A política mudou e o eleitor agora exige resultados instantâneos

Charge Clayton | Charges | OPOVO+

Charge do Clayton (O POVO)

Hélio Schwartsman
Folha

Pelo que leio nos jornais, o presidente Lula fará uma reforma ministerial. O objetivo principal seria melhorar a comunicação do governo. É um clássico. Dirigentes sempre acham que estão fazendo um ótimo trabalho e, se a população não vê isso, só pode ser porque está mal-informada. Mas raramente o problema está na comunicação.

As pessoas não formam seus juízos sobre governantes a partir de dados sobre o que a administração fez ou deixou de fazer, mas a partir de percepções subjetivas moldadas pelas circunstâncias.

MUITOS ELEMENTOS – A economia costuma ter bastante peso aí, mas outros elementos, inclusive os espantalhos produzidos pela polarização e pelas guerras culturais, também influem.

Lula tem, por ora, bons números na economia. O crescimento do PIB foi vistoso, a renda do trabalho aumentou e o desemprego está baixíssimo. Em outros tempos, isso bastaria para transformá-lo num campeão de popularidade e candidato imbatível à reeleição. Mas há sinais de que os tempos mudaram.

Um deles é que os resultados favoráveis da economia praticamente não alteraram a avaliação de Lula, que é quase a mesma da do início da gestão. Outro é o precedente americano. Joe Biden também ostentava ótimos números, mas não só não conseguiu sagrar-se candidato como ainda viu seu partido perder a Presidência e as duas casas do Legislativo.

SITUAÇÃO DE CRISE – As razões desse fenômeno ainda não foram inteiramente digeridas. O surto inflacionário do pós-Covid é apontado como uma causa relevante. Se isso é verdade, a alta do dólar aqui no Brasil, em larga medida consequência de barbeiragens evitáveis, não prognostica ventos favoráveis para Lula.

Cientistas políticos já se perguntam se a chamada vantagem do incumbente, que por mais de um século deu as cartas nas democracias, não se tornou agora uma desvantagem, tirando as oposições do papel de azarões naturais para transformá-las em favoritas. É cedo para dizer, mas eu não me espantaria. Vivemos tempos de impaciência. Talvez influenciadas pela tecnologia e pelas redes sociais, as pessoas hoje cobram resultados instantâneos.

6 thoughts on “A política mudou e o eleitor agora exige resultados instantâneos

  1. TRUMP E MUSK, OS NOVOS IMPERADORES ROMANOS. Nada vai mudar na política, com essa ‘’Justiça’’ Brasileira, casa de prostitutas e proxenetas! Com quais reis, cônsules ou imperadores romanos Trump e Musk vão se identificar? Tibério Graco e Caio Graco, por certo não! Graciano/Valentiniano? Vespasiano/Tito? Marco Aurélio/ Lúcio Vero? Ou será triunvirato: Trump/ Vance/ Musk? Severo/Geta/Caracala? Júlio Cesar/Pompeu/Crasso? Roma teve 1 milhão de habitantes, com imigrantes de todo o mundo. Roma precisava importar muita comida; trigo não podia faltar, principalmente do Egito. Havia muita pirataria nos mares, sendo que até Júlio Cesar foi sequestrado e teve que pagar resgate. Na primeira eleição de Trump eu torci por ele, para que ele combatesse as gangues latinas e a criminalidade, aumentasse todas as penas, de forma que todos os criminosos apodrecessem atrás das grades; não aconteceu, nem vai acontecer, haja vista que quem manda na impunidade e no incentivo e garantia de índices insuportáveis de criminalidade é a ‘’Justiça’’ Ocidental, o ‘’Direito’’ mais torta e criminosa da Terra, administrados pelos advogados do diabo do Estado, dos Três Poderes e das Bancas privadas de advogados bilionários! Trump, o maior bufão americano, na presidência, só fez e falou besteira; com o assassino e genocida Kim Jong-Um ele esgotou todas as suas cotas de besteirol. Roma mantinha sua hegemonia pela espada, invadindo nações, escravizando, sequestrando, torturando, crucificando, cobrando impostos. Trump precisa importar e exportar, mas com sua política bélica, imperialista, ele vai mesmo ter que invadir o Canadá, a Groenlândia, a Dinamarca, o Panamá, etc. Está na índole e no inconsciente desse psicopata e sociopata, desse criminoso contumaz ‘’que odeia criminosos’’, que não só não foi punido por seus múltiplos crimes como se tornou presidente. Esta é a prova das provas daquilo que eu digo sempre, isto é, que a ‘’Justiça’’ Ocidental é um casa de prostitutas e proxenetas! Como é que um dos maiores criminosos dos EUA vai acabar com as Gangues latinas e com a criminalidade? Como é que um abusador e humilhador de mulheres vai acabar com os estupros e feminicídios de mulheres americanas? Como vai acabar com os criminosos seriais? Isto exige o fim do Sistema Judicial ocidental, o maior fiador, avalista, garantidor de insuportáveis índices de impunidade; tudo para o bem, a riqueza, a prosperidade financeira e a felicidade geral dos advogados do diabo! Como confiar nesse cristão fundamentalista evangélico conservador, hipócrita, criminoso, anticientífico, terraplanista, antivacina, geocentristra, patriarcal, homofóbico, racista, misógino, grosseiro, arrogante, petulante, prepotente (…)? Te cuida, Elon Musk, até quando você vai à guerra com esse psicopata falastrão, demagogo, baderneiro, meliante, fundamentalista evangélico ‘’conservador’’, anticientífico da Idade das Trevas do Cristianismo medieval? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. A política mudou sim, para pior. Hoje o que vemos são gente sem competência, fora a corrupção que não é punida. Bem poucos escapam nesse universo sa política que são dignos de confiança. Acompanho as notícias da minha cidade, o atual prefeito é um incompetente e corrupto, que já foi afastado uma vez. A cidade está sufocando em lixo não recolhido. Fora os incompetentes e corruptos, tem também uma grande parcela que ainda vota nesses caras

  3. Senhores Hélio Schwartsman (Folha) , Carlos Newton , a Refinaria de Manaus (REMAM) foi privatizada em 2022 no governo passado , no entanto até hoje sequer refinou uma única gota de óleo cru , no entanto a gasolina , gás de cozinha e óleo diesel são os mais caro do Brasil , mesmo não os refinando em sua planta , mas o senador Omar Aziz (PSD-AM) quer conceder benefícios fiscais ao Grupo Atem que atuam na distribuição de combustíveis isentando-o ” da cobrança de PIS/COFINS/ICMS , que detêm o controle da Refinaria de Manaus (Ream) , ou seja , o povo Amazonense esta sendo traído e lesado por um dos seus ” senador Omar Aziz (PSD-AM) ” e por tantos outros que não dão a cera á tapa , tal como acontece em todo Brasil , nossos inimigos são os próprios nacionais – BR e lesa-pátria , sendo que os equipamentos de refinos estão parados e imobilizados desde a sua privatização , e transformação dos terminais em entrepostos logísticos a custo zero , como é publico e notório , e lesando o ” tesouro nacional ” em cerca de R$3,5 bilhões em impostos anuais , enquanto que a população do Estado do Amazonas , em nada é beneficiada e até mesmo o estado Am perde em arrecadação desses impostos , pior que o ” senador Omar Aziz (PSD-AM) ” se diz representar o povo do Amazonas , imagine se não o fosse .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *