O Brasil está seguindo em frente e deixa a era Bolsonaro para trás

Bolsonaro tornou-se inelegível para alegria de grande parte da sociedade

Marcelo Copelli

No início de 2023, o atual presidente da República, Lula da Silva, chegava ao seu terceiro mandato com a promessa de cuidar das pessoas e dedicar-se à reconstrução do Brasil após uma gestão de devastação promovida pelo mandatário anterior derrotado nas urnas.

Em uma derradeira tentativa de impedir o caminhar democrático, bolsonaristas invadiram e depredaram Praça dos Três Poderes, o Supremo e o Congresso, ratificando que a polarização ainda haveria de perdurar ao longo dos próximos meses. Ao mesmo tempo, o que se observou foi o gradual apagamento da imagem e das articulações políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro, até mesmo em virtude dos processos e das decisões judiciais que o tornaram inelegível por alguns anos, durante os quais, para o bem de muitos, estará impedido de concorrer ao Planalto ou a outros cargos políticos.

POLARIZAÇÃO – Ainda que novas ações tenham sido registradas no tabuleiro político, o bolsonarismo mostra que ainda sobrevive e se motiva por aspirações nas próximas jogadas. Em tradução simultânea, o extremismo e a polarização não foram riscados do plano atual, apenas se movimentam de outra forma.

Isso, entretanto, não se tornou obstáculo para que Lula obtivesse vitórias, a exemplo  da recente reforma tributária, o “arcabouço fiscal” e a consequente subida do rating da dívida brasileira. Agora, em 2024, após um ano do início do seu novo mandato, Lula estará na mira de novos balanços e avaliações, diante de um cenário que ainda avalia conquistas e derrotas, promessas cumpridas e outras que ainda estão por se concretizar. Mas o país segue  em frente, a cada dia deixando as más lembranças da gestão anterior e de seu representante maior no passado.

16 thoughts on “O Brasil está seguindo em frente e deixa a era Bolsonaro para trás

  1. Magistral análise, Marcelo Copelli.
    O governo Bolsonaro foi uma volta a Idade Media.Esse período de trevas de 2018 até o final de 2022, realmente ficou para trás. Espero que esse Outono de Fascismo no Brasil, não volte nunca mais.

    Além do incompetente combate a Pandemia do Covid, que o mandatário quis impor a sua forma canhestra forma de impedir o avanço da doença, através da Imunidade de Rebanho, soprada para ele, pelo deputado do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, que significava manter os idosos e crianças em casa e adultos e jovens, continuariam nas ruas, se contaminando, até que todos tivessem a doença, sem tomar nenhuma vacina. Esqueceu, que no final de cada dia, os familiares voltariam para casa e contaminaram idosos e crianças. Bem, isso ficou para trás, e que não volte nunca mais.

    A grosseria diária com todo mundo, que não compartilhasse com suas ideias canhestras e o ataque sem trégua ao Sistema Democrático de Direito, flertando com movimentos golpistas para permanecer indefinidamente no Poder com eleições ou sem eleições, que teve seu epílogo na derradeira tentativa de Golpe no dia 08 de janeiro de 2023, com a destruição dos prédios do STF, do Planalto e do Congresso, que seus apoiadores, com esse ato grotesco, desejavam criar as condições para a decretação da GLO( Garantia da Lei e da Ordem) comandada pelas Forças Armadas e em seguida entregar o Poder para o candidato derrotado nas eleições. Período de perigo iminente, destinado a implodir a Unidade da Federação, que não volte nunca mais.

    Estamos vendo na Argentina, o mesmo perigo que corremos no Brasil, agora sob um presidente com sérios problemas psicológicos. O presidente eleito, confessou que fala com seu cachorro morto. Torço para que a resistência dos hermanos, saia vencedora e que Milei não consiga impor suas ideias fascistas na Argentina, que o ogro ex- presidente dos EUA, Donald Trump, também tentou impor na América e saiu derrotado. Quer voltar novamente nas eleições de outubro deste ano. Espero, que Trump não volte nunca mais.

