Investigação sigilosa sobre o golpe irrita a cúpula das Forças Armadas

Tribuna da Internet | É preciso punir os oficiais golpistas, para enfim  “desprivatizar” as Forças Armadas

Charge do JCaesar (Veja)

Bela Megale
O Globo

A tensão entre integrantes da ativa das Forças Armadas e da Polícia Federal voltou a crescer nas últimas semanas. A cúpula militar tem mostrado grande irritação com os desdobramentos da investigação policial que apura a trama golpista arquitetada por Jair Bolsonaro, ex-membros de seu governo e da caserna.

O principal incômodo hoje é que as informações envolvendo os militares estão vindo à tona “a conta gotas”, na visão de integrantes do Alto Comando. Para eles, esse fato tem causado desgaste constante nas Forças. Membros da cúpula militar também se queixam de não conseguir acesso à íntegra das investigações, que ocorrem sigilosamente.

PRISÃO PREVENTIVA – Outro ponto de tensão são os fardados que cumprem prisão preventiva no âmbito do inquérito do golpe. Há uma pressão interna sobre a própria cúpula militar, para que o comando das Forças justifique as detenções desses alvos, que ainda não foram condenados pela Justiça.

Hoje, há três militares presos: o coronel Bernardo Romão Correia Neto, o major Rafael Martins de Oliveira e o coronel Marcelo Costa Câmara.

Correia Neto é investigado por ter empregado técnicas das Forças Especiais do Exército para direcionar as manifestações nas portas dos quartéis, para as invasões golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.

FINANCIAMENTO – Já o major Rafael Martins de Oliveira, segundo a PF, discutiu com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, o pagamento de R$ 100 mil para custear a viagem de manifestantes a Brasília. Marcelo Câmara era um dos assessores mais próximos do ex-presidente e é suspeito de participar da organização criminosa que arquitetou o golpe de Estado.

Integrantes das Forças Armadas afirmam que só poderão abrir processos internos de punição dos envolvidos quando tiverem acesso à integra das investigações, sob o argumento de que não podem cometer “injustiças”.

Fora da caserna, porém, há a leitura de que os militares adotam uma postura corporativista, na tentativa de proteger os seus.

5 thoughts on “Investigação sigilosa sobre o golpe irrita a cúpula das Forças Armadas

  1. Será que não só “narrativamente” irão transferir responsabilidades sobre a verdadeira autoria dos “eventos”?
    É ignorância ou escrachado comprometimentos de “alguns”, vários, diversos OMISSOS?

  2. APOIAR TERRORISTAS E TERRORISMO ESTRANGEIROS, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE, É INCITAR O TERRORISMO NO BRASIL. Urge acabarmos com as guerras brasucas, tribais, primitivas, permanentes e insanas, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$. A Democracia tem que ser Democracia, de verdade, a Política tem que ser Política, de verdade, a Imprensa tem que ser imprensa, de verdade, livre e independente, para imprensar todo os malfeitos e malfeitores. Os sindicatos precisam voltar a ser sindicatos, escolas escolas, quartéis quartéis, igrejas igrejas, batalhões batalhões, enfim, instituições instituições, para que as pessoas, as coisas e os relacionamentos sejam colocados nos seus devidos lugares naturais. Semana passada me deixaram cerca de 4 dias sem água, não obstante as contas em dia, nesta madrugada, por volta da 1 h, explodiram uma bomba no quintal de casa, não consegui acionar a PM, não atenderam o telefone, consegui falar com alguém da GM, que prometeu fazer ronda no local. A SUGESTÃO que faço ao Lula e tb ao Bolsonaro e seus puxadinhos (Ciro à bordo) é que parem com o blá-blá-blá, gogó e trololo e apoiem desprendida e corajosamente, de corpo, alma, cabeça e coração, o Borogodó, digo, a mega solução, via evolução, representada pelo megaprojeto novo e alternativo de política e de nação. como propõe a Revolução Pacífica do Leão, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, com Democracia Direta e Meritocracia, a nova política de verdade, com Deus na Causa, alicerçada na estabilidade política, na sustentabilidade, na paz, no amor no perdão, na conciliação, na união e na mobilização por Ela, a mega solução, via evolução, focada no sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, até porque, em sã consciência, ninguém aguenta mais o continuísmo da mesmice dos me$mo$, com as suas armações, mentiras, enganações, golpes, ditaduras e estelionatos eleitorais. https://www.facebook.com/cnnbrasil/videos/750390253857080

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *