Juliano Galisi
Estadão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apresentação do “convite oficial” para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em resposta ao pedido de Moraes, os advogados do ex-presidente adicionaram um e-mail recebido pelo cerimonial do evento, afirmando que a mensagem já se tratava do chamamento definitivo. O domínio do remetente pertence a uma organização ligada a Trump que está encarregada da programação do evento, que será realizado na próxima segunda-feira, 20 de janeiro.
SEM PASSAPORTE – Bolsonaro está com o passaporte apreendido em razão da investigação por tentativa de golpe de Estado e depende do Supremo para ter o documento liberado e poder viajar aos Estados Unidos. A Corte, em 2024, já recusou pedidos semelhantes de Bolsonaro em duas ocasiões.
O e-mail apresentado pela defesa de Bolsonaro foi enviado pelo endereço info@t47inaugural.com. O “T47 Inaugural” é uma entidade privada, sem fins lucrativos e criada com o propósito de organizar os eventos do dia da posse de Donald Trump.
É praxe nos Estados Unidos que um comitê privado, ligado ao presidente prestes a assumir o mandato, esteja encarregado do cerimonial da posse. A mensagem foi encaminhada ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na manhã de quarta-feira, 8.
EXPLICAÇÕES – “T47″ faz referência à inicial do sobrenome “Trump” e ao fato de o republicano ser o 47º chefe do Executivo dos Estados Unidos. O número 47 foi utilizado por Trump em diversos momentos da campanha presidencial, como ao anunciar um conjunto de projetos denominado “Agenda 47″.
O “T47 Inaugural” está a cargo do empresário Steve Witkoff e da ex-senadora da Geórgia Kelly Loeffler. Ao anunciar os responsáveis pelo seu comitê de posse, Trump descreveu Witkoff e Loeffler como “amigos e apoiadores de longa data”.
“Estou entusiasmada por aceitar esta enorme honra ao lado de Steve Witkoff. Estamos ansiosos por realizar uma celebração muito especial”, disse Kelly Loeffler no X (antigo Twitter) em 9 de novembro. A republicana foi senadora dos Estados Unidos pela Geórgia entre 2020 e 2021.
AMIGO ÍNTIMO – Trump estava acompanhado de Steve Witkoff em 15 de setembro, quando foi alvo de um atentado a tiros em um clube de golfe.
O empresário, que administra o Witkoff Group, já assumiu uma função pública no mandato anterior de Trump, quando foi nomeado para um comitê de “resgate econômico” para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19.
Tanto Witkoff quanto Loeffler assumirão cargos no próximo mandato do republicano: o empresário foi nomeado para assuntos relativos ao Oriente Médio, enquanto a ex-senadora presidirá a Small Business Administration (SBA), uma agência pública destinada a auxiliar pequenos empresários.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não há lei que impeça Bolsonaro de viajar. O único impedimento chama-se Alexandre de Moraes. Cabe ao ministro-relator-vítima-julgador decidir. No lugar dele, o que você faria? (C.N.)
Seriam bom que ele fosse e ficasse por lá.
Seria
Infelizmente o janjo não foi convidado para também ficar por lá.
Estou triste porque a Canja não vai para exibir seu charme e cultura para os cidadões americanos
Grotesco e o risível comportamento “supremo”.
O convite do Bolsonaro PRECISA ser IMPRESSO.
Já o VOTO…NÃO.
Outra: que Congresso…
PS.: Que personagens (“ministros”), também, indicados pelo Bolsonaro…
Estão em minoria, mas parecem múmias milenares putrefatas…
Dos outros não esperávamos nada mesmo. Os sarcófagos os esperam no mundo do ostracismo histórico eterno.
À frente na corrida para ditador do país, Alex fará o que for melhor negócio para ele, obviamente.
Diante da negativa, aguardaria as sanções apropriadas à serem dirigidas contra àquele que de variadas formas mostrou-se estar contra os normais “padrões das comunidades”!
Volto a repetir o ditado, não sei se árabe ou chinês, “Ao Inimigo que foge, ponte de prata”
De minha autoria “Sem retorno”
Aos bolsonarofóbicos não precisa perguntar nada.
No fim das contas, quem é fake? Quem espalhou a fake news? A verdade sempre aparece e a mentira também.
Não se tratado Janjo ou do Bozo. Trata-se da decadência moral e institucional do STF, que recebe até defensores e amigos do Presidente.
A petezasa feliz tem tudo pra cair no que plantaram.
Atualizando o número de views. Still counting…
My video exposing Lula’s government has reached more than 145 million views on Instagram, one of the most watched political videos in history. It’s now on
@elonmusk
‘s 𝕏. Brazil is not theirs, it’s ours.
https://x.com/nikolas_dm/status/1879530280157139313
Sr. Newton
Parece que colocar um ecomunista no IBGE não deu muito certo para o Ladrão…..
Demissões em massa: insatisfeitos com indicado de Lula, diretores do IBGE entregam cargos e ampliam crise no órgão
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/01/14/diretores-do-ibge-entregam-cargos-insatisfeitos-com-pochmann-entenda-a-crise-no-instituto.ghtml