  2. Mensalão e Petróleo para esse míope não existiu, a corrupção que imperou nos governos do pt foi uma miragem. Esse cara precisa urgentemente fazer um tratamento para corrigir as sua imperfeições

  3. Qualquer governo, no Brasil ou no mundo, que enveredar para a tirania, golpes, tortura, Atos Inconstitucionais e demais ações do gênero, estarei na trincheira democrática, escrevendo críticas a respeito dos ogros truculentos.
    A bola da vez, é o Javier Milei da Argentina.
    Daniel Ortega da Nicarágua e Nicolas Maduro da Venezuela copiaram os métodos da Direita golpista. Uma pena. Estão no panteão antidemocrático, juntos com Trump, Milei, Orban, Bibi, Putin e outros daqui, da pátria tupiniquim.

    A Democracia é o pior dos governos, excetuando todas as outras formas de governo. É como sempre repetia, o mestre Hélio Fernandez

  4. “o bolsonarismo mostra que ainda sobrevive e se motiva por aspirações nas próximas jogadas.”
    Uma avaliação correta, mas pela metade!

    Trocar seis por meia dúzia ou o diabo pelo capeta, só bom para um dos lado.

    Quando entenderão que, ou arrumamos o sistema e buscamos pessoas honestas, competentes e responsáveis ou continuaremos no mesmo “barquinho” cheio de lixo!

    Condenar Bolsonaro é uma necessidade. Condenar Lula é uma necessidade, também!
    Nenhum dos dois, merece o cargo por onde passaram.

    O 1/3 dos eleitores que anularam, votaram branco ou não apareceram nas urnas, é que estão certos. Uma escolha indesejada, medonha, tratando-se de qualquer dos dois!!!

  5. Vamos aos fstos:
    1- Para derrubar Bolsonaro, era necessário um oponente experimentado. Por isso, tiraram Lula da cadeia, anularam a sua condenação e devolveram seus direitos políticos, tornado-o elegível.
    2- Impediram toda e qualquer ação que garantisse transparência na votação e na apuração, ou seja o tão discutido e exigido VOTO ELETRÔNICO COM A “COMPROVAÇÃO IMPRESSA” (e não voto em cédula de papel como tentaram passar). Ponto alto disso foi a ida dos ministros Barroso e Alexandre de Moraes até a câmara federal para pressionar a troca dos presidentes de comissão, o que foi decisivo para o projeto não passar. Nesse dia foi gravado aquela triste passagem com a fala eternizada “eleição não se ganha, se toma!”
    3- Ampliaram o poder do TSE, concentrando autoridade na mão de apenas um homem: Alexandre de Moraes. Carmen Lúcia deixou para a história a explicação de seu voto, onde “reconheceu a inconstitucionalidade da censura”, mas lavou as mãos. Nem ela teve força para ir contra o Sistema.
    4- Globo, Estadão, Folha e UOL montaram e lideraram um pool de mídia favorável à Lula, garantindo 24 hs diárias de propaganda e mentiras contra Bolsonaro, sendo algumas tão absurdas que o próprio TSE constrangido, as retirou do ar, ou concedeu o direito de resposta.
    5- Alexandre de Moraes liderou uma ampla rede de vigilância contra a boa informação, fazendo censura prévia em veículos de comunicação, decretando prisões de oficio, desmonetização de canais e perseguição de ativistas e apoiadores de Bolsonaro.
    6- A Justiça Eleitoral nos estados brasileiros entrou nesta onda sistêmica, vigiando até a militância voluntária, mandando retirar cartazes, outdoors, adesivos de carros. Pasmem! Até a bandeira brasileira teve seu uso cerceado.
    7- Enquanto a campanha de Bolsonaro era cerceada de todos os lados, Lula seguia livre, fazendo tudo o que Bolsonaro não podia fazer, inclusive manifestações com traficantes armados no RJ e usando boné CPX.
    8- Infelizmente, Alexandre de Moraes não se sabe por que, aparentemente, tornou-se um ativista político a serviço do sistema, atendendo todo e qualquer pedido da campanha petista.
    9- A PM foi impedida de fazer operações contra traficantes, a PRF foi impedida de finalizar boca de urna e compra de votos, a PF foi impedida de investigar pesquisas fraudulentas.
    10- Os institutos de pesquisa manipularam números ao bel prazer (gerando a solicitação de instalação de uma CPI das pesquisas) com amplo e potente apoio da grande mídia, o que com certeza, teve grande impacto na votação, especialmente no primeiro turno.
    11- Redes sociais de apoio a Bolsonaro de forma desproporcional, foram vigiadas, canais desmonetizados, contas foram bloqueadas e influenciadores foram simplesmente silenciados.
    12- Câmara e Senado Federal calaram-se diante de todos os descalabros judiciais praticados pelo TSE.
    13- Nem Bolsonaro nem ninguém seria capaz de vencer uma eleição assim! E se esta for a tônica, o PT vai se perpetuar no poder como a esquerda já vem fazendo em toda américa latina, onde o único bastião da resistência vermelha era o Brasil. Por todo esse conjunto da obra, só podemos deduzir que essa eleição foi igual a CASAMENTO NULO na igreja, onde tudo é celebrado liturgicamente dentro da legalidade, mas intrinsecamente é NULO, por não atender as exigências de um matrimônio válido.

  6. Prezado Cidadão
    Os fatos relatados, em boa parte, são verídicos. É publico e notório que Lula, boa parcela do STF, da mídia, etc, voltaram por acordos!

    Mas, ainda continua aguardando resposta para os atos de Bolsonaro, mesmo antes da posse!

    Por que rasgou “bandeiras” que o levaram à vitória? Por que destruiu a lava jato e impediu a lava toga? Por que, ao invés de indicar dois ministros ao STF, “extremamente iguais aos demais” não buscou mudança na lei e no STF?

    Mas, não vale argumentar que tudo estava contra ele!

    Por que, ao invés de “motociar”, não chamou o povo para as mudanças?

    O país perdeu porque a turma da esquerdalha, recuperada pelo governo do Minto, saiu do caxão e respirou! Depois voltou ao poder.
    Bolsonaro é incapaz de pensar, compreender e criar fatos de mudanças!

    Ambos, Lula e Bolsonaro, utilizam-se do mesmos mesmos meios, das mesmas mentiras, das mesmas amizades, dos mesmos negócios, dos mesmos e velhos métodos de enganar.

    Agora, para mudar tudo que ai está, teremos de descobrir alguém que tenha a coragem de mostrar tudo, deixar os dois reizinho nus!

    Prezado, todos os rabos do poder estão amarrados entre si!

    Será que o povo brasileiro continuará alimentando esta choldra?

  7. Nosso presidente LULA, ficará dois mandatos seguidos, até mesmo pelo fato de saber fazer para todos. O desgoverno anterior, coitado, somente os tolos lhes votaram, não tinha sequer um projeto Brasil e sim, ódio a espalhar via redes sociais. Após os 3 mandatos seguidos, elegeremos mais alguém da ESQUERDA, pode ser a Dilma novamente e daí que nosso país voltará a ser quinta maior economia do mundo, já que no desgoverno BOÇALNARO, ficamos em decadente posição chamada; décima quarta. Lula não só explica os caminhos, ele dá aula, a ESQUERDA é assim, sempre muito a frente dos sem cognição BOÇALNARISTAS.

      • Abaixo…de YAH NOSSO CRIADOR…
        Só um objeto ( e este movido por um …digamos: A.Lincoln (mais aguerrido)…Este objeto Srs…é o velho e certeiro FUZIL…
        Pronto…derruba uns 500 quinhentos obstáculos que só estão olhando para seus umbigos…e pronto …DEPOIS…Buscar seres dignos em moral e espiritual…fazer um plano de governabilidade.. .SEM deixar de LADO O FUZIL.
        Pronto assim o nosso Brasil vai ser cabeça e não o rabo.

  8. É Sr.Vidal…Sua assertiva…é digna…de se CONCLUIR de que o Crime compensa e ainda se ganha o “premio” de ser o Predidente.
    Puxa…que cosmovisão ? Que “lógica ” ? Que Sinceridade Sr.Vidal ? Eu não quero acreditar que o nobre contribuinte…escreveu uma “pérola ” desta.
    Por favor nobre contribuinte …releia o que o prezado escreveu …e faça uma reflexão…Afinal estamos no dia 02 /01/2024.
    Entendeu …?
    YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *