![Lula se mostra encurralado entre pressões internas e externas e até mesmo em seu campo político](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LC52BLC6SRHTLLEVTBBTOMS3KY.jpg?quality=80&auth=24d632ae1224b956f02367de5b3f0236ac53c01c5cf22112c2ff69cbdbe87469&width=380)
Envelhecido e confuso, está na hora de Lula dizer adeus
Eliane Cantanhêde
Estadão
O presidente Lula está cercado por todos os lados: agronegócio, mercado, importadores, exportadores, as tarifas de Donald Trump, Congresso, pelo menos quatro presidentes de partidos, direita, centro, parte da esquerda, um a cada três dos seis eleitores e, muito particularmente, as redes sociais. Lula perde o rumo e a mídia e sua maior ameaça vem do próprio PT: uma guinada à esquerda, num País e num mundo cada vez mais à direita, seria a pá de cal.
Uma dura crítica a Lula é que ele replica Dilma Rousseff na economia, mas a sensação agora é ainda mais agoniante: a de que o processo de isolamento do seu governo repete o de sua antecessora petista, com o presidente trancado no Planalto sem entender o tamanho da crise, cercado de ministros batendo cabeça, entre ceder ou confrontar o Congresso e botando a culpa na comunicação e na mídia.
ENCURRALADO – Após a Quaest detectar que a desaprovação começava a ultrapassar a aprovação, o Datafolha não só confirma como mostra o quanto a queda é brusca: Lula tem o nível de bom e ótimo mais baixo de todos os seus mandatos. A oscilação em 2024, de 35% a 36%, despencou para 24%, enquanto o ruim ou péssimo, que ia de 32% a 34%, disparou para 41%.
Com 17 pontos entre positivo e negativo, a pergunta que ronda o País é se Lula tem condições de recuperação até as eleições de 2026 – não mais para a reeleição, que sai do radar, mas para fazer o sucessor, que ninguém sabe quem seria. A opção Fernando Haddad, que parecia, e era a melhor, esfarelou.
Sem Lula e um nome para o lugar, o que resta para a esquerda? Não mais atrair o centro, como em 2022, mas apoiar o centro em 2026.
E O CENTRO? – Mas… o que é e quem é o centro? Existe um centro, depois do fim dramático do PSDB? E o PT tem pragmatismo e visão estratégica para apoiar alguém fora da própria bolha? Olhando a história, sempre foi “ou eu, ou nada”.
É assim que Lula, PT e governo derrotaram Bolsonaro e a extrema direita em 2022, mas estão empurrando a política brasileira para a direita, na onda internacional. A discussão é sobre qual será a direita beneficiária no Brasil dessa desordem mundial criada por Trump e dessa falta de rumo escancarada por Lula. A direita do Centrão ou a direita devastadora do bolsonarismo?
Convém monitorar os passos de Gilberto Kassab, que tem um pé no governo Lula, com três ministérios do PSD, e outro no de São Paulo, como articulador político. E não é que, depois de criticar Lula e Haddad, ele acaba de bater um papo e trocar confidências e sorrisos com o ex-desafeto Jair Bolsonaro? A chance da esquerda seria dividir a direita, mas como se não consegue nem se unir?
Pior é que a detonação política de Lula e seu governo, além de bem fundamentada, é feita por uma lulista, que parece deixar de se contrapor à realidade dos fatos, o que lhe empresta credibilidade.
1) Tem muita gente boa e competente para substituí-lo, um deles, o Quaquá, prefeito de Maricá, atual vice-presidente do PT…
Porque não voto mais no Lula.
Qdo se elegeu disse que Faria um go erro de coalizacao
Foi so se reeleger que esqueceu rapidinho dessa promessa.
Alchim e Simone tebet
Sao figures de decoracao.
Lula nunca mais.
Certeza que estão lendo as matérias da tribuna, antes era lula paz e amor com a mesma nave sem rumo. Continua CN, o caminho pra derrubar o barba é esse.
“Khazarianamente” o Agente Estrangeiro e LOCUPLETO mercenário “Barba”, cumpriu a nefasta agenda à contento, deixando o Brasil e sua economia em frangalhos, um esfarrapado devedor e pedinte, à mercê de seus controladores!
Para o traidor jogo(sabotador golpe), a estatutariamente concubina e apátrida “Mãe da Impunidade”, disponibiliza multilateralmente seus fraternos manequins!
Entregando pra direita ou para seus patrões “rockfellianos”?
Uma estrela que se apaga?
Lula poderá até deixar supostos ‘herdeiros’ políticos, quem sabe?, mas como sucessores seus mesmo, parece não deixar ninguém.
“A opção Fernando Haddad, que parecia, e era a melhor, esfarelou.” Precisa dizer mais alguma coisa? Precisa? Tem gente aqui que me acham burro só rindo mesmo. Uma idiota dessa diz isso em um artigo e ninguém comenta nada nada. Esse imbecil foi o pior prefeito de São Paulo não conseguiu se reeleger é um completo idiota. É pra essa velha carcomida é a melhor opção. Vocês conseguem entender o quanto um vagabunda dessa é doida? Conseguem? Ah país vagabundo.
Adendos, em:
https://www.facebook.com/share/v/1FHW5NStQP/
Pelo modo deve estar com medo de perder a boquinha, o bolsa jornalista
O fim do governo Lula
Com popularidade mais baixa do que na época do esquema do mensalão, sensação é de que o governo já acabou, mas ainda há muito a piorar.
Fonte: O Antagonista, 16.02.2025 11:154 Por Rodolfo Borges
Pode não ser bem assim, mas, a depender análises que tem saído sucessivamente, Lula pode pegar o seu boné e ir embora.
“Trapacildo”, em:
https://www.instagram.com/reel/DGE8vF1Nph0/?igsh=eWV1cWZyZ3Aza2R6
Na Pindorama não há esquerdas ou direitas. Há usurpadores, espertalhões e vendilhões no templo braziliano. Será indiferente ao povão real quem vier a ser o próximo imperador do mundo que se instalou na corte virtual.
E aí, senhores tribunários donos da verdade ou a serviço de alguma facção usurpadora, dá para refletir e entender que é devido a maus brasileiros idiotizados por narrativas fantasiosas que estamos afundando neste marasmo político, econômico, institucional, intelectual e moral?
Que o Lula renuncie antes de ser deposto. Está senil, gagá e logo vão dizer que tem Alzheimer, como se todos nós já não soubéssemos Nada poderia ser pior para o Brasil do que ter um presidente com problemas mentais.
O mais engraçado é que ele ganha a próxima eleição com a mão nas costas.
Esse mi-mi-mi dos inimigos de sempre nunca impediram que ele ganhasse uma eleição ou eleger um poste.
Só quem conseguiu isso foi o Collor e FHC,honra seja feita.
Os bandidos de Curitiba não são levados em consideração.
Moro no RJ e assisto os Shoppings lotados, as comunidades comendo seu churrasco e a rapaziada feliz.
O Paizão é o cara que permite isso, fiquem nas suas bolhas a vontade.
Enquanto ele estiver vivo e livre,ganha tudo.
O Presidente Luís Inácio é Inevitável….tipo o Thanus.
Engana-te! Àquele, tem o dedo mindinho!
Admirável essa sua fidelidade canina ao Lula, Sr Jaco, logicamente adquirida quando ainda era um líder sindical oportunista negociador de greves com a rapaziada do ABC, se considerarmos que nessas duas últimas décadas, seu ídolo Barba, só fez isso, ser ídolo e possar como tal.
Ninguém no seu juízo perfeito pode negar-lhe o carisma eleitoral, daí o prejuízo para o pais.
Mas… o mundo mudou e só ele não viu, e que o movimento da direita radical, além de muita propaganda adversa, exageros e mentiras, traz também, são algumas verdades sobre seus “deslizes” impossíveis de negar, verdades que irão parafusar a tampa de seu caixão político e moral.
Por isso, uma retirada negociada, antes do término do mandato seria ótima para ele e tranquilizante e produtiva para uma sucessão concertada.