2023 — o ano em que o Brasil fingiu a volta à “normalidade democrática”

Charges sobre democracia - 07/08/2020 - Política - Fotografia - Folha de  S.Paulo

Charge do Benett (Folha)

Vinicius Torres Freire
Folha

O Brasil vai voltando à “normalidade institucional” ou “democrática”, lê-se em vários balanços deste 2023. No mais das vezes, esse juízo é moderado pelo gerúndio. Ainda assim, trata-se de otimismo, ingenuidade, tentativa de tapar o sol com a peneira ou cumplicidade com o estágio atual do arranjo desta democracia mais pervertida do que de costume.

Está claro que deixamos de ter um presidente golpista. Mais do que isso, o governo procura aparar as barbaridades maiores dos anos de trevas (2019-2022) e tem um programa de garantir ou ampliar direitos constitucionais, modesto na ambição, na criatividade política e fraco na prática.

DESASTRE SOCIAL – Difícil que vá além. O desastre social, econômico e político que herdou é enorme, há muito o que fazer. Além do mais, o bloco político do governo é o mais minoritário da redemocratização. Assim é no Congresso. Assim é por causa do tamanho do eleitorado no outro lado das trincheiras, do domínio regional do conservadorismo, do tamanho do sentimento antiesquerda etc.

Isto posto, continua essa crise democrática que vem pelo menos de 2014-15. Faz apenas um ano que bolsonaristas tentaram explodir o aeroporto de Brasília, gente que confabulava terrorismos diante do Quartel-General do Exército.

Como se sabe, foi de lá também que saiu o grosso da malta golpista que depredou as sedes dos Poderes. Essa é a evidência anedótica da disseminação popular do programa golpista.

DE FININHO… – Outros golpismos foram esquecidos, convenientemente. Boa parte do eleitorado o apoia, tacitamente — apenas 8% dos eleitores de Jair Bolsonaro em 2022 se arrependem do voto, diz o Datafolha.

Os militares coadjuvantes do projeto de tirania de Bolsonaro saíram de fininho. O processo dos generais-comparsas mal anda. As Forças Armadas, o Exército em particular, teriam “voltado aos quartéis”, embora nem admitam que tenham saído de lá.

Saíram, o que ficou escandaloso depois que o general Villas Bôas afiou a baioneta nas fuças do STF em 2018, quando os ministros tratavam de um habeas corpus para Luiz Inácio Lula da Silva. A participação dos militares no plano de golpe e na destruição institucional foi extensa.

OUTRA ANISTIA – Quantos irão para a cadeia? Quanto vai durar a “volta para os quartéis”? Até 2018, havia a ilusão de que os militares haviam se recolhido democraticamente à caserna. Na prática, está havendo outra anistia para a baderna autoritária.

O Congresso engatilha várias represálias contra o Supremo. Em si, não é má a ideia de empurrar os ministros do STF de volta para os seus quarteis. A politização e as exorbitâncias do tribunal apenas aumentaram na última década e meia, por aí.

Mas os motivos do centrão-direitão são também outros, muito ruins: vingança contra a Justiça que condenou justamente parlamentares e desejo de tolher atribuições constitucionais (como o julgamento de constitucionalidade).

ANTIPROGRESSISMO – Na pororoca, vêm a indignação contra planos de decisões “progressistas” (aborto, maconha, terra indígena) e outras que limitam o uso desavergonhado de dinheirama (emendas).

O STF foi um uma fortaleza contra as intentonas autoritárias do bolsonarismo. Era de certo modo uma guerra suja; o Supremo bateu-se com as armas que havia, mas excepcionais, no mau sentido. De resto, não é de agora que administra acordões e o ritmo de processos a fim de influenciar o jogo político.

Em que pé estão os processos de Bolsonaro, família e comparsas? Integrante plena do sistema de poder, essa gente agora tem uma outra espécie de foro privilegiado: é julgada de acordo com as conveniências políticas do momento, boas ou más. O tribunal morde e assopra na medida de suas necessidades e arbítrio. Durma-se com uma normalidade desta. E há muito mais barulho.

15 thoughts on “2023 — o ano em que o Brasil fingiu a volta à “normalidade democrática”

  1. Sr. Newton

    Veja a “normalidade democrática” neste ano, com o Partido dos NarcoTraficas no poder.

    Enquanto o Restaurante do STF espera seu mais novo integrante e apreciador das iguarias dos marajás

    A carnificina diária continua a todo vapor no

    “Páis Democrático” do Tone Montanha..

    Repare que “a vitima da sociedade” estava de sáida temporária do Presídio, saiu para matar o cidadão de bem.

    Após roubo, jovem é assassinado com golpe de madeira em Balneário Camboriú (SC)

    Segundo a Polícia Militar, o suspeito do crime estava em saída temporária do sistema prisional e queria pochete da vítima

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/apos-roubo-jovem-e-assassinado-com-golpe-de-madeira-em-balneario-camboriu-sc,0aafb9c92e3b8794899ddc2691cce1b8jwzqsbvx.html?utm_source=clipboard

    OBS.

    Interessante que a Máfia Midiatica ainda trata o lulatrocida como “suspeito” mesmo ele ser um presidiário…

  2. Notícia de outro site:

    “Estranhamente, empresa de servidor do Ministério da Fazenda fecha contrato milionário sem licitação,R$15,75 milhões”

    O Brasil vai voltando à “normalidade institucional” ou “democrática”, isso é uma piada de mau gosto.

    Normalidade democrática e comprar políticos a preço de banana, para satisfazer seus desejos. É indicar protegidos par o stf, para ter controle da justiça. Golpe é o que esse energúmeno esta fazendo, comprando políticos e a imprensa.

  3. “Anos de trevas (2019-2022)”
    O brabo demonizou quem achou que merecia ser demonizado e sai mais um tiro de vingança em seus desafetos.
    Uns se vingam fazendo artigos depreciativos e outros viajando nas asas da FAB pra lá e pra cá, comendo, bebendo e dormindo nos hotéis mais caros do planeta.
    Nham nham nham, glub glub glub, bz bz bz, fuck fuck fuck.
    As grossas verbas de publicidade despejadas segue o rito: “a verba vai ser despejada onde tem que ser despejada.” E onde vai ser despejada? Vai ser onde deixa bonito na fita o $talinacio Curro de la Grana! No Globo Folha e Estadão, eles ali vão saber quem aplaudir e quem vaiar.

  4. ‘Choquei’ profile admits fake news and regrets the death of Jéssica Canedo

    With the Rosângela hacker, the PF quickly put its team on the field. Screw Jessica, right? If she were still related to the thief…

  5. Bom texto. É claro que nossa democracia não é a ideal devido ao sistema elitista, mas é a que temos e, é necessário preserva-la e melhora-la. Essa tem sido a luta da esquerda progressista contra a insanidade da direita e extrema direita com seu conservadorismo do atraso. A sociedade é dinâmica e o direto tem de acompanhar a sociedade.
    O exibicionismo é próprio dos medíocres, e a maneira encontrada para aparece.
    Quem escrever em relação a mim em quaisquer outras línguas que não seja a portuguesa, não está falando comigo.

    • Senhora Múmia, eu tentei enviar a mesma crítica por oito vezes e o site não publicou. Cheguei até perguntar CN, quem é o Censor agora, às 10:29 ? porque só poderia ser censura. Daí, resolvi enviar em Inglês e passou. Medíocre é sua mente tacanha, que, mesmo lendo o que publiquei (e não publico para a senhora !!!), não percebeu que eu estava reclamando anteriormente da não publicação.

      Conheço um pouco de árabe devido ao trabalho no Oriente Médio. Se eu conhecesse bem o idioma Egípcio, teria publicado desta maneira para a senhora.

      Burrice e ignorância são formas de exibicionismo. Continue assim (burro e ignorante) e lave as tiras de linho para a passagem de ano.

