Custo de vida mina popularidade de Lula, que tenta reeleição

Mercado se mostra inquieto diante das expectativas não concretizadas

Pedro do Coutto

O presidente Lula volta-se a combater o custo de vida que está minando a sua popularidade. Os fatos mostram que não há marqueteiro que seja capaz de mudar a opinião dos que têm que adquirir os alimentos do dia a dia com os preços que mudam para cima toda semana.

Desde que Lula assumiu a Presidência da República pela terceira vez, o mercado se mostra inquieto, já que muitas das suas declarações têm ido na contramão do ordenamento esperado pelas instituições financeiras nacionais e internacionais. Ataques às taxas de juros praticadas pelo Banco Central e críticas ao teto de gastos, por exemplo, inflamam os ânimos.

INFLAÇÃO – Hoje, diante de um cenário de alta nos alimentos, nos combustíveis e nas taxas de juro, a popularidade do presidente cai, junto com o poder de compra do cidadão médio. Apesar disso, sinais controversos povoam a cena: recorde de emprego e PIB crescendo acima do esperado.

Apesar de não se ter em nenhum horizonte a questão da recessão, a falta de compromisso fiscal do governo se coloca como um problema.   Um orçamento cada vez mais comprometido e uma dívida PIB crescente são reflexos desse confronto entre a política fiscal e a monetária.  Mesmo com a condução positiva da Reforma Tributária, oss efeitos dessas mudanças só deverão ser sentidos de forma mais concreta a longo prazo.

Entretanto, o descompasso entre a atuação do Banco Central, que busca controlar a inflação através da alta na taxa de juros, e do Governo Federal, que não se compromete com controle de gastos, são um obstáculo nessa gestão. O fato do ministro da Fazenda ter relativizado a inflação entre 4 e 5%, enquanto a meta é de 3%, ficou muito ruim. A mensagem acaba sendo de leniência com relação à inflação.

DÍVIDA – As medidas sociais propostas pelo governo com um orçamento consideravelmente engessado agravam ainda mais nesse cenário. A verba que possibilita adoção de medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil deve pesar ainda mais o orçamento e reforçar a dívida do governo.

O governo precisa traçar metas imediatas para contornar a situação atual e os confrontos que enfrenta para mudar o cenário no qual se encontra. Caso contrário, não haverá, conforme dito, marqueteiro que dê jeito ou mude a opinião da população que enfrenta em seu dia a dia a realidade dos fatos.

13 thoughts on “Custo de vida mina popularidade de Lula, que tenta reeleição

  1. Não é só o custo de vida. Some-se a isto a completa incapacidade de governar, a senilidade em estado avançado, a descoordenação da fala e uma primeira dama que não se considera como tal e nem tem a finesse necessária.

  2. Parece-me que existem vários deuses no universo: um, dizem que é bom, que quer nosso bem e nos ama, mas se não cometermos pecados e nos comportarmos subservientemente; um outro age para criar impecilhos – é o que cria Lulas, Bolsonaros da vida, Trump e asseclas. Um outro deus se comporta como se fosse o diabo: cria Putins e ditadores minúsculos, Dirceus e Gilmares .
    Mas ainda há esperanças de um dia um Deus maior e bom vai nos premiar com sons de Beethoven, Amadeus e Bach e tudo o que é ruim vai terminar num dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, dó.

  3. A senilidade só afeta seriamente o equilíbrio, a musculatura, a concentração e memória, nunca o raciocínio, o conhecimento e o caráter… a não ser que o caráter já fosse deficiente e pré-existissem problemas psicológicos como megalomania e cleptomania.

      • Tem um grupo aí, que está aloprando.
        São as viúvas de Bolsonaro, que apostam na guerra , no confronto, na falta de civilidade, dispostos a tudo para voltar ao Poder para barbarizar o povo, conforme Trump está fazendo nos EUA , já enfrentando resistências dos arrependidos, que deram a vitória ao ogro louro.
        Acho que os brasileiros, querem imitar o povo de lá.
        Observem bem, porque é uma tragédia anunciada.

        Aquele que posa de evangélico, de temente a Deus, é um tremendo Ateu e gosta muito de dinheiro público e como gosta.

  4. Ovo já era, agora é pé de galinha ensopado (rico em colágeno) ou calango frito (rico em proteína e ferro).
    Colágeno e ferro melhora a cútis de todo mundo.

  5. A queda do governo nas pesquisas, é um reflexo da alta dos alimentos.
    Perguntei a um feirante no sábado, qual a razão dos preços absurdos do mamão?
    Resposta: as chuvas torrenciais de Linhares (ES) derrubara a produção da fruta.Linhares é o maior produtor de mamão.
    Fui na barraca do ovo, fiz a mesma pergunta. Por que dobrou o preço?. Resposta: O calor intenso, caiu a qualidade do ovo e aumentou a mortalidade das galinhas de 2 por cento para 8 por cento.
    Os produtores, ao investir em climatização nas granjas, vão tentar reduzir os danos. Mas, o custo da eletricidade será repassado.

    O forno nacional, também prejudicou a cultura do café e o azeite com preços abusivos , são de origem nas omi eiras da Espanha e de Portugal.

    Regimes de Esquerda e de Direita, estão perdendo as eleições na Europa e nos EUA, por conta da carestia no setor de Alimentos.

    Joe Biden perdeu por causa da carestia, porque a Economia americana ia bem e o desemprego atingiu seus índices mais baixos desde o governo Bush.

    O Premier alemão Olaf School perdeu as eleições deste domingo na Alemanha, por causa da recessão econômica há dois anos, com alta no setor de alimentos e desemprego em alta. Motivo: Alta derivada dos altos preços do gás importado. A Alemanha comprava gaz da Rússia, muito barato, mas, as sanções a Rússia, por causa da invasão a Ucrânia proibiram a importação.
    A Democracia Cristã de Direita, venceu a eleição e a Direita Nazista ficou em segundo lugar. O Partido do Premier de esquerda, ficou em terceiro lugar.

    A oposição tanto lá como cá e principalmente aqui, tem explorado nas redes sociais a alta dos preços dos alimentos. Essa lógica irracional se reflete nas pesquisas de opinião, a qual o governo não está preparado para rebater, porque a oposição nesse campo tem um preparo melhor e usa a rede de pastores evangélicos bolsonaristas para agirem nos púlpitos das Igrejas e nas Lives dia sim dia não.

    E aí, minha irmã e meu irmão, qual o antídoto para solução desse problemão?
    Com a palavra, o PT e o governo de coalizão, nesse semi-presidencialismo envergonhado, dominado pelos parlamentares e suas emendas PIX emendas individuais, de comissão e de bancada. É muito dinheiro na mão de suas excelências. Com isso, votar Leis do interesse do país, ficou em segundo plano.

  6. Não tem nada energia de 30 e tesão de 20 coisa nenhuma. Passou dos setenta e, lógico, piorou o que os médicos sempre alertam. Passou, passou e pronto. “Aceita que dói menos”. Passou e ele busca (imaginário) energia e tesão que pretende. O problema é dele, lógico! Idosos têm basicamente as mesmas necessidades de obter prazer e bem-estar que crianças, adolescentes, jovens e adultos e, embora estas necessidades tendam a ser menos bem atendidas, cientistas admitem que não desaparecem com a idade. Nisso Lula não mentiu, mas energia de 30 “bateu na trave”, foi demais. Ficar na vontade será seu “desideratum finale”. Portanto, a popularidade de Lule nunca foi minada.

    Ele está onde sempre esteve. Seus eleitores (fui um dia) continuam “encantados” e ele continua suas “políticas assistencialistas” (não mais provisórias) antes da chegada (que nunca chegará) de empregos dignos, que poderiam garantir dignidade e cidadania. Uma política que precisam ficar, para que o mentiroso seja “identificado como pai dos pobres” numa trama covarde onde dias melhores nunca virão. Tudo ilusão…

    E tem mais: querer não significa poder. No atual estágio da vida Lule está mais para avolia, aquela condição em que há uma redução ou perda de interesse e motivação para realizar atividades. Associa-se ou pode estar associada a transtornos psicóticos, como a esquizofrenia e a depressão.

    Observem que sem perceber ele se distancia da importância do cargo, terceirizando protagonismo que deveria assumir. Afinal, ele (Lula) nunca deixou surgir nenhuma liderança no PT e “cortando sem piedade o pescoço” de quem “tentou bater asas” rumo a oportunidades políticas. Portanto, lógico, não tem mais ninguém para lhe fazer sombra. Apenas bajuladores, gente que jamais o contraria ou tem coragem de dizer verdades para que acorde de seus devaneios e poupe o país de tanta tolice, com o diário a um “nós contra eles”.

    Tudo uma grande farsa. O eleitorado cativo, ele tem. Nunca 50% mais 1, mas que tem voto, não se discute. Para vencer eleição não, mas tem muito voto. Tudo construído por meio de uma agenda assistencialista, muito clientelismo, muita maracutaia, tipo dou um pé de sapato hoje e, depois da eleição, te dou o outro. Claro, digo isso a grosso modo. É o acenar com boné alheio, afinal o dinheiro público para ele nasce num pé de árvore que nunca morre e produz frutos (dinheiro) o ano inteiro.

    Os astutos togados sabiam e sabem de tudo. Eles o tiraram da cadeia pelos votos que tem. Isso, aqueles votos que não elegeram o poste Haddad. São os mesmos votos. São votos cativos. Foi difícil, mas no final a confraternização foi geral. Todos assistiram ao vivo na maior emissora de televisão do país.

    Sem compromisso (ele) com o país, o metalúrgico (ele) que nunca trabalhou, segue brincando de governar um país de dimensão continental, sempre sob aplausos da imprensa amestrada (que também atende por porca), subserviente, lambedora de botas (civil ou militar), porta-voz mercenária ou qualquer adjetivo que a mantenha longe do jornalismo (de verdade), mas que garanta verbas publicitárias (públicas) sem as quais a falência bate à porta a qualquer momento.

    Para finalizar, dentre as empresas de televisão, jornais e rádio, existem programas sobre empreendedorismo, incluindo Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Louvável iniciativa para apoiar o Empreender. Isso é uma coisa boa, mas os decodificadores de conhecimento devem tomar cuidado, pois o público é o público e o privado é o privado. É preciso sair do cangote do Estado e aprender a caminhar com suas próprias pernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *