Victoria Abel e Thaís Barcellos
O Globo
O governo federal recuou e decidiu revogar a norma da Receita Federal sobre monitoramento das movimentações financeiras, incluindo o Pix e outros meios como cartão de crédito, após a repercussão negativa e uma onda de notícias falsas, como a de que haveria cobrança de imposto nas transações.
A informação foi confirmada pelo secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira.
DISSE O SECRETÁRIO — Nos últimos dias pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico. Apesar de todo o nosso trabalho, esse dano é continuado. Por isso, decidi revogar esse ato — disse o secretário, ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União)
Com a medida, a Receita passou a receber dados de transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das fintechs para movimentações acumuladas acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas a partir de 1º de janeiro.
Isso valia tanto para o Pix como para outras formas de transferência de recursos. Antes, apenas bancos tradicionais eram obrigados a informar os dados.
ACIONAR A JUSTIÇA – Além das fake news, com informações falsas divulgadas até mesmo por líderes políticos e religiosos, golpistas aproveitaram o momento para tentar tirar dinheiro de quem usa o Pix. O governo federal já anunciou que pretende acionar a Justiça contra esses criminosos.
De qualquer forma, o Pix experimentou uma forte queda no número de operações nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou hoje que, apesar da revogação, o “estrago já foi feito” pela desinformação.
Além da revogação da Instrução Normativa (IN) da Receita Federal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo vai editar uma Medida Provisória (MP) para garantir que o Pix não será taxado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não houve fake news, muito pelo contrário. Dizer que foi uma fake news é só a desculpa mal ajambrada. O governo tentou armar, mas se deu mal. Queria arrecadar mais impostos da classe média e partiu para o controle de operações financeiras menores, um controle que já existe nas transações bancárias acima de dez mil reais. Houve a grita e a denúncia de que poderia haver taxação, e o governo recuou. Não houve fake news, apenas defesa da privacidade financeira de cada um, desculpem a franqueza. (C.N.)
Acuado e desnorteado, governo Lula desiste tanto da fiscalização como da taxação das transferências via PIX conforme prometera a banqueiros na reunião de 16/10/2024.
Os banqueiros, agora decepcionados com o atabalhoamento do governo, teriam sido surpreendidos com a velocidade em que o PIX, em sua fase de teste (gratuito), se disseminou na população.
E querem, por isso, recuperar a perda de receita com os serviços bancários de transferências financeiras feitos agora via PIX.
Não tem como segurar este governo.
O trem virou um oba-oba geral.
Será que quem descondenou estes aloprados, agora reforçados com a ponta-de-lança Janja, que pode gastar adoidado sob completo sigilo.
_____________
Embora tenham assassinado a Lava Jato juridicamente, ela tirou os freios do Painho, tal como o fora Palocci. Ninguém sai impune de uma bandalheira de dezenas de bilhões.
É o que dizem os irlandeses.
https://oantagonista.com.br/mundo/friend-of-my-fathers-friend-no-principal-jornal-da-irlanda/
Tá livre, leve e solto, pra quebrar o país de novo!
… quem descondenou .., viu em que fria entraram?
Os mininos vão correr pro STF depois de terem quebrado o vidro da vizinha?
O lance é torrar o dinheiro sofrido do povo.
Vejam que ridículo, primeiro soltaram esta propaganda obscena de tanta idiotice, já mostrando o que tem na cabeça (oca) o tal marqueteiro-mor, arrembentando com a imagem do BC, logo da confiança do mercado no degoverno. aí depois revogam a patoaca.
https://www.instagram.com/irecereporter/reel/DE3c76eSSYf/
Fiquei com vergonha pros engalobadores.
É assim que estes pilantras tratam das receitas públicas, digo, do dinheiro do povo.
Uma das razões pra revogarem a patacoada.
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/transacoes-via-pix-registram-maior-queda-para-janeiro-em-meio-a-onda-de-fake-news/
Algo que aconteceria ainda que todo mundo ficasse de bico calado.
Óbvio!
_____________
Não devemos culpar o Taxad por não conhecer a Teoria da Curva de Lafer. Nem aprendeu ainda o conceito de Economia.
Curva de Lafer.
https://blocktrends.com.br/noruega-aumenta-impostos-curva-laffer-taxar-bilionarios/
Este governo está com prazo de validade vencido.
É uma zona pior que o da Dilma!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/boulos-pede-que-pgr-investigue-nikolas-por-estelionato-apos-video-sobre-pix/
A saga do invasor!
Será que os demais braços da Oligarquia Estatal Patrimonialista da Velha República Tardia vai continuar a passar pano presses aloprados e suas patocoadas?
Duvido!
Petista não faz pix
Petistas não estavam nem aí com a ordem de Lula, afinal revogada, de espionar pix alheio. Como já demonstraram, preferem dinheiro na cueca ou pixuleco em malas.
É simples
“Se era fake news, não precisavam voltar atrás. Bastava provarem na prática”, conclui o deputado Junio Amaral (PL-MG) sobre a amarelada do governo Lula que queria, mas desistiu, bisbilhotar transações do pix.
Tamanho do estrago
Publicação de Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o plano da Receita Federal, com aval do governo Lula, de bisbilhotar o pix fulminou a arapuca. Até a revogação, o vídeo tinha 200 milhões de visualizações.
Mais comentados
Curiosa combinação de assuntos mais comentados do X, assim que o governo amarelou e revogou a bisbilhotagem sobre o pix. A rede social listava: “impeachment”, “o pix” e “arregou” entre os mais comentados.
Pergunta na Fazenda
E a “taxa das blusinhas” que não ia ter, mas teve… vai revogar?
Foi o que Claudio Humberto publicou no seu site.
Pederam o rumo mesmo.
Twittes contra o Nikolas
A grgre é a do que é
ingridmarquesd (‘ingridquesd)
esse ano carlinhos maia vai morrer eu profetizo em nome de deus
_________________
O cacau
?Cacaudsf (Islatos)
) )
35m
gente burra
gente pobre e burra
gente pobre burra e negra
morador de “favela” pobre negra e sem condições curtindo a publicação do Nikolas Ferreira
CURTINDO S PUBLICAÇÃO DO NIKOLAS FERREIRA
parece um filme de terror, Deus me tira os olhos, não suporto ver desinformação
_______________________
Lan house reposta
Kevin (‘)
?kvnator_ (/s)
meu sonho é acordar e ler no twitter que ele morreu
______________
do renê
?ybelakrs (desambidos)
) )
2m
quero que o nik0las se foda, enfia ele e o pix no c*!
Sr. Newton
Quem fez fake news foi o próprio desgoverno corrupto e sua assessoria particular estatal, rede esgoto, esquerdão, foice, bosteja, istojáera, carta petralhal, mentiropólis, com seus jornazistas amestrados…..
Amarelou, arregou,
aquele abraço
É o “pai dos pobres” querendo aumentar o número dos filhos da pobreza. Se era fake news, por que revogou? Esse pessoal mente até quando dormem.
Tem hora que penso que o momento político é surrealista ou estou vivendo em outra fase do universo paralelo.
A única coisa que segura minha sanidade é a afirmação do Capistrano de Abreu.
Vou misturar Capistrano com Millor: É preciso ter muita vergonha na cara antes que a vaca vá para o brejo.
Agora uma mistura de Loola com Ronald Biggs, “Nunca precisei roubar um trem pagador, roubo legalmente sob proteção da justiça, me tiraram da cadeia pra isso.
Me engana que eu gosto. Todas as transações são monitoradas, inclusive com valores menores, como no caso do cartão de crédito, exceto o Pix
Quem é contra esse monitoramento que tem potencial de descobrir falcatruas? Quanta gente recebe “por fora” e não paga impostos devidos? Ou pior, os rendimentos recebidos fariam injustificáveis eventuais recebimentos de benefícios sociais, tais como bolsa família.
Quem é honesto (alguns chamam de otários) acha normal esse monitoramento. E acho que essa propagação de de fale news sobre possível taxação, encobrem o verdadeiro motivo . Espero que após a edição dessa medida provisória ratificando o que não foi cogitado, que o monitoramento seja implantado.
Sr. Vidal, os otários ainda não entenderam que para ficar livre da fiscalização da Receita neste nosso Brasil inzoneiro, é preciso ser proprietário, proprietário da JBS, proprietário da Havan, proprietário da Odebrecht …não importa o governo, se do Lularápio ou do Bolsocheio, agora imagine um quadro de terror e pense no Nikolas Ministro da Economia, venderia o Brasil na feira do rolo.
O governo erra e erra, já sabemos e não é novidade. Agora, constatar a atuação de Nikolas Ferreira, boquirroto inconsequente, com seus histerismos já conhecidos, me faz lembrar de Ulisses Guimarães , pois a cada legislatura o nível baixa e como tem baixado em todos os matizes ideológicos, existindo exceções, é claro, que não recebem os merecidos holofotes…
https://oantagonista.com.br/analise/receita-monitora-ate-pix-do-povo-mas-moraes-ja-blindou-esposas-de-ministros/https://oantagonista.com.br/analise/receita-monitora-ate-pix-do-povo-mas-moraes-ja-blindou-esposas-de-ministros/
Sejam honestos consigo mesmo, não deixem de ler:
https://oantagonista.com.br/analise/debatendo-e-rebatendo-as-falacias-de-nikolas-sobre-o-pix/
O melhor Artigo que eu li no Antagonista, mesmo que eu já tivesse adiantado algumas conclusões dele, da forma sintética que meu amadorismo permite, no comentário ao Artigo de Redação ” Acuado, governo Lula anuncia recuo sobre monitoramento do Pix” Meus parabéns Ricardo
O artigo de Ricardo Kertzman no OA, é fundamental e definitivo para entender como a destruição da ética na política, a tecnologia da informação e a liberdade de expressão ampla, geral e irrestrita, está levando o país a desaparecer como nação civilizada e democrática.
Pois é, com essas ideias tão sólidas quanto uma gelatina.
Eu já tinha lido a notícia do Pix no Antagonista e comentei, repostei no X e o faço aqui.
Esse retrocesso do governo no caso do Pix desnuda certas situações fáticas: 1ª O governo está inoperante e foi desmoralizado por uma manobra política e sua retórica oposicionista; 2ª O cancelamento da medida é inútil e inócuo, já que a fiscalização do comportamento financeiro do contribuinte é atribuição legal e até constitucional da Receita Federal; 3ª A campanha através de falsas informações e sua instantânea propagação a nível nacional, prova o risco da Liberdade de Expressão Ampla, Geral e Irrestrita num país que está sendo tomado pelo ódio entra facções pseudo ideológicas e estupidificadas,
Reposto este comentário ao artigo do Kertzman, no OA, sem informar seu autor por não estar autorizado a isso:
Apenas uma pequena observação, Ketzman. Você sabe quanto este patriotíssimo e cyber-midiático deputado faturou com as visualizações do vídeo? Procurei saber, pelas regras de monetização das redes e do Youtube. Foram cerca de 200.000 dólares. Qual será sua verdadeira motivação? Será patriotismo? Preocupação com os informais? Com os pagadores de impostos? Certamente não. E gostaria muito de saber onde esta dinheirama foi depositada para o deputado, pelas inocentes redes que veicularam este vídeo.
E tem gente que acha essa pessoa um bom político.
Que tempos.
Para mim é um subproduto do Jair, tóxico que nem e mais perigoso se acabar de se criar.