Com Bolsonaro inelegível e doente, Lula beira os 80, cansado e impopular. E agora?

Embate entre Lula e Bolsonaro deve sacudir Portugal - CrusoéEliane Cantanhêde
Estadão

A nova cirurgia de Jair Bolsonaro, de 12 horas, joga luzes sobre a grande incógnita das eleições presidenciais de 2026, quando os dois principais líderes políticos do país, Bolsonaro, pela extrema direita, e Luiz Inácio Lula da Silva, pela esquerda, dão sinais de que terão dificuldades para se candidatar e, portanto, para manter a sólida polarização brasileira.

Bolsonaro, 70 anos, tem sofrido efeitos colaterais bastante graves da facada que quase o matou durante a campanha de 2018, que ele venceu, e não se pode dizer que tenha exatamente uma saúde de ferro. Mas o pior é que ele, além de inelegível, enfrenta um julgamento difícil e carregado de provas como “chefe da organização criminosa”, segundo a PGR, que planejou e tentou dar um golpe de Estado no País. Seu grande risco é estar atrás das grades na eleição.

LULA ENVELHECIDO – Lula, 79 anos, curou-se de um câncer de garganta, mas, já no terceiro mandato, levou um tombo no banheiro e teve de fazer mais de um procedimento para estancar um sangramento intracraniano. Terá 81 anos na posse do futuro presidente e 85 no fim do próximo mandato presidencial.

Além disso, Lula enfrenta popularidade preocupante, Congresso hostil, oposição muito articulada e uma montanha de críticas, inclusive da mídia e entre aliados. A diferença entre os dois é o tipo de problema para cobrir o próprio vácuo, se vácuo houver.

TARCÍSIO CRESCE – Bolsonaro está rouco de tanto dizer, e tentar convencer, que será candidato, mas sofre uma competição cada vez menos disfarçada e mais atuante dentro do próprio ambiente bolsonarista.

O nome mais em evidência é o de Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo, mas ele é seguido pela ex-primeira dama Michelle, governadores como Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, e os tais “outsiders” que usam as pesquisas e abusam das redes

O problema de Lula é inverso: a falta de um sucessor, como já lhe cobraram um ícone da esquerda e um ícone indígena latino-americanos, Pepe Mujica e o cacique Raoni.

LULA OU LULA? – É como se a esquerda nacional só tivesse uma alternativa, ou Lula ou Lula. De uma pobreza de dar dó. Dó e um certo pânico, que permeia os debates de Brasília, mas é tratado sob constrangimento. Quem mais tem, ou teria coragem de botar o dedo nessa ferida para Lula, como Mujica e Raoni?

Bolsonaro é vítima do seu “problema”, já que não quer, não permite e se esgoela, mas sofre a profusão de candidatos disputando o seu próprio eleitorado.

Lula, porém, não se pode dizer vítima da falta de nomes, não só do PT, mas de toda a esquerda, porque foi ele quem criou e agora alimenta esse seu “problema”, na base do “se não for eu, não vai ser ninguém”. E é assim que Lula vem desautorizando e enfraquecendo a melhor aposta dele, do partido e das esquerdas, Fernando Haddad, e não sobra ninguém.

TUDO INCERTO – Ou melhor, quem sobra, por melhor que seja, é novo, inexperiente, tem de comer muito feijão para chegar a candidato com chances reais. Estamos falando do prefeito de Recife, João Campos, do PSB, que disputou a reeleição e não apenas venceu como levou o troféu de mais votado do País.

Sim… Se as candidaturas de Lula e Bolsonaro são incertas e não sabidas e a polarização parece claudicar, ou caducar, era de se esperar que o centro (atenção: não o Centrão, que é outra história) se articulasse para entrar de cabeça nesse vácuo, mas daí vem a dúvida cruel: quem e o que sobrou do centro no Brasil?

O País é dividido entre 30% da esquerda, 30% do bolsonarismo e 30% que não é de nenhum dos dois lados. Está num limbo, sem ver a luz no fim do túnel. Um ano e meio antes das eleições, 2026 é uma enorme incógnita.

25 thoughts on “Com Bolsonaro inelegível e doente, Lula beira os 80, cansado e impopular. E agora?

  1. Que marravilha!

    Já chega de culto à personalidades questionáveis, figuras mitológicas sem qualquer objetivo se não elegerem-se e relegerem-se, e a troca do zé pelo josé de quatro em quatro anos.

    Mas não nos exultemos! O lulobolsonarismo está aí no comando da bagaça. Suas características, que não nos permite pensar que, com um ou outro, deixaremos de ser quinto-mundistas bananeiros:
    – falta de projeto de páis de longo prazo que nos tire tecnologicamente dos anos 80;
    – paternalismo,
    – cientelismo,
    – patrimonialismo,
    – complacência com a corrupção (https://www.youtube.com/watch?v=jDN1tt_0wcY,
    – binarismo reducionista, só existe um ou outro;
    – negacionismo científico, no caso do lulismo da Ciência Econômica,
    – culto à personalidade,
    – retroutopismo, um quer voltar pra Idade Média, com um mix explosivo de religião e política,outro aos tempos da Guerra Fria.

    Por enquanto no mato sem cachorro, mas ficar livre das lideranças de ambos os lados do escárnio, já é uma esperançca, ainda que frágil.

  2. Queiramos ou não, emerge pela mão da “extrema-direita nazi-fascista”, como lhe chama a “esquerda progressista”, uma nova forma de governar, ou seja, governar efetivamente, colocar projetos, planos, ideais em ação, como são os casos de Trump, Milei e Bukele.

    Que diferença, em termos de sairmos do bananismo e do quinto-mundo, fizeram as trocas Collor/Itama/ FHC/Lula /Dilma (cruz credo!)/Temer/Lula?

    Pode ser que a nova onda mundial, vis-a-vis com a Nova Ordem, traga estes ventos práxicos pra nosso bananal.

  3. Sendo a 9ª economia ficamos situados entre os menos ruins 50 países em termos de IGI, Índice Global de Inovação, sem grandes evoluções nos últimos anos. Variamos da 47ª posição em 2011, para a 50ª em 2024.

    https://br.fi-group.com/brasil-esta-na-50a-posicao-do-indice-global-de-inovacao-2024/

    Uma esmolinha aqui, outra acolá, pra manter o lumpesinato quieto e conformado, a troca de governantes nem fede nem cheira em termos de nos tirar do quinto-mundo bananeiro.

    A Velha República Tardia da “esquerda progressita” vem sistematizando, normalizando e constitucionalizando o atraso, incusive com a decisiva participação de sua máquina jurídica, cuja censura neoludista, desembainha sua espada (ou banana) contra o avanço tecnológico, como se fora “defesa da Democracia”.

    E não há no horizonte qualquer esperança de rompermos o ciclo vicioso. O lulobolsonarismo deve perdurar por algumas décadas.

  4. Ah, sim, Sra Catanhede, é interessante manter a maldita bipolaridade ainda mais com uma conta que não fecha: (30 + 30 + 30)% não é igual a 100%. O que o ladrão-de-guampas pretende é quebrar a economia (por extensão, o país) e ficar lembrado como o grande Painho que – mais à frente – fará com que o povo ignorante perca tudo que pensa que conquistou. E que repetirá o que lhe disserem, ou seja, a culpa terá sido do “governo anterior”.

    Triste sina dos Correios ! De feudo do PTB a patrocinador financeiro de múmias que continuam agindo como sanguessugas da União.

    Aí vem aqui um cara de Monsenhor Tabosa negando o que lhe pede sua ideologia ! Haja paciência !

    Mais uma vez: o larápio não irá querer mais um mandato, pois ele, amigos e os cúmplices “justiceiros” já estarão ricos até lá. Talvez alguns poucos dos “adevogados”, das ovelhinhas, dos cúmplices do ladrão, da macacada, dos cronistas pé-de-cana e de todos os demais assemelhados consigam um pé-de-meia também.

  5. Se Curro de La Grana fosse imortal, daqui uns duzentos anos ainda continuaria o discurso para pobreza.
    ele e seus carregadores de penicos cada vez mais podres de ricos.

  6. A facada histórica de Adélio continua fazendo estragos. Cirurgia de Jair Bolsonaro, de 12 horas, joga luzes sobre a grande incógnita das eleições presidenciais de 2026.

    Dona Eliane Cantanhêde habita um mundo, aparentemente, disléxico em que tem visível dificuldade para associar o símbolos, letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
    Dia desses colocou ministro do Supremo “em saia justa” quando em plena transmissão da Globo News saca seu celular e vangloria-se de ler uma pergunta que determinado ministro “supremo” teria sugerido. Uma vergonha e coisa indelicada com quem lhe confia ou confiou alguma intimidade.

    Vejamos um pedacinho da matéria: “(…) dois principais líderes políticos do país, Bolsonaro, pela extrema direita, e Luiz Inácio Lula da Silva, pela esquerda, dão sinais …(…)”. Lula, de esquerda? Por que não Lula de extrema esquerda? Se a leitura que conseguiu deu-lhe o entendimento de que Bolsonaro é de extrema direita e não de direita, pelos dados postos e conhecidos deveria (dentro de honestidade esperada) rotular Lula de extrema esquerda, o que também estaria desconectado com a realidade histórica, pois “Lula é muito mais esperto do que vocês pensam. O Lula não tem caráter, ele é um oportunista”, disse o falecido professor Chico de Oliveira, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Nunca foi de esquerda, nem extrema esquerda, mas dona Eliane pouco se importa, apesar de seus anos de estrada jornalística.

    Mas, como a realidade se impõe e verdades “gritam” dona Eliane recuperou a serenidade: “Lula, porém, não se pode dizer vítima da falta de nomes, não só do PT, mas de toda a esquerda, porque foi ele quem criou e agora alimenta esse seu “problema”, na base do “se não for eu, não vai ser ninguém”. E é assim que Lula vem desautorizando e enfraquecendo a melhor aposta dele, do partido e das esquerdas, Fernando Haddad, e não sobra ninguém”.

  7. Uai, sempre pensei que se Bolsossauro é de extrema-direita, Lulatico Alucinático fosse de extrema-esquerda. “Quanta besteira, Manuel Bandeira”. Dá nojo@

  8. O PT (partido dos traficantes) transformou o país num narco-estado; agora, ao defender o Taxadd, a véia do disjuntor quer que o Brasil vire uma cracolânida continental. Vade retro!

  9. E agora?! agora é que fica bom! Estamos no fundo do poço!. Sem Lula e sem Bolsonaro (me irrita mencionar esses dois) temos oportunidade de escolher um candidato e com grande chance de ser melhor do que esses dois medíocres.

  10. Até lá , queira Deus que apareça uma pessoa ” honrada , honesta e decente ” para se inscrever e candidatar a Presidência da República Brasileira , pois infelizmente só tivemos até hoje desde a tal redemocratização do Brasil em 1985 , um único Presidente da República ” honesto e honrado ” Senhor Itamar Franco ” e mesmo assim fora sabotado e escanteado pelos seus próprios pares do então PMDB , senho que ao menos a cassação ” IMPEACHMENT ” do mandato do então Presidente Fernando Collor de Melo , nos legou algo de bom que foi o Senhor Itamar Franco , mas infelizmente os maus elementos estão se sobrepondo , aos bons elementos da política Brasileira .

  11. E agora?
    Das Organizações Globo, esperamos o melhor….o agora é o Privatista.
    Aquele que agora privatiza escolas públicas e no futuro, abraçado ao Armínio, manterá o salário mínimo sem aumento real por seis anos.
    Lula irá perder a eleição com a máquina na mão?
    Vale tudo para manter o gado no garrote, até ilusões ridículas.
    São a escória mesmo….

  12. POR QUEM A GLOBO cozinha o Lula em banho-maria, rejeita e mantém o Bolsonaro no inferno astral e foge da mega solução via evolução, igual o diabo foge da Cruz ? E agora o Brasil precisa isto sim, mais do que nunca, parar de girar em função de eleições, golpes, ditaduras, estelionatos eleitorais, factoides, sofismas, armações, esquemas, mentiras e enganações, tipo cachorro louco girando no entorno do próprio rabo, como lhe impõe, há 135 anos, a plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, forjada, imposta, protagonizada e desfrutada, há 135 anos, pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, com a imprensa falada, escrita e televisionada à bordo, na proa,da conservação do negócio plutocrático bilionário, fantasiado de democracia apenas pra ludibriar a crédula e tola freguesia que segura a vaca para a bezerrada de ouro mamar a vida toda, até morrem de velhos nas ubres do erário abastecido pelo sangue, suor, vidas e lágrimas da população contribuinte. E, por conseguinte, passar a funcionar em função da consecução do sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, como manda a Constituição, enquanto finalidade precípua do Estado, que é o povo juridicamente organizado , como propõe a Revolução Pacífica do Leão, munida de projeto próprio, novo e alternativa de política e de nação, a mega solução, via evolução, que mostra o novo caminho para o necessário novo Brasil de verdade, com Democracia Direta e meritocracia, até porque, em sã consciência, sem toneladas de Rivotril, ninguém suporta mais o continuísmo da mesmice dos me$mo$… https://www.tribunadainternet.com.br/2025/04/15/com-bolsonaro-inelegivel-e-doente-lula-beira-os-80-cansado-e-impopular-e-agora/#comments

  13. Senhor jaco , sabias que o ex-presidente do BC Ermínio Fraga disse que se congelar o ” salário mínimo ” e por tabela todos os salários dos trabalhadores Brasileiros por longos 06 anos , deixando a inflação e altas das tarifas dos serviços públicos correrem soltos , resolver-se-á todas as mazelas e problemas pelos quais passam a economia Brasileira , com o agravante de que ex-presidente do BC Ermínio Fraga é um verdadeiro ” lesa-pátria e quinta coluna ” encrustada na sociedade Brasileira .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *