Tribunal cita “grau máximo” de risco de fuga e mantém Zambelli presa

Deputada Federal Carla Zambelli no Congresso Nacional

Zambelli e o marido estão com as contas confiscadas

Deu em O Globo

A Justiça italiana decidiu que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ficará presa. A deliberação foi divulgada um dia depois de a parlamentar passar por uma audiência na Corte de Apelação de Roma. O tribunal avaliou que existe “grau máximo” de risco de fuga da brasileira, caso ela fosse solta.

Nesta quarta-feira, o tribunal encerrou sua sessão sem analisar se Zambelli poderia aguardar em liberdade uma decisão sobre o pedido de extradição para o Brasil, como pedira a defesa dela. O juiz responsável pediu mais tempo para avaliar os documentos apresentados.

LAUDOS MÉDICOS – Os juízes analisaram laudos médicos e afirmaram que Zambelli tem condições de seguir detida. Com a nova decisão, reportada pelo g1, a parlamentar continuará presa no complexo penitenciário de Rebibbia, nos arredores de Roma.

A defesa da parlamentar pediu que Zambelli, considerada foragida da Justiça brasileira, fosse solta enquanto não há uma deliberação sobre a transferência ou não ao Brasil.

Os advogados de Zambelli citaram motivos de saúde para embasar o pedido de soltura e alegaram que o governo brasileiro não requereu a prisão preventiva dela. A Corte Suprema da Itália, no entanto, já havia afirmado que a inclusão de um acusado na difusão vermelha da Interpol, como ocorreu com a deputada, equivale a um pedido de prisão.

TUDO NORMAL – Segundo informações do laudo médico-legal apresentado à Justiça a pedido do governo italiano, antecipado pelo UOL e confirmado pelo GLOBO, as condições clínicas da deputada não impedem sua permanência na prisão nem uma eventual transferência para o Brasil.

Durante sua audiência de custódia anterior, a parlamentar relatou estar se sentindo mal e precisou receber atendimento médico. Depois do episódio, a sessão foi suspensa e remarcada para ser retomada nesta quarta.

A defesa da parlamentar argumentou que ela sofre uma série de problemas “físicos e psicológicos”, entre eles fibromialgia, que acarreta dores generalizadas pelo corpo, e depressão”. A lista de doenças foi apresentada no tribunal como um dos argumentos para que ela respondesse ao processo em liberdade ou tivesse a prisão convertida em domiciliar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O advogado está no caminho certo, ao alegar que não existe o menor risco de fuga. Pelo contrário, o ministro Moraes bloqueou não somente as contas bancárias dela, como também do marido, o que é ilegal, pois ele nem está sendo processado. Zambelli, portanto, depende da prisão para se alimentar, comprar remédios etc. O marido deve estar sendo sustentado por parentes e amigos. Na verdade, Moraes condenou o casal à pena de morte, por falta de dinheiro. (C.N.) 

5 thoughts on “Tribunal cita “grau máximo” de risco de fuga e mantém Zambelli presa

  1. Bananinha não se faz passar por idiota. É um legítimo e cabal idiota.

    Todas as suas articulações junto aos States para falir o Brasil com tarifaços se não inocentassem o ex-mito deram justamente no contrário: a quebradeira de seus aliados econômicos do agro e das armas e a desmoralização política do próprio ex-mito.

    Só um idiota acreditaria que o Xande tremeria ao ver cortado um reles cartão de crédito ou que o STF se acovardaria ante tal ataque à soberania do país.

    O que isso provocou foi um reforço na convicção nacional de que os Bolsonaros só pensam neles próprios e se lixam para o Brasil.

    Só um absoluto idiota como Bananinha se jactaria de sua intimidade com uma potência estrangeira, acreditando poder manobrá-la como se ela não tivesse mais o que fazer.

    Para Laranjão, Bolsonaro livre ou preso lhe diz muito pouco.

    Se Bananinha fosse mesmo esperto, trataria de já ir atenuando a pena que receberá assim que pisar no País. Se espera ficar nos States para sempre, pode esquecer. Laranjão não gosta de imigrantes, e costuma deportá-los.

    Fonte: Folha de São Paulo, Opinião, 28.ago.2025 às 8h00 Por Ruy Castro

  2. Se, em vez de ir para a Itália, Zabela tivesse ficado nos States, contando com o ‘apoio’ de Bananinha, quem sabe já não teria sido deportada para o país.

  3. Senhor Carlos Newton , a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) quis ” exportar e aplicar ” na Itália a técnica (criada e desenvolvida no Brasil) dos golpes de LAUDOS MÉDICOS , mas caiu do cavalo , portanto sugiro às autoridades ” policiais e judiciárias ” Brasileiras que deem um basta nessa modalidade de golpes de LAUDOS MÉDICOS , advertindo as diretorias dos hospitais ” públicos e privados ” envolvidos de que serão arrolados num processo criminal como cúmplices de criminosos .

  4. Quando a defesa da Zambelli apresentar à justiça italiana os diálogos dos jagunços do Xandão do PCC, falando em “ferrar com essa mulher”, a perseguição política restará comprovada.

  5. Senhor Celso Shark , então o Brasil ainda esta ” engatinhando no ” quesito ” perseguições políticas ” , frente ao que o Presidente dos EUA Donald Trump , esta fazendo com os seus compatriotas , por não rezarem por sua cartilha .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *