Petistas da CPI querem investigar caso das joias e pretendem convocar Wassef e Lourena Cid

Com Delgatti na lista, confira os novos convocados pela CPMI do 8 de Janeiro  – Política – CartaCapital

CPMI do 8 de Janeiro voltará a se reunir nesta terça-feira

Lauriberto Pompeu
O Globo

A base do governo na CPI dos Atos Golpistas articula uma série de convocações para aprofundar as investigações sobre o suposto esquema, alvo de inquérito da Polícia Federal, de venda de joias e outros itens dados a Jair Bolsonaro na condição de presidente da República. Além dos requerimentos para ouvir o depoimento de personagens que estão na mira da PF, há também pedidos de recolhimento dos passaportes do ex-chefe do Executivo e de sua mulher, Michelle Bolsonaro.

Parlamentares querem ver na comissão o general Mauro César Lourena Cid, o tenente Osmar Crivelatti e o advogado Frederick Wassef. Os três foram alvos de mandados de busca e apreensão na sexta-feira, e a PF investiga o papel de cada um no suposto esquema.

OUTRAS PROPOSTAS – Bolsonaro e Michelle também são alvos de requerimentos para que prestem depoimentos, mas, mesmo na base, há uma avaliação que o assunto não deve ser tratado de forma açodada e que, caso haja acordo para chamá-los, seria algo a ser feito apenas quando a CPI entrar na reta final. Governistas também querem a quebra de sigilo fiscal de Bolsonaro e sua mulher, o que também foi pedido pela PF.

O presidente da CPI, deputado Arthur Maia (União-BA), resiste a apurar o esquema e considera que entrar no assunto seria fazer da comissão um “palco de discussões estranhas” ao 8 de janeiro.

Há depoimentos marcados para esta terça e quinta-feira, mas ainda não existe previsão de votação de requerimentos. Por outro lado, o governo tem maioria no colegiado e faz questão de entrar no assunto.

CONVOCAR WASSEF – O deputado Rubens Júnior (PT-MA) disse que a base do governo vai ter que “construir essas convocações” para superar a discordância de Maia. No requerimento em que pede a convocação de Wassef, o parlamentar afirma que um dos objetivos da CPI é apurar os “instigadores” e a cadeia de acontecimentos que resultou no 8 de janeiro, o que inclui a arrecadação de recursos via negociações de itens de luxo.

No domingo, Wassef afirmou que “nunca vendeu, ofereceu ou teve posse de nenhuma joia, tampouco auxiliou vendas, de forma direta ou indireta”. A PF cita a atuação do advogado na recompra de um Rolex — a existência do item foi revelada, e o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a devolução.

Lourena Cid é pai do tenente-coronel Mauro Cid, que foi chefe da ajudância de ordens da Presidência na gestão de Bolsonaro e já esteve na CPI, mas optou por ficar em silêncio. Depois de o Globo revelar que o ex-assessor tentou vender um Rolex recebido por Bolsonaro, a base do governo começou a pressionar para que ele seja reconvocado, junto com Maria Farani, ex-assessora que auxiliou Cid.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Na sexta-feira, o Exército afirmou que “não compactua com eventuais desvios de conduta de seus integrantes”. Em tradução simultânea, significa “fim de jogo”. (C.N.)

12 thoughts on “Petistas da CPI querem investigar caso das joias e pretendem convocar Wassef e Lourena Cid

  1. Dá-lhe Corrupção…!!

    Acaba com tudo…

    Aliado de Cid movimentou R$ 3,3 milhões em um ano, diz Coaf

    Sargento Luís Marcos dos Reis teria repassado parte dos valores para o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro

  2. Sr. Newton

    Veja mais uma tapa bem dado na cara do povo.

    Aliás, o povo é um pequeno detalhe, como no gol do Parreira…

    Nunca é chamado para as questões importantes do Páis….

    Por falar nisso, o Xandão das Galáxias quer liberar as drogas para os narcopetralhas venderem livremente por todos os cantos deste Páis, mas nem ouviu o povão para dizer sim ou não…..

    E assim a destruição caminha a passos largos..

    Assembleia de SP autoriza deputados a alugar carros blindados

    Despesa para o aluguel, que é descontada da verba mensal de gabinete, aumenta cerca de R$ 3.000 por mês

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/assembleia-de-sp-autoriza-deputados-a-alugar-carros-blindados.shtml

    Grande Abraço

    Desanimador

    AGM

  3. Convocar investigados pela Polícia Federal para depor na CPI, só favorece os supostos réus.

    Primeiro, que os advogados peticionam ao STF, para que seus clientes permanecam calados, nas perguntas que possam incriminar as criaturas do lodo. É um preceito constitucional, o direito de não produzir provas contra si mesmo.
    O Tribunal atende o pedido do advogado.

    Segundo, os parlamentares não se aprofundam sobre os temas e as perguntas são tão tolas, que acabam beneficiando os depoentes.

    Terceiro, as CPIs acabam virando um Circo, uma palhaçada.

    Quarto, aquela papelada produzida, entregue a PGR ou vai para o arquivo ou para reciclagem do papel.

    Senhores parlamentares, deixem a Polícia Federal trabalhar e parem de utilizar o populismo barato, poupando o cidadão de ver aquelas caras patéticas do que há de pior no Brasil, que o povo vota e muito mão, por sinal.

  4. Tentando misturar “alhos com bugalhos” pretendem desviar a atenção do desastrados “Evento de Falsa Bandeira” que está mais na cara que bigode e nem o Papa acredita na inocência desses meliante reunidos num desgoverno medíocre e perduláriamente infestado de corruptos!

  5. Há muito tempo, Bolsonaro contava com plano B caso perdesse as eleições.
    Após o dia 2 de outubro de 2022 ter perdido no primeiro turno, Bolsonaro e sua trupe agilizou o plano B, dar um golpe para caso o Lula vencesse, não tomasse posse.
    Doze dias antes do segundo turno, criou-se os acampamentos nas portas dos quarteis para intimidar os eleitores de Lula e servir de base para o golpe.

    Conclusão: Bolsonaro em todo seu governo foi pensando em ser ditador. Em seus discursos falava mal do STF, TSE e da lisura das urnas, incitando a manada pedir fechamento do STF e Congresso com o mito como ditador. Ele ficava calado, nem uma palavra de reprovação. No início de seu governo disse: não nasci para ser presidente, mas para ser militar.

    Por tudo isso, é válido investigar toda sua gestão que estava ligada ao golpe até o dia 8 de janeiro, dia da última tentativa do golpe

    • Nelio Jacob, ele não nasceu para ser militar, nasceu para roubar, dinheiro público, na venda irregular de jóias, na prática das rachadinhas.

      Em julho de 2022, consultou ministros do STF ” amigos”, sobre a possibilidade de uma anistia para ele, visando virar a página para os crimes que cometeu. Seus aliados no Congresso tentaram elaborar uma PEC- Proposta de Emenda Constitucional, que não prosperou, diante do absurdo da medida.

      Hoje, podemos compreender, a razão de Bolsonaro desejar Anistia para ele.

      Adora isso, inclusive anistiou Daniel Silveira.

      Definitivamente, o crime não compensa .

  6. O general presidente, Ernesto Geisel, afirmou que Bolsonaro era um mau militar. Leônidas Pires Gonçalves, general, ministro do Exército no governo José Sarney, também não gostava dele.

    Por isso, ele humilhou diversos generais: Santos Cruz, Azevedo e Silva, Edson Pujol, generais éticos e brilhantes. Por não baterem continência para suas grosserias e abusos, Bolsonaro demitiu os três.

    • Morreram, foram mortos ou estão vivos?
      Por outros lados……..só o infernal estrondo do ranger de doentes identificará aquele que “suicidou” inúmeros!
      Bah!

  7. O jornalista Valdo Cruz, comentou, que: ” quanto mais se cava a terra do governo Bolsonaro, as minhocas vão aparecendo”. Uma das minhocas é o comércio clandestino de pedras preciosas e Rolex cravejado de diamantes.

    É o que dá, acusar os outros de mal feitos, sem ter o indispensável telhado de ferro. Os cacos estão aí, exemplificando a mentira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *