
Trump tenta encontrar um jeitinho brasileiro para a situação
Por Lavínia Kaucz
Estadão
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que os bancos têm entendido que a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra autoridades brasileiras não são “extensíveis” ao Brasil.
“Até aqui os bancos têm interpretado que as sanções não são extensíveis ou aplicáveis. É esse o entendimento”, disse a jornalistas depois de participar de evento em Lisboa.
SANÇÃO – O governo de Donald Trump sancionou o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, com base na Lei Magnitsky. A punição foi feita em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo por liderar uma tentativa de golpe.
A Magnitsky prevê sanções como bloqueio de contas bancárias e de bens nos EUA e proíbe empresas americanas de manter relações com indivíduos sancionados. De forma indireta, a determinação de bloqueio também pode abranger bens e contas em instituições com ligações com o sistema financeiro dos EUA.
Gilmar também citou a decisão do ministro Flávio Dino, de agosto, que declarou que leis estrangeiras não têm efeito automático e devem passar pela Justiça brasileira antes de atingir bens ou empresas localizadas em território nacional.
INCERTEZA – “São questões que certamente podem vir a ser discutidas no futuro”, afirmou o ministro. A incerteza em relação a como os bancos devem agir diante do conflito causou uma queda bilionária no valor de mercado dos bancos depois da decisão de Dino.
Na última terça-feira, Gilmar afirmou que um projeto de lei “anti-embargos”, contra a aplicação da Lei Magnitsky e outros tipos de sanção, está sendo articulado pelos Poderes. Porém, a discussão desacelerou para aguardar uma saída diplomática. Uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano Donald Trump está prevista para ocorrer em breve, ainda sem data definida.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Gilmar finge que não entendeu. É claro que a Lei Magnitsky não atinge banco brasileiro. O que ela alcança é o depósito ou investimento feito nos EUA através de banco ou operador brasileiro que faça intercâmbio com banco americano. Exemplo: Moraes não pode aplicar nas Bolsas americanas através de banco brasileiro. Gilmar sabe disso, mas finge que não entendeu. (C.N.)
1) Cuidado com as caipivodcas… e similares… se antes era um tema para o AA – Alcoólicos Anônimos…
2) Agora é um assunto para AA2 – Adulterados Anônimos2…
Até para o Gilmar, a vira latice não é uma opção.
Sr. Newton
A Turma da Quarta Série sabe que a Lei do Magnèsio não é aplicada no Brasil…
O sinistrão do FHCorleone será que sabe que os bancos brasileiros tem filiais nos Isteitis Zunidos onde fazem operação com o mercado financeiro de lá.:??
aquele abraço