Deu no Poder360
Em nota enviada ao Poder360, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, disse que irá recorrer ao STF para derrubar a proibição de comunicação entre advogados. “Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes”, declarou Simonetti, que acrescentou que a ordem não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica e reforçou a confiança da entidade nas urnas eletrônicas.
“A OAB vai recorrer ao STF para assegurar as prerrogativas da advocacia e derrubar a proibição de comunicação entre advogados. Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes. Na mesma petição, vamos reiterar a confiança da OAB nas urnas e relembrar todas as ações concretas tomadas pela Ordem para rechaçar as acusações infundadas feitas contra o sistema eleitoral e para defender a Justiça Eleitoral. OAB não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica. A atual gestão da Ordem tem como prioridade atuar em temas do dia a dia”, diz a nota da instituição.
PROIBIÇÃO ILEGAL – A OAB tem convicção de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, errou ao proibir nesta quinta-feira que advogados de bolsonaristas investigados pela PF (Polícia Federal) dialoguem entre si. A determinação consta na decisão que autorizou operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.
A justificativa dada pelo magistrado foi de que a determinação teria o objetivo de impedir contato entre os demais acusados, para não combinar versões. Assim, os advogados também não poderiam trazer informações para os seus respectivos clientes sobre os outros investigados.
A medida pretende evitar que os acusados interfiram no processo criminal prejudicando provas, combinando versões entre si ou influenciando o depoimento de possíveis testemunhas.
DISSE MORAES – “A medida cautelar de proibição de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de seus advogados, é necessária para garantia da regular colheita de provas durante a investigação, sem que haja interferência no processo investigativo por parte dos mencionados investigados, como já determinei em inúmeras investigações semelhantes”, diz Moraes na decisão.
Para o advogado Fernando Gardinali, a determinação deveria ser considerada ilegal. O sócio do escritório Kehdi Vieira Advogados disse que o trecho representa uma restrição ao exercício da advocacia e ao direito de defesa do investigado.
“Eles [os advogados de acusados] não podem conversar, não podem trocar nenhuma informação entre eles e, por isso, que, nesse ponto, me parece que a decisão é ilegal. Primeiro, ela limita a compreensão de conversa entre os advogados como ‘passa recado’, e não é isso. Isso é menosprezar a função da advocacia e é confundir a figura do cliente com a do advogado”.
DIREITO DE DEFESA – “As conversas entre advogados não se limitam a isso. Passam por estratégias, passam por discussões. Está dentro da atividade advocatícia e está dentro do exercício de defesa”, disse Gardinali ao Poder360.
O advogado afirmou que é considerado normal manter os envolvidos no caso isolados. Gardinali disse, no entanto, que esta é a primeira vez que ele percebeu uma determinação nesse sentido. Na decisão, Moraes disse ter feito determinação similar em “investigações semelhantes”, mas o advogado contestou:
“Eu vi as decisões citadas ao final e em nenhuma delas houve a proibição de contato entre os advogados. Em algumas delas, fala-se, genericamente, em ‘proibição de comunicar-se com os demais envolvidos, por qualquer meio’ – o que costuma dizer respeito à forma de comunicação, por exemplo, telefonema, mensagem, virtual”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Todos sabem que foi o Alto Comando do Exército que evitou o golpe, embora Moraes e outros ministros do Supremo insistam em dizer que preservaram a democracia, ao libertarem Lula e lhe devolverem ilegalmente os direitos políticos. E agora, nesta operação, Moraes demonstra, mais uma vez, que age como um ditador na condução de inquéritos e processos judiciais. É uma pena, ele deveria ser mais democrático. (C.N.)
Senhor Editor:
“Todos sabem que foi o Alto Comando do Exército que evitou o golpe…”
“Todos sabem”?!
Discordo – assim como uma cacetada de gente.
Da mesma forma que discordo que foi o stf que impediu o golpe.
Houve uma série de fatores – internos e externos -, que impediram a familícia de ir tão longe:
parte do “alto” comando e parte do stf foram peças de tais fatores.
Você tem toda razão, Batista Filho, sua opinião é verdadeira.
Mas não podemos desconhecer que, se o Alto Comando tivesse concordado, o golpe seria dado.
Abs.
CN
ESSA INVESTIGAÇÃO VAI CONTRA A LEI
https://www.youtube.com/watch?v=YkvWjLXxhBw
Conta outra aí, CN. Os bandidos fardados que deixaram os malucos teleguiados na frente dos quartéis clamando golpe evitaram o golpe? Kkkkkkkkkkkkkkkkk.
A FRAUDE NÃO FOI NAS URNAS
https://youtube.com/watch?A%20FRAUDE%20NA%CC%83O%20FOI%20NAS%20URNASv=ODlJVgiKROs&t=212s
As Forças Armadas ainda continuam, por incrível que possa parecer para nós que vivenciamos a Ditadura, o que sobrou de instituição democrática no Estado clepto-patrimonio-policial em que vivemos.
Naturalmente que sua presença moral faz-se necessária.neste momento tão crucial de tentativa de venezualização do país.
Pois este projeto que está sendo implantado, em nome da “democracia”:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwi6vOPy456EAxUom5UCHYx3BK8QFnoECBMQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.osul.com.br%2Fprojeto-do-pt-preve-30-anos-no-poder-com-maioria-no-stf-eliminacao-do-mp-e-controle-das-forcas-armadas%2F&usg=AOvVaw3E-_ZId2a3meYPQu8867WR&opi=89978449
Para os ouvidos peto-stefian os, presença moral poderá ser lida como “gorpi”.
Não mesmo. A única coisa que deixou os generais cagados foi a falta de apoio dos EUA, vontade para não faltava.
Sem dúvida o STF teve papel importante para conter o autoritarismo do bolsonaro desde a pandemia. Quando a PRF, sob o comando de um bolsonarista tentou impedir eleitores do nordeste de votarem, logo o Supremo e o TSE apareceram. Após o 8 de janeiro também.
Aliás o que a gadolândia lavajatista está achando dessa fala do Flavio bolsonaro?
Flávio Bolsonaro acusa Moraes de repetir Lava Jato: “Inventa crime”.
https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/flavio-bolsonaro-acusa-moraes-de-repetir-lava-jato-inventa-crime
A quem serve a PF ?
PF pede ao STF inquérito contra Nikolas por chamar Lula de ‘ladrão que deveria estar na cadeia’
Deputado bolsonarista discursou na Cúpula Transatlântica em novembro passado e disse que o presidente ‘deveria estar na prisão’
Um amigo critica venda da Telebrás porque “ela dava lucro”:
Respostas:
Angelo, seja sincero, isto é, não tenha preferência por político algum que ficará rico às suas custas: você compraria uma estatal que desse prejuízo ? Se o fizesse, com qual adjetivo você gostaria de ser chamado ?
Em 2005, a Telemar, uma das subsidiárias do grupo Telebrás, comprou R$ 5.000.000,00 (valor à época) de ações da empresa do filho de Dom Ratão Primeiro e Único. Veja bem, a compra das ações foi feita não pela holding, mas pela subsidiária. Onde mais isto seria possível se não em Banânia, onde o assaltado se apaixona pelo ladrão (modalidade de Síndrome de Estocolmo) ?
Senhor Batista Filho , acredito que um dos fatores preponderante para que não houvesse o golpe de estado , foi o histórico de ” traições ” e punhaladas nas costas , que o então presidente jair bolsonaro , gosta de dar em seus amigos e aliados , que com toda certeza o faria após o sucesso do golpe de estado , descartando-os e até eliminando-os fisicamente .
Concordo contigo, José Carlos. Mesmo entre mafiosos traidores não são confiáveis.