        • Quase sempre que faço um comentário, logo a seguir você coloca um comentário abaixo com indiretas.
          Quando eu falo sobre o comentário de alguém eu falo o nome do comentarista, não fico com indiretas, mas as vezes também sou obrigado a responder com indiretas..
          Só os covardes ignorantes político que não tem argumentos para concordar ou descordar, ficam cercando comentarista que mostram os erros de Bolsonaro para ficar feito mariquinhas jogando indiretas.
          A expressão, “senhora múmia” você se referiu a quem e porquê? Seja claro.
          CN. não deixe de publicar a resposta dele. Esse sujeito há muito tempo vem me cercando. e picando meu saco. Já entrou no meu computador para me agredir com injúria. Tenho isso guardado..

          • “Senhora Múmia” é um vocativo dirigido a quem tem de 85 anos em diante. Eu estava quieto e uma bichinha vem me chamar de exibicionista porque coloquei algo em Inglês por motivo já esclarecido.

            Não tenho partido mas o ladrão já o conheço desde os tempos em que ele – em sua vida de vagabundagem – fazia piquetes às portas das fábricas. Não preciso votar porque trabalho nas eleições em Copacabana e moro em Vila Valqueire. Prove em juízo que invadi seu computador.

            Para que não fique criticando meu texto em um idioma que ofende sua burrice, envio agora em dois idiomas:

            Senhora Múmia, eu tentei enviar a mesma crítica por oito vezes e o site não publicou. Cheguei até a perguntar CN, quem é o Censor agora, às 10:29 ? porque só poderia ser censura. Daí, resolvi enviar em Inglês e passou. Medíocre é sua mente tacanha, que, mesmo lendo o que publiquei (e não publico para a senhora !!!), não percebeu que eu estava reclamando anteriormente da não publicação.

            Conheço um pouco de árabe devido ao trabalho no Oriente Médio. Se eu conhecesse bem o idioma Egípcio, teria publicado desta maneira para a senhora.

            Burrice e ignorância são formas de exibicionismo. Continue assim (burra e ignorante) e lave as tiras de linho para a passagem de ano.

            مامي ليدي، لقد حاولت تقديم نفس المراجعة ثماني مرات ولم ينشرها الموقع. حتى أنني سألت CN، من هو الرقيب الآن، الساعة 10:29؟ لأنه لا يمكن إلا أن تكون الرقابة. لذلك قررت أن أرسلها باللغة الإنجليزية وقد نجحت. متوسط هو عقلك الضيق الذي، حتى وهو يقرأ ما نشرته (ولا أنشره لكم!!!) لم يدرك أنني كنت أشتكي في السابق من عدم النشر.

            أعرف بعض اللغة العربية من خلال العمل في الشرق الأوسط. لو كنت أعرف اللغة المصرية جيدًا لنشرتها لكم بهذه الطريقة.

            الغباء والجهل هما من أشكال الاستثارة. استمر في ذلك (غبي وجاهل) واغسل شرائط الكتان الخاصة بك ليلة رأس السنة.

  6. Bom Artigo.
    Clap, clap, clap!

    (É lógico que os teleguiados BROXAnaristas sentir-se-ão no “galho da goiabeira” à espera da voz trovejante do deus de damares… ou da voz depauperada do messias milicianus.)

  7. De fato o país estava um Caos no governo anterior e está uma beleza nessa nova Gestão….
    Faz me rir….
    Tá tudo errado desde sempre,nada mudou….como se muda um país que não se respeita a Constituição e,se julga ao seu bel prazer….Lula condenado se tornou Presidente….Bolsonaro também, nada inocente….
    Mas agora,agora…. a culpa é do Congresso e etc….bora acordar meu povo….nós temos culpa nisso….
    Nos escolhemos nossos representantes.
    Mas com o aumento da criminalidade espero que os Políticos tomem postura pq os bandidos estão atacando eles também….agora não só os reles mortais….acho.melhor reverem as penas….investirem em Educação….e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *