Lula procura fascistas “em todo lugar”, como mensagem para novos eleitores

Lula e os fascistas 'em todo lugar' - 16/12/2023 - Bruno Boghossian - Folha

Lula diz que está de olho na movimentação dos fascistas

Bruno Boghossian
Folha

O governo lançou uma campanha com o slogan “O Brasil é um só povo”. Um dos vídeos fala em “paz e reconstrução de laços”. O ministro Paulo Pimenta apontou que o país continua marcado pela polarização e disse que é preciso dialogar com “quem não votou no Lula”.

O presidente já declarou que alguma polarização pode ser saudável. Ela ajuda a diferenciar projetos, energizar militantes e nutrir a rejeição a opositores. Quem está no poder, porém, prefere reduzir essa tensão para ampliar o alcance de suas ações.

NA PRIMEIRA CLASSE… – Dias depois da estreia da campanha, o presidente tirou as medidas desse abismo. Lula reclamou de uma mulher que interpelou Dilma Rousseff num avião para ironizar o fato de a ex-presidente viajar na primeira classe. O petista se referiu à passageira como “uma fascista” e acrescentou que eles “estão em todo lugar”.

Não se conhece a biografia daquela mulher. Suas escolhas revelam alguma coisa. A cobrança moralista se destaca pela baixa qualidade argumentativa, mas faz parte do jogo. Já o constrangimento público de autoridades ganhou contornos destrutivos com o caos das redes sociais.

Lula provavelmente enxerga esse tipo de “fascista” como espécime particular da categoria “quem não votou no Lula”: um antipetista incapaz de conversão. O rótulo, nesse caso, insinua pouco sobre suas convicções e muito sobre a tentativa de desqualificar suas atitudes como opositor.

PROJETO RADICAL – Eleitores de Bolsonaro apoiaram um projeto notadamente radical. Se Lula acreditasse que todos são iguais, o governo não estaria atrás da simpatia de alguns. O uso indiscriminado de certos adjetivos vai acertar muitos fascistas, mas também reforça o vínculo de outros com o líder que de fato merece esse título.

Na última campanha, alguns petistas classificavam Tarcísio de Freitas como um fascista por adesão. Pode ser que Lula pense assim, mas o presidente recebeu o governador para entregar-lhe um cheque.

Na cerimônia, o petista enalteceu a própria inclinação republicana. A fotografia valeu mais que qualquer propaganda.

13 thoughts on “Lula procura fascistas “em todo lugar”, como mensagem para novos eleitores

  1. Mentiroso compulsivo, canalha e cachaceiro repgunante..

    E esse lixo o que é.?

    È um fascista, ou melhor, nazi-fasci-comuna e o Maior Ladrão que o Mundo já Viu (Palavras do Padre.)…

  2. Nacionalismo exagerado, desdém pelo sistema eleitoral democrático, escasso apreço pelo liberalismo econômico e liberdade política. Luta por um partido único hegemônico.

    Estado comandado por uma figura forte, um ditador ou governo militarista. Essas são algumas características do fascismo.

    • Ao redor de alguém que exerce algum forte fascínio (tipo: o Encantador de Cúmplices, segundo Ciro) cria -se uma multidão de fascistas, ou seja, pessoas sobre as quais o fascismo é exercido. Por mais absurdas que sejam as oferendas futuras, os fascistas creem como se hipnotizados estivessem.

      O judiciário permitiria que qualquer brasileiro roubasse do povo uma quantia tal que pudesse comprar todas as instâncias e voltar nos braços de seus fascistas ? Não, claro.

      Vejo o larápio falando em “comunista do bem” e, possivelmente, no Marcola. Turn off !!!

  3. A polarização política está como polarização de torcedores de futebol, como: uma vez Flamengo sempre Flamengo. Na política é: uma vez Bolsonaro, sempre Bolsonaro ou uma vez Lula, sempre Lula.
    Não se discute política com argumentos, o que vale é a lacração contra o presidente eleito pelos bolsonaristas, por Bolsonaro ter perdido à reeleição.
    Tem de discutir o que Jair Bolsonaro fez de bom e de ruim durante seus 4 anos de gestão e o que Lula vem fazendo de bom e de ruim nos 11 meses de sua gestão. Essa é a questão.
    Parece que essa discussão não interessa a Bolsonaro e em consequência aos bolsonaristas.
    Vive-se o presente e, é nele que se resolve os problemas nacionais.
    Como um governo eleito depende do estado que o anterior deixou o país, considera-se presente o governo atual e o anterior.
    O fanático religioso ou político não há argumentos e fatos que o faça mudar.
    A mente condicionada a uma religião, a uma filosofia política, a preceitos e preconceitos, é uma mente fechada incapaz de fazer reflexão.

  4. Bolsonaristas não tem como argumentar, haja vista o desgoverno do mito não tem defesa, aí partem para a lacração do ódio diariamente contra o Lula. Ridículos.

  5. Em Janeiro, 2023:

    “O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que o traficante Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, foi transferido nesta 4ª feira (25.jan.2023) da penitenciária federal de Porto Velho para a penitenciária federal de Brasília. Marcola é apontado como um dos principais líderes da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação de transferência foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e realizada durante a tarde, sob forte esquema de segurança.

    O motivo da mudança de prisão, segundo revelou o próprio ministro, seria a existência de um suposto plano de fuga de Marcola da unidade.

    A múmia não vê e nem lê isso. Na verdade, foi uma medida de proteção ao capu di tutti capi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *