/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/K/Q/mBQTX4RAyOIMG9YY91AQ/109912491-pa-brasilia-df-03-02-2025-sessao-solene-de-abertura-do-ano-judiciario-de-2025-plenario-d.jpg)
Postura independente de Dino deveria servir de exemplo
Bela Megale
O Globo
Ministros de Lula avaliam que Flávio Dino se “descolou rápido demais” do governo depois de assumir a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). A atuação independente do ex-chefe da pasta da Justiça tem sido criticada por parte dos ministros palacianos, que atuam no dia-a-dia da política.
A reclamação é que, mesmo independente, as ações de Dino no STF, especialmente em relação às emendas parlamentares, são vistas no Congresso como tendo a influência de Lula, o que não acontece de fato, segundo membros do governo.
HÁ ELOGIOS – Alguns ministros ligados à área econômica, críticos ao jogo de emendas, no entanto, passaram a elogiar a independência de Dino.
Um gesto do magistrado reforçando que ele seguirá com sua lupa no tema foi informado nesta quinta-feira pela apresentadora da GloboNews, Andréia Sadi.
Na reportagem, ela relata que Dino intimou o Congresso e representantes do governo federal a prestarem esclarecimentos sobre as emendas, numa audiência que será presidida por ele, em 27 de fevereiro.
CONTROVÉRSIAS – O magistrado chegou a suspender o pagamento das emendas por falta de transparência.
Em paralelo, os parlamentares atuam em busca de uma espécie de anistia para irregularidades relacionadas a desvios da verba pública.
Nesta quinta-feira, Dino autorizou uma operação da Polícia Federal que mirou o chefe de gabinete de um deputado federal gaúcho, por possíveis desvios de emendas destinadas a um hospital do Rio Grande do Sul.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nem todo ministro trabalha caninamente na defesa do presidente que o nomeou para o Supremo. Os que são verdadeiramente juristas costumam proceder sempre de forma independente. Ao que parece, Flávio Dino e Cristiano Zanin estão costeando o alambrado, como dizia Leonel Brizola. Merecem o respeito de todos nós. Dizem que Dino sonha com o Palácio do Planalto, porém isso é assunto mais para a frente. (C.N.)
O problema, amigo Carlos, é que sistemas polarizados esquerda X direita, direita X esquerda, não conseguem conviver com formas inteligentes de vida,
Simples jogo de cena! Alguns tem que numa arquitectada retaguarda parecer diferentes e isso não é criticado pelo “mentor”, razão da conjectura!
Hei jaco hei jaco ler aí ler ai.
Carlos Newton já deve tá chegando aos oitenta anos. Rapaz, Flávio Dino é um vagabundo, foi pior que os
Sarneis la no Maranhão.
Cristiane Zanin isso é um idiota, uma lesma, sabe que é nada nada nada é uma vergonha. Rapaz, só rindo mesmo. Ah país vagabundo.
Fazer jornalismo com tendencia à esquerda é o mesmo que bater palma pra doido dançar.
“Não importa os votos, importa quem conta os votos.”