Advogado petista ataca Múcio por defender revisão das penas do 8 de Janeiro

Um homem de terno escuro e gravata vermelha está sentado em um sofá, olhando para a câmera. Ao fundo, uma mulher está em uma mesa, visível parcialmente, com um logotipo que diz 'VIVA' em um painel circular. O ambiente é moderno e bem iluminado.

Experiente e seguro, Múcio deu uma bela entrevista à TV

Mônica Bergamo
Folha

Coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, ligados a Lula e ao PT,  diz que as declarações do ministro José Mucio (Defesa) sobre anistia a presos no 8 de janeiro são “estarrecedoras” e “gravíssimas”.

Mucio defendeu na segunda (10), em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura), diferenciar penas de envolvidos nos ataques. Sobre a possibilidade de anistia, o ministro disse ser uma decisão que pertence ao Congresso Nacional.

VIA WHATSAPP – Trechos da fala de Múcio passaram a ser encaminhados via WhatsApp por advogados que defendem presos no 8/1, e incomodaram membros do Prerrogativas. O grupo é alinhado ao governo Lula e foi criado na época da Lava Lato como reação a medidas da operação.

“Nunca houve, na história de nenhum país do mundo, uma tentativa tão fartamente documentada de golpe de Estado como a que assistimos no Brasil. Algo que não se pode ignorar ou relativizar. Múcio deveria, antes de se pronunciar, ler os autos e os processos. Deveria procurar um advogado. Múcio insultou os que seguem defendendo a nossa democracia e as nossas instituições. Insultou o Supremo Tribunal Federal e o bom senso”, diz Marco Aurélio de Carvalho, em nota.

E segue: “E, ainda pior, insultou milhares de famílias que ainda choram os seus mortos e ainda procuram os corpos daqueles que morreram lutando pela liberdade que ele próprio utiliza agora para passar pano para golpistas. Vergonhoso”.

SEM ANISTIA – O advogado diz, entretanto, que “não podemos deixar de reconhecer a lealdade do ministro Mucio ao presidente Lula e a importância de sua gestão na estabilização das relações do governo com as Forças Armadas”. Mas ressaltou:

“A anistia não é e jamais será o melhor caminho para reconciliar um país ainda tão dividido pelo ódio e pela intolerância. Esperamos, pois, que o ministro se some aos que não pretendem se omitir ou se esconder na conveniência do silêncio.”

Em momentos da entrevista, Mucio chegou a chamar os ataques de “golpe”, mas recuou e posteriormente argumentou que apenas o julgamento da Justiça poderá dizer se houve um ataque para derrubar ou não o governo Lula.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGJosé Múcio está corretíssimo. O Supremo julgou atos coletivos, ao invés de fazer julgamentos individuais, em que cada um responde exclusivamente pelo que fez. O advogado Marco Aurélio de Carvalho parece desconhecer esta lei. É lamentável. (C.N.)

7 thoughts on “Advogado petista ataca Múcio por defender revisão das penas do 8 de Janeiro

  1. Tem CORRUPTO que tá querendo ser anistiado mesmo antes de provar sua inocência.👇
    ANISTIA É PRA CULPADO.

    https://x.com/DaysePirralha/status/1889732576127996254?t=vLSuIXOGv1HEnva5J7ZUdQ&s=09

    Se alguém tem dúvida que o demoníaco metido a ditador, era o grande mentor do golpe, aí está a resposta, pro gadinho com a memória fraca.

    NÃO DÁ PRA ANISTIAR ESSE FDP!

    FALSO, CORRUPTO, COVARDE E LADRÃO HÁ TRINTA ANOS!

    P.S- Sr. Carlos Newton, o STF ofereceu anistia pra essa massa de manobra, se assim querem chamar.
    Acho que umas seiscentas pessoas já aceitaram as condições.
    Seria interessante o Sr. escrever sobre este assunto.

    Sempre fui contrário às condenações coletivas, mas naquela hora tinha que ter uma resposta rápida do Judiciário.

    Já falei que esses otários metidos a golpistas, foram usados se dó, e abandonados sem dó.
    Inclusive falei que absolutamente nenhum idiota vai ficar dezessete anos presos.

    Troco a liberdade de todos os golpistas, militares e gado, por uma só: PELO DEMÔNIO ENJAULADO!

    Se essa desgraça for preso sozinho, mais feliz vou ficar.

    José Luis

  2. Se advogado já é uma coisa infame um advogado petista é algo que nem o diabo quer. O problema não é a anistia e sim o julgamento inconstitucional dos condenados. A petezada morre de medo que o Bolsonaro seja anistiado pois sabem que ele ganha de lavada do cadáver insepulto chamado Lula.

  3. Em cima exclusivamente do que diz o ministro, eu comentei no OA:

    Uma dosimetria? Certo o ministro! Aquele movimento derrubava o governo se ele tivesse consequência? Certíssimo o ministro! Mas… faltou a consequência imaginada pelos conspiradores, os possíveis e oportunos cadáveres gerados no confronto com a PMDF que justificariam uma automática intervenção militar, a ultra bolsonarista PMDF passo a proteger os baderneiros até de um possível escorregão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *