Ibama embroma Petrobras e analisa “sem pressa” a pesquisa na Foz do Amazonas

Presidente do IBAMA afirma que concurso já possui comissão

Presidente do Ibama sentou em cima do pedido da Petrobras

Danielle Brant
Folha

Quase dois meses depois de a Petrobras apresentar novo pedido para explorar petróleo na Foz do Amazonas, o Ibama diz que a intenção é analisar a solicitação “sem pressa” e de forma técnica. A justificativa é evitar qualquer decisão que possa trazer riscos ambientais. Além disso, o órgão cita a falta de braços para avaliar os muitos processos que chegam.

A Petrobras apresentou em 25 de maio solicitação para que o Ibama reanalisasse o pedido para obter licença ambiental para explorar a bacia da Foz do Amazonas. A primeira demanda da petrolífera foi negada pelo órgão ambiental em 17 de maio.

MUITAS ALEGAÇÕES – Além da justificativa técnica, já manifestada publicamente pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, ele alega que faltam funcionários para dar conta da demanda.

Hoje o Ibama tem cerca de 2.800 servidores, sendo 470 com idade para se aposentar. Ao mesmo tempo, tem uma lista de 3.200 processos de licenciamento ambiental pendentes de análise e 2.200 de registro de agrotóxicos na mesma situação.

O órgão ficou de fora da última leva de vagas em concursos públicos anunciados pela ministra Esther Dweck (Gestão) na terça-feira (18). Apesar disso, a pasta autorizou a nomeação de 257 aprovados em concurso anterior.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A resposta do Ibama veio bem no estilo embromador de Marina Silva. Quando ela foi ministra a primeira vez, sentou em cima de projetos fundamentais para o desenvolvimento nacional, irresponsavelmente. A alegação de falta de servidores faz parte da estratégia de omissão. É óbvio que os processos têm de ser analisados e decididos por ordem de importância, jamais por ordem de chegada, que é uma maneira estúpida de ligar com o interesse público. Foi exatamente contra essa política imobilista que se revoltou o atuante senador Randolfe Rodrigues. Preferiu largar a Rede de Marina e deixou a falsa seringueira falando sozinha. (C.N.)    

9 thoughts on “Ibama embroma Petrobras e analisa “sem pressa” a pesquisa na Foz do Amazonas

  1. Depois reclamam quando aparece um ‘tosco’, arrebentando com tudo.
    Estes meios, são os usados nas famosas “operações tartaruga” quando fingem que trabalham e não produzem nada.

    • Esses vagabundos que se auto-intitulam “esquerda” vivem dos lucros eleitorais da Indústria da Miséria e da Exclusão.

      Ainda bem que temos vida inteligente como essa entrevistada.

      • Enquanto isso vai França vai descobrindo petróleo e gás.Reservas de petróleo foram descobertas pela primeira vez nas costas da Guiana francesa, anunciaram nesta sexta-feira (9) os grupos francês Total e britânico Shell. A descoberta aconteceu em águas profundas (a mais de 2.000 metros de profundidade), 150 km ao leste de Caiena.

        Petróleo encontrado pela primeira vez na costa da Guiana …

        tnpetroleo.com.br
        https://tnpetroleo.com.br › noticia ›

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *