Era só o que faltava! Mauro Cid é o mais cotado para ser promovido a coronel

Leitor afirma que Bolsonaro 'gourmetizou' a corrupção - 06/08/2023 - Painel  do Leitor - Folha

Charge do Thiago Rodrigues Aguiar (Folha)

Cézar Feitoza
Folha

A cúpula do Exército espera que o MPF (Ministério Público Federal) apresente denúncia contra o tenente-coronel Mauro Cid antes de abril. O prazo é considerado crucial para generais ouvidos pela Folha, já que a turma de Cid na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) disputa a promoção para coronel no dia 30 daquele mês.

Pelas regras atuais, Cid poderia ser impedido de concorrer à promoção caso se tornasse réu na Justiça. Há outras situações em que militares ficam com a carreira congelada, sem possibilidade de promoção, mas o tenente-coronel não se encaixa em nenhuma delas.

DESGATE NO EXÉRCITO – Mauro Cid está entre os primeiros lugares da turma e é um dos mais cotados a receber a terceira estrela de fundo dourado. O desgaste no Exército com uma possível promoção do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), porém, tem gerado apreensão entre militares próximos do comandante do Exército, general Tomás Paiva.

O militar ficou quatro meses preso no ano passado e é investigado em diferentes apurações relacionadas a Bolsonaro. Entre os casos, estão a organização de uma live em que o ex-presidente fez ataques contra o sistema eleitoral, suspeitas envolvendo a gestão de recursos da família presidencial, a apuração da venda de joias recebidas por Bolsonaro e a falsificação de cartões de vacinação para ingresso nos Estados Unidos.

A Polícia Federal espera avançar também com investigações sobre um possível planejamento de golpe de Estado por parte de apoiadores de Bolsonaro após a eleição de Lula (PT), no fim de 2022. O ex-ajudante de ordens firmou um acordo de colaboração premiada com a PF.

MAIS COTADO – Cid se formou na Aman em 2000 com a terceira melhor nota da turma e foi coroado com o primeiro lugar do mestrado na Esao (Escola Superior de Aperfeiçoamento de Oficiais). O prêmio fica exposto em medalha na farda do tenente-coronel.

Colegas de turma consultados pela reportagem, sob reserva, afirmam que, sem um desdobramento no Judiciário, ele é o principal candidato à promoção em abril. Se Cid não se tornar réu até lá, os tenentes-coronéis formados com ele acreditam que somente notas desfavoráveis concedidas no âmbito da Comissão de Promoção de Oficiais poderiam evitar sua progressão na carreira.

O processo para a promoção a coronel da turma de Mauro Cid começou em novembro, com a disponibilização do RIProm (Relatório de Impedimentos de Promoções). Trata-se de um documento montado pelo Exército que mostra quem está impedido ou habilitado a concorrer à promoção.

SEM IMPEDIMENTO – Segundo relatos feitos à Folha, o RIProm de Cid não apontou impedimento. O tenente-coronel está habilitado para concorrer à promoção e já assinou e enviou os documentos necessários ao órgão responsável por analisá-los.

Os processos internos de avaliação de documentação e mérito para a promoção, porém, ainda não começaram. A fase atual é a de atualização da base de dados de pessoal.

“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que não foi dado início ao posicionamento para as promoções que ocorrerão em 30 de abril de 2024. Fato este que inviabiliza a resposta”, disse a Força, em nota, ao ser questionada sobre a situação de Cid. Também acrescentou que “informações de caráter pessoal são protegidas” pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como diria o Barão de Itararé, era só o que faltava. O tenente-coronel Mauro Cid mostrou que é um militar que desonra a farda. Mesmo assim, querem promovê-lo a coronel, e os colegas até fazem uma vaquinha para ele pagar advogado, embora se saiba que Mauro Cid é um homem rico no Estados Unidos, como sócio da empresa Cid Family Trust, junto com o pai e o irmão mais novo. Realmente, é inimaginável essa promoção, que não pode acontecer, a não ser que o Exército resolva se desmoralizar. (C.N.)

12 thoughts on “Era só o que faltava! Mauro Cid é o mais cotado para ser promovido a coronel

  1. Esperar que um pé rapado Jeca Tatú, sem eira nem beira, tome sua posição como líder mundial, fazendo-se partícipe dessa corja é artimanha de um “Prometido de Todas as Eras”, que dará um estrondoso pé na bunda de seus então “ímpates”!
    Só enganando, para cumprir objetivos!

  2. Estão passando o Brasil na máquina de moer carne, e a matéria prima, somos nós.

    Se o exército está assim, já desmoralizado, imaginem se tivessem dado o golpe.

    Isso é mais um exemplo pros coroas desmiolados que deven estar com alzheimer, pois esqueceram do passado…

    Tadinhos… todos malandrinhos, querendo a ditadura do tosco e família porque são “onestos”.

    Só lhes resta rezar pro Santo milagreiro francés, Saint Michelin.

    Quanta insanidade!

    José Luis

  3. Ué? Reapareceu o rapaz KY?

    Esse gosta de uma ripa de maçaranduba!

    Vai entender a doença.

    O bolsonarista é assim mesmo, perseguidor, e torturador…

    Que tipo de gentinha!
    Credo! (Ricardo Lemos)

    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *