, ao ministro aposentado Almir Pazzianoto e ao representante da Volkswagen na Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, Mário Garneiro, a jornalistas e historiadores que escreveram livros sobre ele, como José Nêumanne, Marco Antonio Villa, Felipe Recondo e Ivo Patarra.

    Há quem diga que Lula e o PT são comunistas, mas isso representa a maior ignorância. É coisa de analfabeto político.

  3. O LULA, O PT, TODOS OS PARTIDOS E PRESIDENCIÁVEIS, DIREITA, ESQUERDA, CENTRO, SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO, PRECISAM DIALOGAR ISTO SIM COM A MEGA SOLUÇÃO, VIA EVOLUÇÃO, como propõe a Revolução Pacífica do Leão, com o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, que mostra o novo caminho para o possível e necessário novo Brasil de verdade, porque urge nos libertarmos do passado que é o lugar para o qual não podemos voltar porque é exatamente aonde ainda estamos, porque o resto é tudo mais dos me$mo$, infeliz e desgraçadamente. No passado é onde ainda estamos estacionados, ou seja, no mesmo e velho lugar velho lugar da gastança, da comilança e da impostança onde o PT pegou o Brasil para mudar mas que ao invés de fazer o que havia nascido para fazer mudou de lado, aderiu à velha guerra tribal, primitiva, permanente e insana por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, de modo que o problema maior do Brasil não é o Lula, não é o Bolsonaro, nem os seus puxadinhos, nem os partidos, nem os seus milhares de presidenciáveis, nem a imprensa falada, escrita e televisionada com a rede globo na proa completando os seus 100 anos de muitas safadezas na seara política, não são os seu poderes… mas é isto sim o sistema exaurido pelos me$mo$, em sendo pois a Revolução Pacífica do Leão o Remédio certo, na dose certa, para o paciente certo, na hora certa, posto que capaz de resolver o país, a política, a vida e a convivência pacífica do conjunto da população, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, com todos juntos e misturados, para os próximos 500 anos… http://www.tribunadainternet.com.br/2025/02/22/lula-aponta-a-solucao-tabajara-da-crise-basta-o-pt-voltar-ao-passado/#comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *