Ministro Juscelino Filho, torna-se réu por corrupção e decide pedir demissão

Juscelino Filho alega ser inocente, mas deixa o Ministério

Deu na Folha

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo nesta terça-feira (8), após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), sob suspeita de corrupção passiva e de outros crimes relacionados ao desvio de emendas. Juscelino é deputado federal licenciado, eleito pelo União Brasil do Maranhão.

A decisão, tomada por ele em conversa com integrantes do seu partido, foi anunciada a aliados nesta tarde. O próprio presidente já havia afirmado no ano passado, quando o ministro foi indiciado pela Polícia Federal, que afastaria Juscelino caso ele fosse denunciado pela PGR.

SEM CONSTRANGIMENTO – Como a Folha mostrou, ministros do governo falavam em uma expectativa de que Juscelino tomasse a iniciativa de deixar o cargo para se defender no exercício do mandato de deputado federal. Interlocutores do presidente da República diziam ainda que o movimento de deixar o cargo, partindo de Juscelino, livra o petista de constrangimentos.

A saída do ministro também era esperada por integrantes da cúpula da Câmara dos Deputados e até mesmo por aliados do político.

Apesar disso, integrantes do governo e aliados do ministro diziam que esse movimento teria de ser feito de forma acordada, para evitar qualquer ruído na relação do Executivo com o União Brasil. O partido tem a terceira maior bancada na Câmara (com 59 deputados), além de 7 senadores, sendo um deles o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

REFORMA MINISTERIAL – Há uma expectativa entre interlocutores de Lula e parlamentares que a saída de Juscelino pode destravar uma nova etapa da reforma ministerial do petista.

Nesta terça (8), Juscelino foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela PGR. O processo está sob a relatoria do ministro Flávio Dino e corre sob sigilo. Caberá ao Supremo decidir se aceita a denúncia e se ele vira réu. É a primeira denúncia da PGR contra integrante do governo Lula.

Após a denúncia da PGR, o ministro disse, em nota, que é inocente e afirma que o oferecimento da denúncia não implica em culpa e não “pode servir de instrumento para o MP [Ministério Público] pautar o país”.

APOIADO PELO PARTIDO – O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, divulgou nota à imprensa reiterando o apoio do partido a Juscelino e dizendo que a sigla permanece ao lado do ministro.

“Seguimos confiando na seriedade e competência do ministro Juscelino Filho, que tem exercido seu trabalho à frente do Ministério das Comunicações com comprometimento e resultados concretos para a população brasileira”, diz a nota.

Juscelino foi indiciado pela PF em 12 de junho do ano passado sob suspeita de participar de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude em licitação.

DESVIO DE RECURSOS – A PF concluiu que Juscelino integrou uma organização criminosa que desviou recursos de obras de pavimentação custeadas com dinheiro público da estatal federal Codevasf.

As suspeitas envolvem irregularidades em obras executadas em Vitorino Freire (MA), cidade que era governada por Luanna Rezende, irmã do ministro, e financiadas por emendas parlamentares indicadas pelo ministro de Lula no período em que ele exercia o mandato de deputado federal.

Um dos elementos utilizados pela PF é um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre uma das obras ter beneficiado propriedades da família do ministro. A investigação teve início para as apurar suspeitas de desvios em obras da Codevasf, em especial as realizadas pela empresa Construservice, cujo sócio oculto, aponta a PF, é o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Atenção, caberá ao novo ministro cumprir a recente determinação da Controladoria-Geral da União e investigar as ilegalidades e os golpes de Roberto Marinho para se apossar do controle da TV Paulista (hoje, TV Globo de São Paulo) durante a ditadura militar. Vamos cobrar. (C.N.) 

7 thoughts on “Ministro Juscelino Filho, torna-se réu por corrupção e decide pedir demissão

  1. Pastor ataca a honra dos integrantes do Alto-Comando do Exército

    Bolsonaro avalizou o ataque (feito por Malafaia) à honra dos generais no último comício da Avenida Paulista

    E o apoio do ex-presidente ao ataque do pastor ao Alto-Comando do Exército compromete Tarcísio e outros governadores presentes

    Tudo corria como o esperado até o pastor Silas Malafaia tomar o microfone e dizer: “Cadê esses generais de quatro estrelas, do Alto-Comando do Exército? Cambada de frouxos, cambada de covardes, cambada de omissos. Vocês não honram a farda que vestem. Não é para dar golpe, não, é para marcar posição.”

    No dia seguinte, em vez de repúdio, o pastor ganhou o apoio de Bolsonaro. E o silêncio de governadores, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Pode-se perguntar: afinal, o que Tarcísio pensa dos generais ultrajados?

    De Bolsonaro e do pastor, ninguém espera mais nada no Forte Caxias.

    Quem acompanha o ex-presidente sabe muito bem com quem divide a mesa. E o que aconteceu não deve ser surpresa, portanto, para os governadores que o acompanharam no palanque paulista.

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 08/04/2025 | 20h00 Por Marcelo Godoy

      • Juscelino sai, mas feudo das Comunicações continua sob o comando de Alcolumbre e Rueda

        A saída de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações pode ter sido ruim para o ministro, mas não muda a vida de quem efetivamente manda nos negócios da área no governo: o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente do partido, Antonio Rueda.

        O provável substituto (de Juscelino), o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), é tido no Congresso como “homem de Rueda”, mas sua indicação foi negociada entre os dois.

        Fonte: O Globo, Política, 09/04/2025 04h00 Por Mau Gaspar

  2. Efeito colateral

    A estupidez tarifária de Trump está praticamente reabilitando Janja da execração por xingar Musk em novembro do ano passado.

  3. Sr. Newton

    A capivara do sinistro corrupto é de fazer inveja a qualquer criminoso, mas, ainda não chega perto do Chefão Mafioso Don Narco-Genocida de Nine Fingers.

    Organização criminosa
    Lavagem de Dinheiro
    Corrupção Passiva
    Falsidade Ideológica
    Fraude á Licitação…..

    Ufa, mais algumas e não tem página para escrever…

    eh!eh!eh!eh

    aquele abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *